Maya Bay

Sei que é tentador, mas apesar da Tailândia fazer fronteira com países tão interessantes, se você tiver menos de 20 dias na Asia, eu não dividiria minha viagem com nenhum outro país. Bangkok é uma ótima porta de entrada pra quem vai pela primeira vez ao Sudeste Asiático, um país tão rico, de tantas belezas naturais e de cultura milenar, que seria um pecado não explorar com qualidade. Se eu fosse você, até considerava mudar para lá! rs

Railay Beach

Roteiro

Depois de muito planejamento fechei meu roteiro à Tailândia assim:

  • Bangkok – 3 noites, sendo dois dias inteiros. Foi corrido e não deu para para fazer tudo que eu queria pois optei por passar um dia em Ayutthaya.
  • Ko Phanghan – 4 noites – Nesta famosa ilha rola a famosa rave Full Moon party, onde passamos o reveillon. Dali pode-se esticar à Koh Tao, paraíso para mergulhadores.
  • Krabi – 4 noites – Éden. Queria ter ficado mais uns dias.
  • Ko Phi Phi – 3 noites – Grand Finale – só foi ficando melhor.

Quem tiver tempo deveria esticar pelo menos 3 dias ao norte para explorar Chiang Mai. Em novembro tem o Festival Loy Krathong (festival das luzes), belíssimo.

Se você tiver mais de 15 dias aí sim, sugiro combinar a viagem com o Camboja e Vietnan, ou com Bali. Claro, tudo depende da quantidade de dias que você tem disponível para viajar!

População

O Sudoeste Asiático é todo incrível. No passado era chamado de Indochina (a Índia está ao oeste, a China ao norte), nome dado pelos franceses que colonizaram a região onde hoje estão o Camboja, o Laos e o Vietnã. Os Tailandeses nunca foram colonizados de fato, por isso a Tailândia é considerada a terra dos livres. Foi fundada pelo próprio povo Thai, que, após ser expulso do sudoeste da China, se instalou nesta região, nomeou seu reino como Sião e adotou o budismo como religião. Sua população é de aproximadamente 70 milhões de habitantes, sendo que 75% é originalmente tailandês, e 95% deles Budistas.

Bangkok

Quando ir à Tailândia

As temperaturas são altas o ano todo, podendo chegar a 35ºC. A época ideal para ir é de janeiro a abril. Eu fui em Dezembro, logo depois do Natal, e não peguei nenhum dia de chuva. Aliás a grande maioria foram dias lindos de sol! Mas é preciso evitar o período das monções asiáticas que são marcadas por chuvas fortes, inundações e ciclones tropicais.

Se você vai fazer o circuito das ilha ao sul da Tailândia deve ficar atento porque o lado do Golfo, onde fui primeiro ( Koh Samui, Koh Phanghan e Koh Tao) tem as monções de setembro a dezembro. De fato o tempo estava pior daquele lado, e o mar bem revolto! Já no lado mais bonito da Tailândia, onde estão Krabi e Koh Phi Phi (e as mais lindas praias!), as chuvas marcam presença de abril a outubro. 

Ao combinar a viagem com outros países verifique esta questão que é muito sensível. Bali que está tão perto já não tem a mesma indicação de visitar entre Janeiro e Abril.

 

Tailândia

Os Tailandeses falam bem o inglês. Nas ilhas é um pouco mais rústico, mas se compreende bem. Adorei a grafia deles, não é é uma graça?

História

A Tailândia é regida pela monarquia constitucional sob o regime de democracia parlamentar.

Todos adoram o Rei por lá, que já está no trono há quase 70 anos, e é muito comum ver fotos da família real o tempo todo nos lugares. O dia do aniversário do Rei Bhumibol Adulyadej, que já tem 87 anos, é feriado na Tailândia e considerado um “Dia dos Pais”. Ele é o monarca mais velho em exercício no mundo (reina desde 1946), mas está bem doente e encontra-se hospitalizado ( Set 2015 ).

Falar mal do Rei é considerado um insulto à família real e recentemente (Agosto 2015) um homem de 48 anos foi condenado pela justiça a 30 anos de prisão porque postou mensagens no Facebook! Pelo G1 “A monarquia tailandesa está protegida por uma das leis mais severas do mundo”. Portanto, sempre bom lembrar que, ao visitar um país, temos que ser muito respeitosos com seus costumes e hábitos locais, independente de nossas crenças. Somos visitantes!

Tailândia

Política

Às vésperas da minha viagem à Tailândia (Dez 2013) o clima estava bem tenso por lá, e logo depois, em 22 de maio de 2014 houve um golpe de Estado quando os militares reassumiram o poder. Eles depuseram a primeira-ministra e suspenderam a constituição para restaurar a ordem no país. Não chegou a atrapalhar minha viagem, mas alguns lugares no centro de Bangkok eram considerados perigosos pelo concierge do hotel. Não vi nenhum sinal de violência nas ilhas ao sul.

A raiz da crise se deve à uma divisão política na Tailândia. De um lado estão os tailandeses mais pobres que apoiam o primeiro-ministro anterior, Thaksin, deposto em 2006, e de outro lado estão os tailandeses de classe média.

Enquanto as eleições não são marcadas, o país vive sob a pressão de fortes protestos e violência. Isso é realmente um contraste com a religião budista, com o jeito amigável e tranquilo do povo thai.

Tailândia

Dicas importantes

  • A moeda tailandesa é o Baht (THB) – para ter a cotação atualizada clique aqui. É melhor levar dólares americanos, o Real não é aceito por lá. Lembrando que é no aeroporto onde geralmente se faz a pior negociação de câmbio.
  • Não deixe de tomar sua vacina para febre amarela pelo menos 10 dias de antecedência a sua viagem. Por precaução tome o quanto antes. E atenção é preciso depois tirar o certificado internacional de vacinas da Anvisa. Em alguns casos você nem embarca se não apresentar este certificado.
  • E antes de ir para a fila da imigração procure o “Health Control”, onde você deverá apresentar o certificado, o formulário de saúde e responder algumas perguntas. Com a autorização sanitária em mãos você pode finalmente ir para a imigração. Bem-vindo à Tailândia!!
  • Vistos para brasileiros são obtidos ao entrar no país, quando geralmente é concedido até 90 dias de permanência. Não esqueça de verificar se o seu passaporte tem validade mínima de seis meses, contando da data do seu retorno ao Brasil.

Tailândia

Nos próximos posts vou contando cada etapa da viagem em detalhes!

#VemComigo!

Boa viagem e um grande abraço,

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

3 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *