Dicas de Los Cabos

Banhada pelo Mar de Cortez, Los Cabos é uma região que fica entre a badalada Cabo San Lucas e a simpática San José del Cabo. Cheia de hotéis estrelados, propriedades de luxo, campos de golfe e iates, o destino é uma ótima alternativa ao roteiro da Riviera Maia, já tão explorado pelos brasileiros. Veja aqui todas as dicas de Los Cabos para inspirar e ajudar você a organizar sua viagem.

Dicas de Los Cabos

Los Cabos fica entre as águas do pacífico e do Mar de Cortez, que se separam justamente nas formações rochosas em torno do “El Arco”. Um cenário belíssimo, também conhecido como “Finisterra” (fim da terra).

Dicas de Los Cabos

Fazendo fronteira ao norte com La Paz e Golfo da Califórnia, Los Cabos recebe uma grande influência dos vizinhos americanos que tanto visitam a região. Tanta influência que o inglês parece ser a língua dominante, inclusive entre os locais. E o dólar americano também é amplamente aceito em Los Cabos.

A região liga San José del Cabo à Cabo San Lucas num trecho de estrada de 40 km, que eles chamam de “corredor”. É ali que estão os grandes resorts que investiram milhões de dólares em infraestrutura turística.

Cabo San Lucas

Cabo San Lucas é uma região de muito luxo e ostentação, e isso descaracteriza um pouco as raízes mexicanas. Americano adora shopping center, marina cheias de iates e bares animados, não é? Isso que você vai encontrar lá.

Escolhi me hospedar em Cabo de San Lucas ao invés de San José del Cabo, justamente porque me pareceu mais voltada ao turismo. Como eu estava viajando sozinha, foi mais conveniente ficar ali para explorar a região e estar mais próximo onde tudo acontece. Passei 6 dias sem precisar alugar carro. Além disso, Cabo de San Lucas fica de cara para o visual do El Arco!

San Jose del Cabo

Mas, claro, fui conhecer a outra ponta do “corredor” onde fica San José del Cabo. Confesso que tinha uma expectativa maior. Tinha lido que San José del Cabo conservava a autenticidade do povo mexicano, mas de fato achei que ela recebe a mesma influência americana da vizinha (que não é ruim). Destaco o seu colorido centro antigo que preserva a arquitetura colonial do século 18, com ruas de pedras, restaurantes e lojinhas de arte mexicana ao redor da Plaza Mijares. Um ótimo passeio no final da tarde, inicio da noite.

San Jose del Cabo
San Jose del Cabo Dicas de viagem

Quando ir à Los Cabos

Como a região é semidesértica, o clima é bem seco todo o ano. É quente no verão e no inverno, com temperatura média anual na casa dos 26 graus centígrados.

Recomendo ir no inverno (deles), que é entre dezembro a março, quando as temperaturas são mais amenas. É nessa época também que muitas baleias estão passando pela região. Eu vi várias, bem fácil de ver! Evite ir de julho à outubro que, além do calor ser intenso, é a temporada com mais probabilidade de chuvas (principalmente em agosto e setembro). Eu fui no final de dezembro, o tempo estava perfeito, com sol todos os dias.

Como chegar em Los Cabos

Do Brasil não há voos diretos. Você pode voar para a Cidade do México, e então pegar uma conexão para San Jose del Cabo (código iata: SJD). O voo dura em torno de 2 horas. Eu voei com a Copa Airlines para Cancun, e os trechos internos com a Aeromexico. Deu tudo certo apesar do medo da AeroMexico que tem fama com atrasos e overbooking.

Deu preferência à elas porque ambas cias são parceiras da Gol, onde concentro minhas milhas. Mas há muitas outras cias aéreas que fazem a rota também. Indico procurar no site do Skyscanner para verificar as melhores opções para suas datas.

O aeroporto é bem pequeno. O taxi privado até Cabo de San Lucas é 80 dólares e leva em torno de 45 a 50 minutos. Tem shuttles compartilhados na saída que custam 17 dólares por pessoa, essa foi minha opção. Os hotéis mais bacanudos providenciam o transfer, é só passar as informações do voo para eles.

Onde se hospedar

A oferta de hotéis é muito grande, são centenas de opções. Entre os mais tops estão o One & Only Palmilla, Las Ventanas, Four Seasons marina resort e o Ritz-Carlton Reserve. Estão lá também todas as principais cadeias como Mariott, Hilton, Starwood e St. Regis. Espere encontrar muito luxo em hospedagem de sonhos que fazem Los Cabos uma das melhores escolhas para lua de mel. Os melhores hotéis ficam localizados no meio do “corredor”, afastados dos centros, e gozando de piscinas de borda infinita debruçadas em praias privadas. Um luxo só!

Eu fiquei numa opção bem mais modesta. Como estava viajando sozinha optei por ficar pertinho do centro no pequeno Hotel Boutique Los Milagros. Com arquitetura mexicana, o hotel tem um ótimo custo beneficio e é bem localizado. Tem uma piscina pequena, é bem tranquilo, apesar de estar bem próximo aos bares. Não oferecem opção de café da manhã, mas, para mim isso não é um problema já que gosto de variar.

Onde ficar em Los Cabos

Se essas dicas de Los Cabos está te ajudando não esqueça de fazer suas reservas de hotéis, aluguel de carro e seguro viagem pelos links do blog no menu “Organize sua Viagem”. Você paga o mesmo preço nas melhores plataformas de reservas da internet e ajuda na manutenção do blog com artigos sempre atualizados.

Viagens e Outras Histórias

Como se locomover em Los Cabos

Pra quem quer mais flexibilidade pode alugar um carro, mas na minha programação (vou detalhar no próximo post) não foi preciso. Dei preferência em me locomover de barco e de kayak. Usei apenas um shuttle compartilhado de ida e volta ao aeroporto, e um taxi privado até San Jose del Cabo num final de tarde para conhecer a cidade. Os taxis privados cobram em torno de 60 dólares para ir até lá. Negociei 80 usd ida e volta. Achei que valeu a pena comparando com o custo do aluguel do carro que não tive. Não usei transporte público mas existe esta opção entre as duas cidades (33 km) na frente do shopping Puerto Paraíso.

Dicas de Los Cabos

Se você preferir alugar o carro não esqueça de usar os links da RentCars que é uma plataforma que compara os preços das melhores locadoras do lugar e te aponta as melhores ofertas. Se esse artigo com as dicas de Los Cabos te ajudou faça suas reservas com a gente, assim você paga o mesmo preço e ajuda o blog.

O que fazer em Los Cabos

Há tanta coisa para fazer em Los Cabos que merece um artigo exclusivo para contar sobre as opções e a minha programação. É possível ver baleias, mergulhar, fazer passeios de barco de de bike, remar de kayak até o “El Arco” e muito mais. Para quem gosta, os resorts oferecem vários campos de golfe. Conto tudo no próximo artigo, com mais dicas de Los Cabos.

Mergulho em La Paz Mexico
Mergulho com tubarão baleia em La Paz

+ Confira aqui todas as opções de o que fazer em Los Cabos

Onde comer e beber em Los Cabos

A gastronomia regional do México é muito rica. Existem restaurantes para todos os gostos e especialidades, da culinária mexicana à japonesa. Claro que os pratos com pescados são as melhores pedidas. Em Cabo San Lucas adorei o Edith’s e o Peacock’s, ambos ficam em Médano beach. Aliás nessa praia estão as melhores opções, sempre reunindo uma combinação infalível de pratos de frutos do mar fresquíssimos com a vista deslumbrante das formações rochosas do El Arco.

Jantando no Edith’s… Olha a vista!

Os bares também são animados em Médano beach. Confira o “The Office” à beira-mar. À noite costuma ter música ao vivo e, especialmente nas noites de quinta-feira. Eles organizam uma Gran Fiesta Mexicana com jantar, bebidas, danças folclóricas e fogos de artifício. Turístico, mas vale a pena! Viva o México!

Onde comer em Los Cabos
Noite animada no The Office em Médano Beach

Opções mais sofisticada e também à beira-mar, experimente o Hacienda Cocina y Cantina, o restaurante exclusivo do Hacienda Beach Club & Residences. E pra um programa relax recomendo uma margarita frozen em um dos bares da marina. Melhor ainda se estiver chegando do passeio de barco ou do mergulho. Continue lendo que tem mais dicas de Los Cabos.

Compras em Los Cabos

Para quem quiser comprar a noticia é boa. Los Cabos não cobra impostos, então dá para achar bons preços. Especialmente eu adorei os coloridos artesanatos.

Espero que tenham gostados das dicas de Los Cabos.

Continuem lendo:

+ O que fazer em Los Cabos

+ Mergulho no Mar Cortez

+ A Ilha Espíritu Santo na Baja California Sur

+ Roteiro de 15 dias pelo México

Gostaram das dicas de Los Cabos? Se tiver qualquer duvida, deixe um comentário aqui que terei prazer em ajudar!

Ótima viagem e volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

1 comentário até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *