Singapura

Essa pequena ilha equatorial ao sul da Malásia é uma das 10 cidades mais verdes do planeta, e também um dos países mais ricos do mundo! E olha… tem apenas pouco mais de 50 anos!! É isso mesmo… Singapura é também o país mais seguro de toda a Ásia! Confira nesse artigo as dicas pra quem vai para Singapura pela primeira vez.

Sua marca está na diversidade, na pluralidade, formada por centenas de imigrantes de países diferentes. Eles chegaram para ficar, trazendo suas culturas, línguas, culinária… E essa mistura me encanta demais!

Seus arranha-céus são de dar inveja à Nova York e à Hong Kong. Ah! De quebra ainda tem os melhores restaurantes da Ásia, sabia?! Já se animou a conhecer Singapura?

Singapura

Singapura

É ainda um dos países mais abertos do mundo para o comércio internacional e o mercado financeiro. Sua população possui um alto padrão de vida, que acaba elevando o custo das nossas viagens… principalmente se comparamos com o Camboja, a Tailândia ou as Filipinas. Mas, posso afirmar que, ainda assim, vale a sua visita!

+ Clica neste post aqui para saber sobre as atrações mais legais na cidade.

Um pouco da surpreendente história

Pasmem ao saber que Singapura levou apenas 50 anos pra sair do terceiro para o primeiro mundo! Antes de ser oficialmente foi fundada, Singapura era apenas um entreposto comercial britânico, muito pobre e sem quase nenhum recursos natural. Hoje é uma das maiores potências mundiais!

Não é segredo, a base foi investimento pesado em educação e infraestrutura. As escolas públicas são excelentes porque são exigentes. Só trabalham no setor público os melhores talentos da sociedade, e são contrários à qualquer tipo de corrupção.

Bom morar num país assim, né?

Singapura

Educação em Singapura 

Para o crescimento desse país-ilha foi fundamental o investimento em educação. As ruas são limpíssimas, não só pela educação de seu povo, mas também pelas multas que são cobradas aos infratores (em sua maioria visitantes).

Por isso redobre a atenção, em respeito à cidade e pra não levar uma multa! Se jogar ponta de cigarro ou qualquer lixo no chão leva multa de 1.000 dólares (justíssimo!!). Não pode atravessar fora da faixa de pedestres também!

Nem pense em cuspir na rua ou fazer algum gesto desagradável em público! Também não pode conectar wi-fi de outra pessoa sem autorização! Não esqueça de dar descarga em banheiros públicos, isso é um princípio básico de educação e leva multa se for flagrado também.

Singapura

Não pode também alimentar pássaros nos parques, vender chicletes, deixar vaso de planta com água acumulada no pratinho (aqui também não heim), cantar determinadas músicas em público…

Não pode comer Durian (essa fruta da foto abaixo) em lugares públicos e nem nos quartos dos hotéis. É uma fruta típica desta região, tipo uma jaca, que tem um cheiro muito ruim. Lá você vai encontrar balinhas, fruta fresca nas barraquinhas e até sorvete.

Singapura

Diversidade

Pela rua misturam-se pessoas de todas as cores, falando diversas línguas, e vestidas de todas as formas.

Quando o país nasceu, há apenas 50 anos atrás, ficou definido que cada família podia optar pela língua que quisesse, mas todos deveriam saber falar o inglês, que é ensinado desde cedo nas escolas. Hoje Singapura tem 3 outros idiomas oficiais, embora o inglês seja a língua principal.

Singapura

Singapura

A diversidade também é encontrada na religião. A grande maioria da população é budista, mas existe uma forte presença de cristãos, muçulmanos e hindus. Templos budistas, mesquitas e igrejas convivem respeitosamente juntas.

Singapura

Como se locomover

O transporte público é uma referência mundial. Exploramos toda a cidade-estado usando o MRT por todo canto. Inclusive na noite de réveillon sem absolutamente nenhum transtorno ou confusão. É incrível mas o departamento de tráfego de Singapura consegue prever (e reverter) um congestionamento minutos antes de ele ocorrer… Isso mesmo!! Eles identificam o risco de sobrecarga em uma determinada avenida (que são belíssimas) através de um eficaz monitoramento, e prontamente variam o tempo dos sinais de trânsito na rota. O trânsito é desviado, se necessário, em sinal de respeito aos cidadãos.

Mesmo quando chegamos no Aeroporto Internacional Changi (dizem que é o melhor do mundo!), usamos o metrô (MRT) até o nosso hotel chiquérrimo, o Marina Bay Sands que conto num outro post.

Singapura

Tudo muito fácil e rápido. O custo do ticket depende da distância de onde você para onde você vai. Existe várias maquinas que mostram o mapa e automaticamente calculam o preço e imprimem o ticket. Ah! E não é preciso comprar um tíquete da próxima vez, recarrega o papel que você ganha um descontinho.

Quando ir e quanto tempo ficar

Atrações não faltam mas em 3 a 4 dias dá pra conhecer um pouco de Singapura.

É bom de viajar para lá em todas as épocas do ano pois o clima é relativamente o mesmo. Sempre com temperatura e umidade alta. Em dezembro quando eu fui fazia um calorão de matar. Foi ótimo para ficar na piscina do Marina Bay… rs

Singapura

A alta estação é justamente nas férias de verão de dezembro a fevereiro. Em setembro tem o Grande Prêmio de Fórmula 1, quando a cidade-estado também superlota.

Atrações de Singapura

Há muito o que fazer em Singapura!

+ Clica neste post aqui para saber sobre as atrações mais legais na cidade.

Singapura

Singapura

Está indo para a Asia? Veja aqui os posts da Tailândia, Filipinas, Camboja, Hong Kong e muitos outros.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim! 🙂

Continue lendo:

+ O que fazer em Cingapura: 15 atrações

+ Como é dormir no Marina Bay sands

+ Reveillon em Cingapura 

Bjs e ótima viagem!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *