Santorini

Santorini está no imaginário de quase todo mundo. Também pudera! É uma ilha mágica que combina um pôr do sol espetacular, com praias exóticas, um vulcão ativo e sítios arqueológicos num dos cenários mais românticos do mundo. Veja aqui as melhores coisas para você fazer em Santorini:

1. Fotografar Oia

Santorini é fotogênica, não tem jeito! De qualquer ângulo sai uma foto linda!

Perder-se pelo labirinto de ruazinhas e corredores, que se debruçam no Mar Egeu, atrás de boas fotos é um dos melhores programas por lá. Adorava acordar cedo e sair para fotografar o vilarejo de Oia enquanto todos ainda estavam dormindo. O entardecer também é lindo, mas é no amanhecer que você encontrará a tranquilidade para as melhores fotos.

Passear por suas vielas estreitas, contemplar as tradicionais igrejas brancas de teto azul com o colorido dos bouganvilles é um programa imperdível!

Santorini

Santorini Oia

2. Assistir o pôr do sol de Oia

A atração número 1 de Santorini é o pôr do sol. É lindo de verdade… Tem fama de ser um dos mais bonitos do mundo! Espere o anoitecer para ver o acender das luzes – é um outro espetáculo!

Santorini por do sol sunset

sunset santorini

O melhor local para vislumbrá-lo fica no lado extremo direito do vilarejo de Oia. Muita gente vai para um antigo castelinho que está em ruínas e que fica na parte mais alta da vila. Ali realmente fica muito cheio. Desça um pouco mais, em direção ao Porto Amoundi, ou ande mais para a direita, e certamente achará um local privilegiado, longe da multidão que se aglomera por ali.

Santorini

Outra opção é fazer uma reserva antecipada num dos diversos restaurantes que tem vista voltada para o pôr do sol (prepare a carteira).

Contei sobre o local que me hospedei no outro post de Santorini. Chegou a ver? Era um studio com uma varanda de cara para o sunset mais lindo do mundo. Havia uma “laje” (teto de um outro studio) na frente do meu, onde montamos um “pic-nic” regado a vinho, queijo feta, azeite e torradinhas – todos produtos gregos.. Bateu uma saudade agora…

santorini por do sol oia

Na foto, Duda Martins do blog Gula de Viagem e as belas Isabelas.

3. Passear de barco

Outro dia muito bacana foi o passeio de barco com a Santorini Yachting Club.

O roteiro do passeio inclui paradas para mergulho na Red beach e na enseada de White beach. Infelizmente não nos deixaram nadar até a praia por falta de tempo, mas só a vista a partir do barco já brilhou os olhos! Enquanto fazíamos snorkel eles jogaram (eu vi.. rs) comida para atrair os peixes e tornar nosso mergulho mais emocionante… <3

Santorini

A água do mar é de um tom azul profundo único… E o contraste com as paredes brancas e vermelhas é incrível! A paisagem é realmente muito diferente da que estamos acostumados.

Há uma parada também nas Hot Springs, que são fontes termais da extinta cratera do vulcão. O barco atraca um pouco recuado e você pode nadar até o local. Pelo caminho já vai sentindo a água esquentar. Dica: melhor não usar roupa de banho clara pois a concentração do enxofre pode manchá-las.

Santorini

Santorini

Santorini

São diversos tipos de barcos com tamanhos e preços diferentes (e quantidade de gente). Obviamente quanto mais exclusivo o passeio, menor número de pessoas, maior o preço. Eu fui no Lagoon 52, barco para até 18 pessoas. Super confortável e com alguma mordomia. Há várias opções, desde barcos privados para 10 até 50 pessoas. Veja aqui as opções no site da Santorini Yacthing Cub.

Santorini barco

Os passeios são normalmente oferecidos em 2 horários, pela manhã e na parte da tarde, este que finaliza com o pôr do sol no barco que também é uma excelente opção. O preço já inclui bebidas e o almoço que é preparado ali mesmo, na churrasqueira do barco. E rola até um vinhozinho branco…

Além da Santorini Yacht, existem outras empresas como a Sunset Oia e a Spiridakos com barcos bons também, e com preços e serviços semelhantes. Fiz minha reserva diretamente no Porto Amoundi (de onde também peguei o barco), mas você pode reservar direto no hotel e agências também. É bom fazer a reserva com no mínimo 2 dias de antecedência.

4. Conhecer o Porto Amoundi

Abaixo de Oia está o Porto Amoundi, de onde saem os passeios de barco e onde tem vários restaurantes especializados em frutos do mar. Vale muito a visita! O visual das falésias vermelhas contrastando com o mar azul é incrível.

Adorei o restaurante Sunset, onde experimentei um polvo delicioso. O porto também é um ótimo ponto para ver o pôr do sol.

Santorini Porto Amoundi

Santorini Sunset Restaurante

Mas não tem praia ali (todo margeado por pedras). Se você pegar uma trilha à esquerda vai encontrar um bom ponto de mergulho onde as pessoas pegam sol e mergulham.

Santorini

Santorini

Só não vale voltar para Oia em cima dos burrinhos, por mais cansado que você esteja! É triste demais sacrificar os animais na subida daquelas centenas de degraus, além do que as escadas ficam imundas de estrume! Se ninguém usar, eles vão deixar de oferecer esse “serviço”.

Santorini burrinhos

5. Apreciar o vinho local

As vinícolas fazem parte da paisagem de Santorini, que é uma famosa produtora de vinhos brancos. São 36 variedades de uvas cultivadas em solo vulcânico e poroso, que somadas às condições do sol e do vento produzem uvas únicas como a Assyrtiko, Atiri e Aidani,  dificilmente encontradas em outras partes do mundo.  

Os brancos são os vinhos mais premiados (e os meus preferidos)! No wine tour geralmente oferecem degustação com variados tipos de vinhos, acompanhados de alguns queijos e azeitonas. Normalmente a visita inclui um pequeno tour pelas instalações da vinícola quando você pode conhecer de perto o processo de fabricação.

Santorini

Não tive tempo para fazer o wine tour mas obtive recomendação para ir à Canava Roussos e a Vinsanto. As visitas às vinícolas podem ser facilmente reservadas a partir do seu hotel, nas agências ou diretamente através do site das vinícolas. Visite também o museu do vinho que conta a história da produção e das vinhas de Santorini.

6. Curtir as praias de Santorini

De longe o mar é de um azul intenso, uma cor de azul petróleo. Quando você chega na beirada da praia a água é simplesmente cristalina!

Embora Mykonos ganhe no quesito “conjunto”, achei as praias de Santorini mais exóticas! São praias de pedras e areia preta. Você pode alugar cadeiras e sombreiros nos bares e restaurantes (ou levar sua própria canga, mas é um pouco desconfortável) – prepare a carteira parte 2. É aconselhável levar acqua shoes, aquelas sapatilhas para usar na água para evitar machucar os pés nas pedras.

As praias mais famosas são:

Red Beach, fiquei muito impressionada com as falésias e a areia vermelha, constratando com o mar azul. Babei na praia! Pra chegar na praia é preciso pegar uma pequena trilha a partir do alto do sítio arqueológico de Akrotiri. A praia é estreita e não tem muito estrutura, mas vale a pena!

Santorini red beach

Kamari Beach – Uma praia toda feita de pedrinhas pretas! Paisagem única, com mar calmo e convidativo, muito frequentada. Tem estrutura de bares e lounges com espreguiçadeiras em toda sua extensão.

Perissa Beach – Essa tem areia negra, águas cristalinas e não venta tanto porque está protegida pela montanha. Também tem estrutura de bares e restaurantes que alugam espreguiçadeiras.

White Beach, de falésias e pedras brancas,  fica ao lado da Red Beach e é acessível pelo mar. Da praia de Akrotiri você pode pegar um barco passar pela Red Beach depois ir para a White beach.

Santorini

7. Apreciar a comida grega

A culinária da Grécia sofre influências de países do Mediterrâneo como a Itália e a Turquia. Só de lembrar me dá agua na boca. E se beneficia das condições do clima e solo que propiciam a colheita de frutas e hortaliças deliciosas. Não é à toa que a Culinária da Grécia é uma das mais saudáveis e saborosas do mundo! Os tomates chegam a ser doces, os pepinos crocantes e as frutas são suculentas! Sem falar dos peixes fresquíssimos!  

Polvo Amoundi Santorini

santorini-oia-1-42

8. Visitar a livraria Atlantis

Dentro de uma caverna cavado na rocha vulcânica, a Livraria Atlantis faz sucesso em Oia desde 2004. É pequena e mantem um jeito acolhedor que encanta seus visitantes. Destaque para os livros artesanais que produz como se fossem cartões postais e a linda vista do terraço (local muito bom também para ver o pôr-do-sol). Fica na rua principal de Oia, quase na esquina à esquerda de quem vai para o castelinho.

Atlantis Book livraria Santorini

Instagram

9. Passeiar de kayak

Se você gosta de remar como eu, procure pela Santorini Sea Kayak localizada a 300 m de distância do sítio arqueológico Akrotiri. É um privilégio pode remar em águas tão lindas! 

Não é preciso experiencia prévia. Há opções de passeios guiados para todos os tipos de experiência e também dispõem de pranchas de SUP para aluguel. Fornecem dry bags e máscaras e snorkels

Sem dúvida um programa muito legal para um dia de sol!

Santorini

Santorini

10. Aproveitar a piscina do Lioyerma Café

Se você não tem piscina no hotel e está um baita calor, faça como eu. Almoce no Lioyerma Café, um swimming pool club que você não paga para entrar, e pode, além de comer e beber, aproveitar e relaxar na estrutura de piscina e espreguiçadeiras.

O Lioyerma Café fica na direção do por do sol, ao final da viela principal, depois que vc passa pelos moinhos de vento. Eles servem cocktails, taças de vinho da região, saladas e sanduíches. Uma ótima pedida para um dia de sol!

Santorini

Bem opção é o que não falta para preencher seus dias em Santorini. De preferencia, escolha fazer todos! 🙂

Veja aqui todos os posts da Grécia! <3

Grande beijo e uma ótima viagem!

Viagens e Outras Historias

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

1 comentário até agora!

  1. Marina disse:

    Boa tarde, tudo bem?
    Você sabe o nome de algum restaurante que tenha a mesma vista do castelinho antigo para o por do sol?

    Muito Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *