Whistler dogsled

Whistler fica no estado de British Columbia na parte oeste do Canadá, conhecida por sua famosa estação de esqui. Além do ski, há várias outras atividades de inverno disponíveis na região. Entre elas, a aventura que mais gostamos foi o Dogsled em Whistler, uma experiência muito divertida e verdadeiramente canadense.

Whistler Canada

Whistler Canada

Dogsled em Whistler

O dogsled sempre foi uma modalidade de transporte bastante utilizada no norte do Canadá e no Ártico, existente há mais de 4.000 anos! Arqueólogos relatam que a vida na região não teria sido possível sem os trenós puxados por cães, que possuem resistência muito maior que os cavalos em terrenos traiçoeiros como gelo e neve. Além disso, as corridas de cães sempre foram o entretenimento preferido dos povos nórdicos.

Whistler dogsled

Os Huskies

O Husky Siberiano, a raça mais popular para a corrida de trenós, vive na região desde 1909 quando os primeiros exemplares chegaram da Sibéria. Lá já eram treinados ao longo dos séculos pelos povos nômades da Ásia, criados para resistir a temperaturas frias e suportar o peso. Chegam a correr distâncias de até 130 km por dia, com velocidades de até 32 km/h!

Whistler dogsled

Whistler Canada

No Canadá a raça ganhou destaque quando ajudou a salvar a população de uma aldeia correndo por 540 km pra levar medicamentos e suprimentos aos habitantes isolados por uma tempestade. Eles também trabalharam duro durante a Segunda Guerra Mundial em buscas e salvamentos do Exército Americano.

Os cães realmente parecem curtir a correria pois se mostram ansiosos para serem conectados às linhas do trenó. Eles sabem que ao final da trilha a recompensa virá… E ela fica ali bem a mostra para eles.

Whistler dogsled

Canada-dogsled-Whistler - 1 (2)

Como é o dogsled

A volta é ainda mais emocionante! Eles correm para valer num passeio cheio de adrenalina através da floresta, conduzido por um “musher”, que é o profissional que controla o trenó. O musher convidou minha filha a organizar os huskies na linha, um a um. Assim que eles foram conectados ao trenó, tivemos que embarcar rapidamente pois eles estavam ansiosos para correr. A guia teve que segurar a matilha no grito, com comandos que eles prontamente obedeceram.

Whistler dogsled

Whistler dogsled

Eles pareciam nos olhar perguntando “O que você está fazendo?” Você não sabe que queremos correr?”. A guia contou que eles gostam tanto de correr que até competem entre si. No Alaska participam de apostas de 600 km de distância!

Whistler dogsled

Whistler Dogsled

Ao largar o freio, os cães começaram a correr numa disparada emocionante e divertida! Todos adoraram, crianças e adultos ! Todo o passeio, incluindo a preparação, levou em torno de 2,5 horas. A temporada de inverno em Whistler vai de dezembro até abril, quando é possível curtir a aventura.

Nossa aventura foi conduzida pela Blackcomb Adventures pelo vale de Callaghan. A região é belíssima, cheia de montanhas nevadas dentro de uma floresta de cedro, ao sul de Whistler.

Whistler dogsled

Cada trenó comporta até dois adultos e uma criança maior de 4 anos, desde que o peso não ultrapasse 160kgs. A quantidade de cães vai depender da quantidade de neve nas trilhas e do peso. Geralmente são 6 a 8 cães por trenó.

Whister Canada

Canada-dogsled-Whistler - 1 (8)

Dicas finais

Recomendo usar roupas impermeáveis, apropriadas para a neve como um bom casaco de inverno, botas à prova d’água, gorro e luvas. Óculos de proteção é bom também pois cai muita neve na sua cara ahahah! Todos os itens que são facilmente encontrados nas lojinhas no centrinho de Whistler.

Se tiverem oportunidade, é muito bacana fazer uma visita ao canil de huskies! Ali poderão  ver e brincar com a próxima geração de cães de trenó.

Estando em Whistler não deixe de organizar sua aventura com os huskies, é imperdível!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *