Trekking ao Vulcão Pacaya

Estando em Antígua ou na cidade da Guatelama você não vai parar de admirar a paisagem cheia de vulcões. Os mais aventureiros (como eu) podem e devem programar um trekking ao vulcão Pacaya! É um dos trekkings mais fáceis que você pode experimentar na Guatemala (entre os tours aos vulcões). Tanto no quesito preço, como acessibilidade.

O Pacaya está a 2,552 metros de altitude e anda ativo por mais de 50 anos! Sua primeira erupção foi há aproximadamente 23 mil anos. Desde o início da invasão espanhola na Guatemala ele entrou em erupção pelo menos 23 vezes. Sua maior erupção foi em 1965, e desde então vem entrando em erupção continuamente. As mais recentes foram em 2010 e 2014, jogando suas cinzas até a Cidade da Guatemala, Antígua e Escuintla.

Trekking ao vulcão Pacaya

Trekking ao vulcão Pacaya

Como chegar ao vulcão Pacaya

O vulcão Pacaya fica a 60 Km de Antígua e 50 km de Guatemala City.  Existem pacotes de transporte + guia e os “shuttles”  que te levam puramente até lá e você tem que contratar um guia na base do vulcão (só é possível acessar o parque acompanhado de um guia).

Trekking ao vulcão Pacaya

Já que é assim, a melhor forma é já contratar o pacote completo com uma das tantas agências locais. Eu fui com a Agência Monja Blanca, a qual recomendo. Preço justo e serviço dentro das expectativas. Apesar de que lá saquei que a van junta trekkers de várias agências… Não é uma van propria, mas foi tudo ok.

Trekking ao vulcão Pacaya

Reservei com 1 semana de antecedência pelo email agenciamonjablanca1@yahoo.com. Depois confirmei tudo com a Raquel Lopez pelo whatsapp (502) 4215-1488. Você pode contactá-la por whats ou email para fazer sua reserva. Saindo de Antígua a viagem leva aproximadamente 1 hora até a base do vulcão. Normalmente o trekking ao vulcão Pacaya sai em dois horários, pela manhã e pela tarde, com duração de 6 horas. Eu fui no trekking da tarde, me pegaram no hotel às 14h e retornamos por volta das 20h. A van pega e deixa na porta do seu hotel.

Trekking ao vulcão Pacaya

O tour do “por do sol” é mais recomendado para quem quer tentar ver lava, pois a chance é melhor no final do dia quando começa a ficar mais escuro. E tem o por do sol né?

Trekking ao vulcão Pacaya

O pagamento é feito no dia do tour, com o custo de Q150,00 por pessoa. Inclui o guia local (em espanhol), o transporte de ida e volta, e o mashmallow lá no topo. Além disso tem o ticket do parque nacional, que é pago na entrada com o custo adicional de Q50,00 por pessoa.

Como é o trekking ao vulcão Pacaya

A trilha bem arborizada é uma subida íngreme, são 3 km que se faz em aproximadamente 1h 30m  até o topo do Vulcão.
Você tem opção de “alugar” cavalos que os meninos locais oferecem pelo caminho. O custo inicial oferecido é de Q200, mas negocie que o preço cai. Eles oferecem também bastões de caminhada. Qualquer das duas opções será um favor que fará aos seus joelhos e uma forma de contribuição para o sustento das famílias locais.

Trekking ao vulcão Pacaya
Durante o trekking ao vulcão pacaya, o guia para em alguns mirantes com vistas espetaculares que dá para avistar mais outros três vulcões. O mais perto é o Vulcão Água a 3750 m de altitude que é também avistado de Antígua, só que dali se vê a outra face.
Dá para ver também o Vulcão Fuego que tem 3830 m. E o terceiro é o Acatenango com quase 4 mil metros de altitude (3976 m).

No topo do Pacaya

Não se pode subir na cratera do vulcão, porque obviamente ele ainda está ativo.

Caminhamos pela base e, depois descemos para uma vasta área com o chão inteiro de lava solidificada, cheia de pedras vulcânicas. No ponto mais alto da trilha você terá uma visão de 360 graus, fantástica! Momento para agradecer, contemplar e identificar aqueles três vulcões citados acima (Água, Fogo e Acatenango), Dá para ver uma cidade inteira na base dos vulcões também!

Trekking ao vulcão Pacaya

Chegando na base o guia entregou umas varetas com marshmallows! Momento muito legal! Esquentamos os doces no calor das fumarolas que saem das terras vulcânicas. Esquentar as mãos perto do calor também é uma boa!

Trekking ao vulcão Pacaya

Dicas finais

  • Utilize roupas confortáveis e tênis.
  • Se for no final da tarde leve um agasalho na mochila. Faz frio e vento muito!!
  • Protetor solar, chapéu e óculos.
  • Leve água e um pequeno lance. Sao 6 horas de tour né? 
  • No inicio da trilha tem banheiros e um trailler lanchonete que dá para comprar algo se vc esqueceu, mas não conte com a sorte, vai que está fechado… 

Trekking ao vulcão Pacaya

E aí animou no trekking ao vulcão Pacaya? Quer ver mais da Guatemala? 

+ Antígua, a mais linda cidade historica da Guatemala

+ Lago Atitlan, imperdível!

+ Tikal e suas ruínas maias

+ Roteiro completo de Guatemala e Belize

Espero ter ajudado no planejamento da sua viagem! Se sim deixa um recadinho aqui embaixo para mim para eu saber da sua visita. E se tiver alguma duvida, não deixe de perguntar! 

Um beijo e ótima viagem!

Flavia Ribeiro

 

 

 

Você vai gostar de...

O incrível Mergulho em Belize Com quase 300 quilômetros de costa e mais de 400 ilhas, Belize tem a maior barreira de corais do hemisfério norte e a segunda maior do planeta. O merg...
Mergulho no Blue Hole em Belize Meu mergulho no Blue Hole ocorreu no dia 01 de janeiro de 2018 - era meu desejo de começar o ano muitíssimo bem, num pedaço de oceano que está na list...
Tikal, patrimônio cultural e natural Estando na Guatemala não deixe de conhecer o Parque Nacional Tikal, onde estão as ruínas mais importantes da civilização Maia. O parque está inserido ...
Lago Atitlán, natureza e tradição maia Um lugar que não pode faltar no seu roteiro pela América Central é o Lago Atitlán na Guatemala. Ele leva a fama de ser um dos mais bonitos do mundo pe...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em