San Cristobal Galapagos

San Cristóbal tem muitas atividades incríveis pra fazer. Passei 4 noites lá e listo aqui as atrações imperdíveis que eu selecionei para você. Se quiser saber mais detalhes sobre o meu roteiro completo em Galápagos, clique nesse artigo aqui.

Em San Cristóbal você poderá realizar passeios para praias impressionantes como Puerto Chino, Punta Carola e Cerro Brujo, mergulhar em Kicker Rock, conhecer o Centro de Interpretação, o Cerro Tijeretas e a Laguna El Junco. Você poderá também visitar as tartarugas gigantes em Galapaguera no Cerro Colorado, além de curtir o centrinho de Puerto Baquerizo. Vou detalhar abaixo cada uma das atrações, mas, se tiver qualquer dúvida, deixe uma mensagem ao final do artigo, ok? Se quiser posso criar um roteiro personalizado para sua viagem à Galápagos. Entre em contato comigo para fazer um orçamento.  

O que fazer em San Cristóbal

Há muitas coisas o que fazer em San Cristóbal. Embora os passeios contratados possuam a vantagem do acompanhamento e experiência do guia que conhece bem as ilhas, é totalmente possível fazer seus passeios por conta própria. Aqui está uma lista de 10 atividades imperdíveis de o que fazer em San Cristóbal.

O que fazer em San Cristóbal

#1 Puerto Baquerizo Moreno

Puerto Baquerizo Moreno, fundada em meados de 1800, é a capital administrativa de Galápagos. Vivem lá cerca de 7.000 pessoas. Tudo gira ao redor do Malecón (calçadão à beira-mar). Ali estão vários bares, restaurante e lojinhas. Estão também muitos leões marinhos, completamente à vontade, descansando nos bancos, sem se incomodar com a presença humana.

A poucos quarteirões pra cima da orla está o centro comercial onde se encontram mais lojas, agências de viagens e mergulho, oficinas das companhias aéreas, farmácias e mercados.

+ Não deixe de ler meu outro artigo detalhado aqui no blog sobre San Cristóbal com dicas de como chegar na ilha, onde se hospedar e os melhores restaurantes.

=> Veja aqui como organizar seu roteiro à Galápagos

#2 Centro de Interpretação

O centro de interpretação explica a história das ilhas e a história dos esforços humanos na luta da preservação, com informações detalhadas e ilustrações sobre clima e geologia. Também explica a história da evolução e da cultura das ilhas, passando por descobertas importantes. Tudo é apresentado em ordem cronológica para facilitar o entendimento.

Eu adoro visitar esse tipo de exibição, que dá maior contexto a qualquer viagem. Depois de visitar o Centro de Interpretação, tenho certeza de que você terá uma compreensão bem maior dos problemas atuais das Ilhas Galápagos. Todo o texto está escrito em inglês e espanhol.

Como chegar: O Centro de Interpretação fica ao norte do vilarejo. Siga em direção à Playa Mann e depois suba à direita. Ele fica na avenida Alsacio Northia e funciona todos os dias das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

#3 Cerro e Enseada Tijeretas

Ao lado do Centro de Interpretação de San Cristóbal, você encontrará uma trilha bem-sinalizada que leva ao Cerro Tijeretas, umas das melhores vistas da ilha. A caminhada leva cerca de 45 minutos em um trilha circular com cerca de 3,5km.

O que fazer em San Cristóbal

Existem duas opções: virar à esquerda para nadar nas águas da baía ou pegar a trilha a direita para subir o morro. Suba primeiro o cerro e depois desça até a enseada e depois vá até Punta Carola. Todos os lugares podem ser visitados na mesma trilha circular. Definitivamente recomendo conhecer os quatro locais (centro de interpretação, punta carola e cerro e enseada tijeretas) que vão te tomar por volta metade de um dia.

O topo do morro conhecido como Cerro Tijeretas é também chamado Morro das Fragatas porque lá vivem 2 espécies delas, as Fragatas Grandes e as Magníficas. Se você se interessa pela vida dos animais de Galápagos, leia esse artigo aqui. Do alto do mirante, vai ter uma linda vista panorâmica da Baía do Naufrágio e de Kicker Rock (conhecido também como Leão Dormido), além de toda a vista espetacular do oceano.

Depois desça a trilha e siga à direita para fazer um snorkel espetacular na Enseada Tijeretas. Ali nadei com leões marinhos e uma tartaruga marinha gigante. A água é fria, se puder leve um neoprene para tornar o mergulho mais confortável.

#4 Punta Carola

Punta Carola é a próxima parada depois do Cerro e Enseada Tijeretas. Desça pela mesma trilha até chegar na linda praia com aprox 300 metros de extensão. Na água tem muitas pedras que dificultam um pouco o banho, tome cuidado. Dizem que é muito frequentada por surfistas, mas no horário que estive não rolava onda nenhuma.

O que fazer em San Cristóbal
O que fazer em San Cristóbal

Os pontos altos de lá é o Farol de Punta Carola e os muitos leões marinhos e iguanas marinhas. Não tem infra nenhuma (leve algo para beber e comer) e pouca sombra, mas, com sorte, dá pra encontrar um cantinho debaixo de alguma arvore (lugar disputado com os lobos marinhos) ou se esconder na tenda dos salva-vidas um pouquinho. Está aberta de segunda a domingo, das 6h às 18h.

O que fazer em San Cristóbal

#5 Playa Mann

A Playa Mann é a mais próxima do centro de Puerto Baquerizo Moreno e uma das mais disputadas para ver o pôr do sol em San Cristóbal. No final da tarde, muitas pessoas se reúnem nas areias da praia para ver esse espetáculo.

O que fazer em San Cristóbal

A praia também é local certo para encontrar com muitos leões marinhos. Tanto que, durante a época de reprodução deles, o horário de visita à praia é limitado. Dali saem passeios de kayak e SUP. A praia tem infra com bar e restaurante.

O que fazer em San Cristóbal

#6 Kicker Rock e Cerro Brujo   

Kicker Rock é um dos melhores locais de mergulho das Ilhas Galápagos. Duas imponentes rochas vulcânicas se erguem do mar, divididas por um canal onde passam tubarões, arraias, leões marinhos e uma toneladas de diferentes espécies de peixes. Sem dúvida pra mim, o principal destaque de Kicker Rock foi ter visto lá um tubarão-martelo!! Conto toda essa experiência num artigo específico, clique aqui para ser redirecionado.

No mesmo passeio visitamos a Playa de Cerro Brujo, absolutamente deslumbrante. Também um ótimo lugar para mergulhar, ver tartarugas, leões marinhos, e, se tiver sorte, talvez uma iguana-marinha nadando ou comendo debaixo d’água.

O que fazer em San Cristóbal

+ Clique aqui para saber sobre meu mergulho em Kicker Rock (Leon Dormido)

#7 Praia de Puerto Chino

Esta praia deslumbrante está localizada a 30 km do outro lado da ilha de San Cristóbal. Eu paguei um taxi para me levar e ficar esperando por aprox 4 horas, incluindo conhecer El Junco e La Galapaguera (conta melhor desses dois lugares abaixo).

O que fazer em San Cristóbal
Puerto Chino Galápagos

Do estacionamento pegue uma trilha calçada até a praia. Existem algumas poucas áreas com sombra, mas não tem infra de bar e restaurante. É deserta e tem pouca gente, já que fica do outro lado da ilha, com difícil acesso.

Puerto Chino tem uma baía pequena, mas linda, com areia branca e fina e águas calmas azul-turquesa. Não deixe de subir pra ver a vista do mirante que fica à direita. Você precisará passar por cima de algumas rochas de lava para chegar ao topo e elas são afiadas, por isso tome cuidado com o pé.

O que fazer em San Cristóbal

A vida selvagem é a sensação da praia. Eu vi muitos pelicanos, atobás-de-pés-azuis e diferentes tipos de tentilhões. Ali você também terá chance de nadar com leões-marinhos e tartarugas, o que é sempre uma grande emoção, não importa quantas vezes você já tenha feito isso na sua viagem à Galápagos.

O que fazer em San Cristóbal

#8 Centro de Tartarugas Galapaguera

Galapaguera no Cerro Colorado é um outro centro de criação de tartarugas em San Cristóbal, localizado a 22km a sudeste da cidade, depois que passa El Junco, um pouco antes de chegar à Puerto Chino. Um verdadeiro santuário para as tartarugas gigantes.

O que fazer em San Cristóbal

A visita oferece aos viajantes uma visão do crescimento de tartarugas gigantes, desde filhotes até adultos, quando estão prontos para serem soltos na natureza. Percorra a trilha que circunda toda a propriedade para vê-las em seu ambiente natural. Devido à distância da cidade, este centro é pouco movimentado, ótimo para um passeio tranquilo.

Galapaguera San Cristobál

#9 El Junco Lake

El Junco fica nas Highlands de San Cristóbal, no alto das montanhas vulcânicas da ilha, localizada a 700 metros acima do nível do mar. Infelizmente o clima lá é normalmente nebuloso, por conta da altitude. Imagino que a vista deve ser bonita num dia claro. Seu nome vem de uma planta abundante na área chamada “junco”.

El Junco San Cristóbal

O Lago El Junco é na verdade é uma cratera de um vulcão extinto com um lago dentro. É o único lago de água doce das Ilhas Galápagos, abastecendo a ilha com 9 milhões de galões de água doce. As outras ilhas dependem de usinas de dessalinização para fornecer água potável, por isso que é tão importante economizar água durante sua visita a Galápagos.

El Junco San Cristóbal

O lago é também um ótimo lugar para observar animais selvagens, incluindo as fragatas, que vêm lavar o sal marinho de suas penas, as garças bovinas e tentilhões que frequentemente são sobrevoam a lagoa. São cerca de 10 minutos de caminhada até o lago a partir do estacionamento até o topo da colina.

El Junco San Cristóbal

#10 Playa Lobería

La Lobería fica a 3km da cidade, aprox 40 min de caminhada, podendo ser visitada por conta própria. Se não quiser andar, ou o sol estiver muito quente, pegue um táxi por $ 3usd. Da entrada até a praia leva uns 10 minutos, seguindo pra esquerda em aprox 1km.

La Lobería

Lobería tem esse nome porque abriga uma grande colônia de leões marinhos, outra oportunidade de mergulhar com eles, tão brincalhões. Estão lá também atobás de patas azuis e nazca. Tome cuidado com as ondas que o mar é mais agitado ali.

Espero que tenham curtido minhas dicas de O que fazer em San Cristóbal Galápagos. Em caso de duvidas, deixe uma mensagem abaixo. Ficarei feliz em ajudar.

Se você está programando uma viagem à Galápagos, não deixe de ler todos os outros artigos que escrevi sobre lá, são mais de 10!

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.