Lençóis Maranhenses Santo Amaro

Santo Amaro em Lençóis Maranhenses leva a fama de ter as maiores e melhores dunas e as lagoas mais bonitas da região, entre elas a Lagoa da Gaivota e da Andorinha (que é perene e não seca), onde foi rodado o premiado filme “Casa de Areia”. Aliás,40% do parque está no território de Santo Amaro, uma região não muito explorada pelo turismo, com dunas impressionantes e lagoas cristalinas.

Lençóis Maranhenses Santo Amaro

Santo Amaro em Lençóis Maranhenses

Além de ter as mais belas lagoas, tem também menor quantidade de visitantes. É que esse povoado é bem mais rústico do que Barreirinhas, oferecendo poucas opções de infraestrutura para o turismo. A viagem de Barreirinhas até Santo Amaro leva em torno de 2h30m, só de ida, portanto é um passeio que dura o dia todo (de 7h30m com retorno às 18h).

Lençóis Maranhenses Santo Amaro

Outra vantagem que eu achei muito legal é que na região de Santo Amaro em Lençóis Maranhenses é possível andar de carro na duna, que não pode em Barreirinhas, pois as dunas estão no entorno do povoado, na “aba” do parque, como disse o guia.

Santo Amaro

Outros passeios interessantes na região:

  • Atins – passeio de dia inteiro visitando a Vila de Atins, a praia e a Lagoa verde (1 hora de caminhada)
  • Travessia entre Atins e Santo Amaro à pé! São 3 a 4 dias caminhando pelos Lençóis, dormindo na casa dos locais nos 2 oásis que existem no caminho. Moram aproximadamente 5 mil pessoas no parque, que já habitavam o local antes deste virar uma reserva. Só podem permanecer residindo no parque aqueles que já estavam ou os nascidos de uma família moradora.

Obs: não fiz por falta de tempo – são também oferecidos pela São Paulo Ecoturismo.

Sabia que se você quiser refrescar-se com água e não tiver nenhuma lagoa por perto é possível cavar um pouco e logo achará água dos lençóis! Não é incrível? Obviamente essa aventura só deve ser encarada com guias experientes na região, que preferem fazer a caminhada logo quando o dia nasce e ao anoitecer para evitar pegar muito tempo de sol forte. Fico imaginado como deve ser pernoitar nos vilarejos de pescadores, como deve ser passar uma noite ali com o céu repleto de estrelas… Em noite de lua cheia então deve ser um espetáculo!

Outra opção ainda é fazer a Rota das Emoções, que é o trajeto entre os Lençóis e Jericoacara, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí. Esse trajeto parte do povoado de Caburé.

Continue lendo sobre os lençóis Maranhenses:

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

5 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *