porto de ciutadella menorca

Nesse artigo tudo que há de melhor em Menorca, a ilha mais linda do arquipélago espanhol de Baleares.

Bora conferir o que há de melhor em Menorca?

  1. Curtir as belíssimas praias de Menorca

Você sabia que Menorca tem mais praias do que Ibiza e Mallorca juntas? Verdade, são mais de 700 quilômetros quadrados de águas transparentes. Tantas opções que resolvi escrever um artigo inteirinho sobre as praias de Menorca (clica aqui). A ilha oferece muitas enseadas chamadas calas, algumas só são acessíveis a pé, que lhe recompensam com um paraíso de mais privacidade.

+ Veja aqui todas as dicas para conhecer as praias mais belas de Menorca

Praias de Menorca
Cala Macarelleta, minha preferida
  1. Perder-se nas ruelas do centro histórico da Ciutadella

Eu amei a Ciutadella desde o planejamento da viagem, tanto que decidi me hospedar bem no centro histórico. Bela e histórica, a Ciutadella é a segunda maior cidade e fica no extremo oeste da ilha. Aproveite para perder-se por suas belas ruas estreitas, sem duvida uma das coisa que há de melhor em Menorca para fazer. Vai encontrar vários cafés e restaurantes que oferecem uma ampla seleção de pratos locais. No final do dia tome um sorvete no porto, aliás é a hora mais bonita do dia para visitar Ciutadella. Enquanto o sol se põe, os edifícios antigos ficam ainda mais lindos sob a luz quente do pôr do sol.

+ Veja aqui mais dicas da Ciutadella em Menorca

Melhor em menorca Ciutadella

melhor em Menorca Ciutadella

  1. Praticar esportes aquáticos

Muitos lugares lindos de Menorca não são acessados por carros. Portanto, caminhar, andar de bicicleta ou andar a cavalo é o meio para apreciar uma natureza intocada. Menorca convida para fazer uma grande variedade de esportes, principalmente os aquáticos, desde windsurf, vela, snorkel, mergulho e kayak pelas belas enseadas. A Cala Pregonda, por exemplo, faz parte da Reserva Marinha de Menorca, e é um ótimo local para fazer snorkeling na ilha. Veja também a baía tranquila de Cala de Morell.

+ Tudo sobre as mais belas praias de Menorca nesse post aqui

dias de menorca kayak
Kayak é uma ótima opção!

Pra quem gosta de mergulho scuba diving tem operadoras de mergulho em Fornells. Não tive oportunidade de mergulhar lá por falta de planejamento mas confesso já estar cheia de vontade de mergulhar na fauna submarina do mar Mediterrâneo!

+ Veja aqui minhas trips de mergulho pelo mundo

o melhor de menorca Fornells
Fornells, um vilarejo de pescadores que surpreende!
  1. Explorar o Camí de Cavalls

Me encantei com o Camí de Cavalls (Caminho dos Cavalos), que é um antigo caminho ao redor da ilha de Menorca que trilha 185 km em 360º pelo litoral. Ele foi construído com a finalidade de defender a ilha dos ataques dos invasores. Atualmente é uma rota procurada pelos adeptos das caminhadas e dos mountains bikers.  Este caminho sereno não é apenas bonito, mas extremamente histórico! Não deixe de explorar ao menos algumas partes dele, ok? É tão especial que escrevi um artigo só pra contar dele mais um pouco. Clica aqui para conferir.

Camí de cavalls Menorca
Pode ser de mountain bike…
Camí de cavalls Menorca
Ou à cavalo!

Camí de cavalls Menorca

  1. Alugar um pequeno barco

Alugar um barco é uma das alternativas para conhecer praias inacessíveis. Daquelas que você pode chamar de “só sua”! No canto esquerdo da praia de Cala Galdana tem um posto que aluga pequenas lanchinhas sem necessidade de carteira de habilitação para conduzir barcos. Eles te ensinam tudo e o preço pode ser negociado por hora. Dá para explorar a região por perto. Um must do do que há de melhor em Menorca! Mas se você não se atreve a dirigir o barco sozinho pode alugar também (ou sair em grupo) pelo porto da Ciutadella, ou na marina de Cala n´Bosh e também em Mahón.

Camí de cavalls Menorca

Camí de cavalls Menorca

  1. Visitar uma vinícola

Tive o prazer de visitar a vinícola Binifadet, uma das poucas da ilha. As instalações são lindas, com restaurante e adega. É possível agendar uma visita pelos vinhedos com o direito de degustar algumas taças de vinho da finca. As visitas são realizadas diariamente com hora marcada, agendadas por esse site aqui. Não esqueça também de reservar na sequencia o almoço no restaurante com pratos projetados para harmonizar com os vinhos da Binifadet. Imperdível. O restaurante fica numa área coberta por parreiras, onde eles servem os rótulos da casa acompanhados de queijo cabra marinado em vinho tinto e entradinhas de aguar a boca só de pensar.

Menorca vinhos

Muito legal saber que todos os produtos da vinícola Binifadet são cultivados naturalmente, de acordo com os métodos de produção sustentável que dá à Menorca o título de Reserva da Biosfera pela Unesco.

menorca vinhos

Menorca Vinhos

  1. Visitar Fornells

Fornells é uma pequena aldeia de pescadores no norte de Menorca, ainda é muito autêntica e intocada. Com uma bela baía, restaurantes à beira-mar e lojinhas de artesanato, esse vilarejo sempre foi uma escolha dos reis espanhóis.  Fica pertinho das Cala Pregonda e Platja de Cavalleria, não deixe de conferir.

Dicas de Menorca Fornells
Amei Fornells, no norte da ilha
  1. Experimente as especialidades locais de Menorca

Não deixe de saborear a gastronomia local, é uma das coisas que há de melhor em Menorca. O prato típico local é a Caldereta de llagosta, um ensopado de lagosta que você encontra na maioria dos melhores restaurantes da ilha. Tem também a Paella de lagosta, as incríveis tapas com presunto serrano recém-cortado hummm… são absolutamente imperdíveis.  Além disso, você não pode deixar Menorca sem experimentar o Gin Xoriguer de Mahon. A bebida mais popular chama-se “pomada” ahaha, é servido com o gin e uma espécie de limonada. Experimente!!

O melhor de menorca

o Melhor de Menorca

  1. Curtir uma balada no Cova D’em Xoroi

Um dos locais mais emblemáticos de Menorca, Cova D’em Xoroi é um bar/boite encravado no interior de uma gruta. Aqui o por do sol é imperdível. A custo da entrada (14 Euros) já inclui uma bebida e a oportunidade de apreciar a paisagem e a vibe mais que envolvente. Fica na Cala en Porter, bem perto de Mahón.  Lendas locais contam uma história muito que entrelaça a mitologia com um amor apaixonado. Durante o verão, o bar abre todos os dias no pôr do sol com música ao vivo e, à noite tem balada forte com festas temáticas.

+ Clica aqui para saber mais sobre essa super dica! 

Menorca Cova D'en Xoroi
Imperdível!

  1. Visitar os sítios arqueológicos de Menorca

Essa ultima dica eu infelizmente não tive tempo de ir… mas a herança cultural é digna de destaque. Menorca foi habitada desde a pré-história, como atestam os vários monumentos megalíticos espalhados por toda ilha. São mais de 1600 exemplares que tornam Menorca um verdadeiro museu arqueológico ao ar livre. Acredita-se que, devido à sua localização geográfica estratégica no centro do mediterrâneo ocidental, diversas civilizações montaram base na ilha de Menorca e deixaram suas marcas nestas terras. Programe-se para visitar ao menos os monumentos megalíticos de Naveta dus tudons, Talati de Dalt e Ruínas de Trepucó.

Gostaram das dicas de o que há de melhor em Menorca? Tem + aqui!

Não deixem de conferir os próximos artigos:

+ Guia completo de Menorca

+ As melhores praias de Menorca

+ Onde ficar na ilha de Menorca

+ Como é a balada de Cova D’en Xoroi

+ Tudo sobre a trilha Camí de Cavalls

Um beijo e até o próximo post!

flavia ribeiro viagens

 

 

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *