Trilha dos sete vales suspensos

Um dos dias que eu mais gostei no meu roteiro pelo Algarve em Portugal foi quando fiz a trilha dos 7 vales suspensos. O percurso que fica no distrito de Lagoa margeia a costa por cima das arribas como eles chamam essas espécies de falésias. Você pode começar a caminhada na praia do Vale dos Centeanes e ir até a Praia da Marinha, ou vice-versa. A paisagem é de tirar o fôlego do princípio ao fim. Se você gosta de caminhar, inclua esse percurso no seu roteiro também!

Trilha dos sete vales suspensos

Sobre a trilha dos 7 vales suspensos

A trilha é relativamente fácil, bem demarcada, mas com terreno irregular em diversos trechos (use tênis). A maior parte é plana mas tem os vales, que impõe subidas e descidas. A classificação da trilha está como dificuldade intermediária, mas eu diria que é fácil. Deve ser pela distância porque é um pouco longa. São 5,7km só de ida, quase 12km ida e volta. Mas, novamente, vale muito a pena!

Uma opção pra não ter que voltar pelo mesmo caminho é deixar o carro em uma das pontas e conseguir um taxi (ou carona, foi o meu jeito) pra evitar a volta. Ponto de taxi ou ônibus não vi em nenhum lugar, mas os apps devem funcionar.

Trilha dos sete vales suspensos

A duração média é de 3 horas de caminhada, cada trecho (ida ou volta), o percurso total leva em torno de 6 horas. Não é indicado para quem está sedentário. De qualquer forma você tem opção de fazer parte dela. Se esse for o seu caso, eu optaria ir da Marinha até Benagil. Mas o ideal mesmo é fazê-la toda.

Trilha dos sete vales suspensos

Comece a caminhada bem cedo pela manhã para aproveitar as temperaturas mais frescas. Evite fazer a trilha no alto verão porque é muito calor e o percurso é todo descampado. Eu fiz no mês de setembro e ainda estava bem quente. Não esqueça de levar água, porque a maior parte do caminho é deserto (reabasteça quando chegar em Benagil). Evite também a temporada de chuvas pois as falésias, especialmente depois de chover, podem ser instáveis. Respeite os sinais e não se aproxime muito do fim delas.

Trilha dos sete vales suspensos

Não precisa de guia, a trilha tá bem demarcada e há várias placas indicativas ao longo do caminho. Apenas um trecho fiquei na dúvida pois tinha que meio escalar uma rocha. Na dúvida, procure pela indicação de 2 faixas amarela e vermelha.  No dia que eu fui não tinha muita gente caminhando junto.

Trilha dos 7 vales suspensos

Depois que fizer a trilha dos 7 vales suspensos volta aqui no blog para me contar se gostou, ok?!

Pontos de interesse

Fique de olho nesses pontos de interesse ao longo da trilha:

  • O farol de Alfanzina, de 1920, é conhecido como ‘Cabo Carvoeiro do Algarve’. Se fizer a trilha dos 7 vales suspensos na quarta-feira é possível visita-lo.

Trilha dos 7 vales suspensos

  • A praia do Carvalho, que eu achei lindíssima.

Trilha dos sete vales suspensos

  • A gruta de Benagil, eleita como uma das grutas mais belas do mundo. Tem artigo especifico contando sobre ela.

Trilha dos sete vales suspensos

  • A praia da Marinha, que tem uma paisagem espetacular de cima.

Trilha dos 7 vales suspensos

Continue lendo

+ As melhores praias do Algarve

+ Roteiro de 5 dias no Algarve

+ Algar Seco, o pôr do sol mais lindo do Algarve

+ Passeio de Kayak pela Ponta da Piedade

+ Tavira e Cacela velha, uma grande surpresa

+ As Grutas de Benagil

+ Dicas essenciais para organizar sua viagem ao Algarve

Bjs e até o próximo post!

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *