Zakynthos Grécia

Zakynthos além da Navagio Beach

É bem verdade que a Navagio Beach é a praia mais incrível, mas Zakynthos tem muito mais a oferecer! É difícil dizer, mas talvez, no conjunto, foi nessa ilha que encontrei as paisagens mais lindas de toda a Grécia!

Localizada no arquipélago das Ilhas Jônicas, na costa oeste da Grécia, Zakynthos é a terceira maior ilha, tanto em população quanto em área.  As outras 6 ilhas Jônicas são: Corfu, Paxos, Levkas, Ítaca, Kefalonia e Citera.

Também conhecida como Zante, seu nome italiano, sofre bastante influência da Itália por sua proximidade. E por isso tem gastronomia e arquitetura um pouco diferente das demais ilhas da Grécia. Com clima quente e muita área verde, Zakynthos é também famosa pelo cultivo de oliveiras.

Zakynthos Grécia

Quando ir

A melhor época para conhecer a Grécia é entre os meses de Junho e Setembro, quando a temperatura sobe e os dias são mais ensolarados. Os meses de alta temporada são Julho e Agosto, que coincide com o período de férias no hemisfério norte (quando tudo fica mais caro e mais lotado).

Zakynthos

Zakynthos Grécia

Como dirigir

Zakynthos é uma ilha grande, com mais de 120km de litoral e praias paradisíacas. Portanto é fundamental alugar um carro (ou uma scooter) para aproveitar seus dias com mais liberdade.

Já ouvi gente falando que não curtiu dirigir por lá, eu amei! Achei lindo demaisss. Mas é realmente preciso redobrar a atenção. As estradas são realmente perigosas, com muitas curvas e cheia de penhascos. As distâncias são grandes e nem sempre o GPS funcionará (leve um mapa).

Dica: se quiser explorar os locais mais remotos da ilha você precisará de um 4×4. Avalie essa opção.

Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Atrações imperdíveis de Zakynthos

Com muitas praias e cavernas incríveis, reserve ao menos 4 dias para curtir todas as importantes atrações e pontos turísticos de Zakynthos.

Navagio Beach

Essa é a praia que trouxe fama a Zakynthos! Os paredões e as encostas são tão incríveis, as águas tão azuis! Ela é tão linda que merece um post inteirinho pra ela. Clica aqui para ver.

 Zakynthos Grécia

Blue Caves 

Você pode combinar o passeio às blue caves com a Navagio beach. As cavernas são incríveis e você pode nadar nelas. As águas são tão azuis que até o seu corpo fica azul também… rs São conhecidas como Blue Caves por conta do calcário presente no fundo do mar, que somada a incidência da luz, a água fica azul neon! O ideal é alugar um barco pequeno para poder entrar nas cavernas e passar nos arcos entre elas.

Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Porto de Vromi

Fica na aldeia de Maries, e foi aonde aluguei meu barquinho para a Navagio beach. É uma prainha bem pequena, mas lindinha demais! Com águas cristalinas, boa para banho, e tem um barzinho que vende sanduíches e cervejas.

Zakynthos GréciaLaganas beach

A praia de Laganas não é muito bonita, mas é um ponto central e tem várias opções de restaurantes e bares com uma vida noturna bastante agitada. Dali partem os passeios para a ilha das tartarugas Marathonisi e Keri Beach.

Me hospedei nessa região porque, como cheguei tarde da noite, foi conveniente estar próximo do aeroporto. Eu não queria dirigir longos trechos à noite pois já sabia da fama das estradas perigosas…

Zakynthos Laganas

Marathonisi ou Ilha das Tartarugas

Próxima a Laganas, a ilha tem um formato bem parecido com o de uma tartaruga! E por incrível que pareça é ali que as tartarugas “Caretta-Caretta” escolheram para fazer sua desova.

Embora essa espécie esteja ameaçada de extinção, é essa baía que tem o maior número de tartarugas de todo o mediterrâneo. Elas pesam entre 75 e 160 kg e medem entre 30 e 45 cm de comprimento. Infelizmente a Caretta Caretta tornou-se uma espécie em extinção, em parte por conta do turismo em seus principais locais de ninho e desovas. 

Que bom que ali fundaram o Parque Nacional Marinho de Zakynthos, onde uma organização trabalha para preservar o patrimônio natural e manter o equilíbrio ecológico do mar e da zona costeira de Baía de Laganas. Desse modo, algumas praias podem ser fechadas para não perturbar as tartarugas.

A praia mais linda da ilha chama-se White Beach pelos paredões e a areia branca. Eu cheguei ali alugando uma lancha, saindo da praia de Laganas. Foi ótimo porque aproveitei bastante e pude ficar o tempo que quis, aonde mais gostei. Leve algo para comer e beber no barco.

Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Cameo Island beach club

Fica ao lado de Laganas e da ilha das tartarugas. Da praia pegue a ponte que leva à essa ilha chamada Cameo Island. Elas foram separadas há muito tempo por conta de um grande terremoto. Lá tem dois bares, o mais legal é o Cameo Beach Club, com festas badaladas no verão.

Zakynthos

Vasilikos

Vasilikos é uma península com aproximadamente 15Km, à leste do centro de Zakynthos. Inclui várias praias como Ionion, Gerakas, Porto Roma, Porto Zoro, Banana beach e Plaka. Vale muito o passeio por essa região que tem bonitas estradas à beira da costa, com vegetação exuberante e montanhas. Com vários vilarejos ao longo da península, com cafés, tabernas e restaurantes.

As praias são bonitas, com águas rasas, ideais para famílias. A maioria delas tem bares e restaurantes que oferecem espreguiçadeiras e guarda-sóis. Tem também aluguel de kayaks, e outras atividades aquáticas. A Banana Beach, uma das mais populares e a praia mais longa da ilha, tem boa infraestrutura de bares e restaurantes, e um ótimo beach club.

Zakynthos

Zakynthos

Zakynthos

Zakynthos

Agios Nicholaos

Essa pequena vila é uma das mais importantes do norte da ilha, de onde saem também passeios para Navagio Beach e Blue Caves, e também o ferry boat para Kefalonia. Além do porto, tem vários hotéis, mercadinhos e posto de gasolina. Da praia você pode alugar kayaks para explorar as Blue Caves.

Zakynthos Grécia

Makris Gialos

Está mais ou menos 30 km ao norte da cidade de Zakynthos, Makris Gialos é uma pequena praia, de pedrinhas, com boa estrutura e cadeiras e guarda-sol pra alugar, e tavernas com música pra quem gosta do agito.  

Xigia Caves

Xigia é uma das menores praias, portanto chegue cedo para reservar seu lugar ao sol. Nem todos gostam dessa praia porque tem um cheiro forte de enxofre na água, que dizem fazer bem para a saúde! Além do enxofre a terra parece que tem doses de colágeno e que faz muito bem para a pele. Não custa tentar né!

 Zakynthos Grécia

Porto Limnionas

Essa bonita enseada não tem praia, mas tem um visual incrível com um mar azul de doer os olhos!  Fica na parte oeste da ilha, e pode estar no roteiro de quem volta de Porto Vromi com direção à Laganas. Eu passei por lá no final da tarde e curti um pôr do sol espetacular.

Não tem lugar para tomar um sol, cheio de rochas, mas tem um restaurante chamado “Taverna Porto Limnionas”, com espreguiçadeiras de frente para o mar, ótimos para relaxar e um bom lugar para almoçar também.

 Zakynthos Grécia

Zakynthos Grécia

Tsilivi Beach

É uma das mais famosas praias em Zakynthos, fica na costa leste da ilha, a cerca de 7 km da cidade de Zante. Com vários hotéis à beira-mar, é uma praia grande, boa para famílias com crianças. Em Tsilivi você encontrará uma grande variedade de bares e restaurantes, bem como aluguel de jet skis, windsurfe, parapente, entre outras atividades aquáticas. Estacionamento fácil.

Zakynthos está se tornando cada vez mais conhecida, portanto planeje logo a sua visita pra lá!

Está viajando para a Grécia? Veja todos os posts aqui.

+ Milos

+ Santorini

+ Mykonos

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim!

Bjs e até a próxima trip.

Viagens e Outras Historias

Você vai gostar de...

São Miguel dos Milagres | Aonde ficar Adoro pousadas pequenas onde encontro tranquilidade e privacidade. Em determinadas circunstâncias um grande resort é até bacana, mas nada como um aten...
Rota Ecológica | Litoral norte de Alagoas Entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas está a linda Costa dos Corais. São mais de 120 km de praias e mangues formado por um pr...
Havana – Super roteiro de 2 dias Ernest Hemingway, que viveu por mais de 20 anos em Cuba, declarou que nem Veneza nem Paris superavam o encanto de Havana. Com linda arquitetura coloni...
Cayo Largo | O paraíso existe! Cayo Largo del Sur é um destino de beleza extraordinária! Uma ilha quase virgem, um verdadeiro paraíso natural, cheio de extensas praias de areias bra...

Deixe aqui seu comentário!

comentários

Escrito por Flávia Ribeiro

Deixe uma resposta