Se formos pensar em “beleza por metro quadrado”, Comino é sem dúvida a mais bela ilha de Malta. É uma ilha bem pequena que fica entre a Ilha de Malta e a Ilha de Gozo. Com pouco mais de três quilômetros quadrados, Comino é quase deserta, sem estrutura, sem habitantes ou carros. Possui apenas um único hotel que funciona somente na alta temporada.

Crystal Bay Comino

O ideal é conhecer a Ilha de Comino numa daytrip. A principal atração lá é a Blue Lagoon, mas existem outros cantos da ilha lindos para você visitar também. Bora conferir?

Como chegar em Comino

Só é possível chegar lá de barco. Estivemos 2 vezes à Ilha de Comino, vindo uma de Malta e outra de Gozo. Existem muitos barcos, especialmente na alta temporada, partindo das duas ilhas em direção à Comino. De Gozo a cada 30 minutos mais ou menos saem barcos do Porto Mgarr, e de Malta pelo terminal Cirkewwa, com os ferries da Comino Ferries Co-Op.

Malta

O ticket do ferry da Comino Ferries Co-Op custa 10€ por pessoa ida e volta. O trajeto é rápido e tranquilo, e o desembarque é feito no píer da própria Blue Lagoon. Guarde bem a cor do seu ticket (se vermelho ou azul). A mesma cooperativa de ferries atende mais de um porto e o seu barco/ porto é determinado pela cor do ticket. E fique atento aos horários de volta do ferry. No verão existem mais horários. Quanto mais pro final do dia, maior a confusão de barcos e passageiros no pequeno píer que serve embarque e desembarque.

Comino Blue Lagoon

De Gozo para Comino

Alugamos uma pequena lancha com marinheiro para conhecer a costa de Gozo e chegar até Comino. Saímos de Xlendi Bay, perto de onde estávamos hospedados. Sinceramente achei a melhor opção. Conhecemos toda a Ilha de Comino num conforto muito maior que o esquema que fizemos saindo de Malta quando ficamos baseados em terra firme.

Ilha de Comino em Malta

Blue Lagoon, Comino, Malta

Com águas turquesas e transparentes, a Blue Lagoon de Comino é paradisíaca, mas tenho que dizer, por tanta beleza, ela é fica lotadaaaa de turistas em dias de sol!

Blue Lagoon em Comino Malta

Você vai encontrar infraestrutura que facilita passar o dia por lá como lanchonetes, aluguel de barracas e banheiro público. Tem barracas que vendem bóias e colchões infláveis para curtir a lagoa com preços que variam de 8 a 15 Euros.

O mergulho na lagoa é sensacional. A Blue Lagoon é como uma piscina natural que fica protegida entre a ilha de Comino e outras rochas que formam a “lagoa” que é rasa em sua maior parte. Dá para mergulhar tranquilamente, boa para crianças e adultos de todas as idades. Só não tem faixa de areia, fora d’água tem que ficar sentado na pedra mesmo.

Ilha de Comino Malta Blue Lagoon

Nós fomos em Agosto e a temperatura da água estava muito agradável. Ouvi muitas pessoas falarem que a água de Malta era gelada, mas quando fui estava ótima. Sorte dupla porque não havia águas vivas que não gostam de água quente.

Blue Lagoon Malta

Agora, prepare-se porque a Blue Lagoon é um destino bem popular, no verão principalmente. Fica tão lotada que todas as pessoas ficam disputando local por toda parte. Por isso que comentei que a melhor forma de conhecer a Blue Lagoon é através de um passeio de barco saindo de Xlendi Bay em Gozo.

Ilha de Comino

Crystal Lagoon

Se você andar para a direita vai chegar à Crystal Lagoon que é tão bonita quanto a Blue Lagoon e vale a pena ser conhecida. Dá para fazer a trilha para lá e tirar lindas fotos do alto da falésia, mas não tem muito espaço para ficar. Só mesmo esse pierzinho que está ao fundo da foto abaixo.

Ilha de Comino

A Crystal Lagoon fica a sudeste da Blue Lagoon, na direção da Torre de Santa Maria em Comino. Com água incrivelmente clara, é perfeita para nadar, praticar snorkeling e mergulhar.

Ilha de Comino

St. Mary’s Bay

No passeio de barco também fomos visitar a St. Mary’s Bay, que também é acessível por trilha vindo da Blue Lagoon (20 minutos de caminhada). É uma praia muito mais vazia e igualmente a Blue Lagoon, tem águas calmas e transparentes.

Ilha de Comino

Na St. Mary’s Bay tem apenas uma barraca que serve bebidas e comida e aluga guarda-sol e cadeiras.

Ilha de Comino

Quem desejar ficar mais tempo em Comino, pode se hospedar no hotel localizado que fica nessa baía.

Dicas finais para a Ilha de Comino

  • Leve dinheiro porque nem todas barracas aceitam cartão de debito e credito.
  • Leve um sapatinho anfíbio do tipo “acqua shoes” para andar nas pedras e na água. O terreno ao redor da Blue Lagoon é muito ruim, cheio de pedras.
  • Leve uma toalha grosa para sentar pois não há areia lá. O solo é de pedra quente e áspera. Existem cadeiras e guarda sois para alugar, mas tem que chegar cedo para conseguir (tipo 9hs da manhã na primeira lancha).
  • Em toda a ilha praticamente não há sombra. Leve muito protetor solar, chapéu, camisa com filme UV, etc.
Ilha de Comino

Continue lendo sobre Malta:

+ Roteiro de 1 semana em Malta

+ Onde se hospedar em Malta

+ Tudo sobre a Ilha de Gozo

Espero que tenham gostado das minhas da Ilha de Comino.

Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *