Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão em 4 dias

Viajar para o Jalapão é viver uma grande aventura. As paisagens são marcadas pela vegetação do cerrado, cheias de cachoeiras de águas transparentes, diversas grutas, dunas perfeitas para assistir o pôr do sol e a chance de mergulhar nos famosos fervedouros. O roteiro conta ainda com paradas nas comunidades quilombolas e visitas às lojas de artesanato do capim dourado. Veja aqui todas as dicas para planejar sua viagem de 4 dias num roteiro pelo Jalapão!

Como explorar o Jalapão

Na minha opinião esse é o tipo de viagem que não vale a pena arriscar fazer sem um bom guia. Primeiro porque você precisa de um carro 4×4 e conhecer a região. Não há placas pelo caminho e tão pouco sinal de celular. As distâncias são grandes entre uma atração e outra. O calor beira à 40 graus normalmente. Com guia já é uma aventura, imagina se você vai se arriscar a ir por conta própria… 

Roteiro pelo Jalapão

Eu fui com a agência Company Ourique que foi indicada pela minha amiga Bia Molinari do blog Roda Mundo. Sem dúvida, foi uma escolha perfeita pelo profissionalismo, não só nos cuidados para nos proporcionar a melhor experiência, mas pelo conhecimento da região, preocupação com o meio ambiente e a comunidade local.

Num próximo post contarei mais sobre a minha experiencia com a Company Ourique, ok? De qualquer forma já adianto o contato deles para vocês: Telefone/ whatsapp: (63) 99931 7327 ou (63) 99982 0404  – Falar com Manoel ou FhalonyClica aqui para visitar o site deles.

Primeiro dia | Roteiro pelo Jalapão

Por orientação da Ourique combinamos a saída à partir de Palmas, capital do Tocantins, às 5:30 da manhã para otimizarmos nosso tempo e poder chegar nos atrativos antes das demais pessoas.

Ainda antes do amanhecer colocamos nossas malas na carroceria de um Frontier Nissan 4×4 (devidamente protegidas da poeira) e iniciamos a viagem. A primeira parada foi na cidade Ponte Alta para um rápido café da manhã e seguimos para os Cânions de Sussuapara. A trilha de acesso é curta e bem fácil. Dentro do cânion tem uma pequena queda d’água que dizem realizar seus desejos mais secretos. Por isso você precisa fechar os olhos e fazer seu pedido! 

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Cachoeira da velha e Rio Novo

Dali seguimos para a Cachoeira da Velha, uma das quedas do Rio Novo, um destino que vale a pena incluir no seu roteiro pelo Jalapão. A cachoeira fica dentro da antiga fazenda que servia de esconderijo para Pablo Escobar. Ainda dá para ver as construções que foram deixadas ali, inclusive a área de um aeroporto por onde ele chegava. Hoje essas terras pertencem ao governo de Tocantins. Não é permitido tomar banho nessa cachoeira porque a força das águas é muito grande.  O acesso é feito por uma passarela suspensa e tem 3 pontos de observação e foto.

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Dali, bem pertinho, está a Prainha do Rio Novo, um local delicioso para um banho refrescante (naquele dia o calor batia à beira do infernal). A água do rio é extremamente límpida, e a temperatura super agradável. O único cuidado é entrar no rio até o limite do seu  umbigo, pois o rio pode puxar. Na beira não há perigo nenhum, observei até crianças nadando por lá. Fiz um filme lindo com o drone nesse local e consegui filmar inclusive a cachoeira. Viu o vídeo no inicio do post?

Roteiro pelo Jalapão

Foi ali que fizemos um picnic na hora do almoço que a nossa guia Fafá Ourique preparou para nosso almoço. O que mais gostei foi uma farofa (que eles chamam de paçoca) de carne de sol, com pasta de queijo ricota e tomate. Que delícia! Além disso havia também sucos, frutas, chocolates e outras guloseimas irresistíveis, boas para engordar! Ali no Rio Novo há a possibilidade de agendar um rafting, mas vale uma dica: verifique com seu guia se essa atividade cabe na programação do dia!

Roteiro pelo Jalapão

Dunas do Jalapão

Dali seguimos para o nosso último atrativo do dia, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão, que chegam a atingir 30 metros de altura e estão em constante movimento em função dos ventos. Sua tonalidade dourada fica mais linda ainda quando o sol as ilumina. Momento de pura contemplação e agradecimento! 

Assim que o sol se foi voltamos para o carro para completar nosso percurso do dia e chegar à Mateiros, considerada a capital do Jalapão. Pernoitamos na casa da Lady e da sua filha Vitória, experiência que eu conto nos próximos posts complementando as dicas do nosso roteiro pelo Jalapão.

 

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Segundo dia | Roteiro pelo Jalapão

Começamos o dia na Cachoeira do Formiga, que de acordo com nossa guia Fafá é o atrativo que 60% das pessoas mais gostam. É uma cachoeira de uma cor azul turquesa cristalina que possibilita enxergar todo o fundo. O que mais me impressionou foi a temperatura delícia da água. Ficamos horas curtindo o poço que se forma no fim da cachoeira.

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Deu a hora do almoço fomos conhecer o povoado quilombola de Mumbuca. Foi ali que o artesanato do Capim Dourado começou com a Vó Miúda, como carinhosamente era conhecida. O legado ficou com sua filha Tonha, que hoje tem um restaurante e uma pousada dentro do povoado. Almoçamos no restaurante da Tonha e também fomos conhecer a loja de artesanatos da comunidade.  Muito lindo foi a alegria das crianças, cantando músicas e contando histórias para gente. Fiquei emocionada com o carinho e preocupação que a Fafá tratava a população, especialmente as crianças. Eles são muitos carentes de coisas básicas e vi que ela está engajada em ajudar de alguma forma a melhorar a condição de vida deles. Alô governo de Tocantins e Mateiros, olhem para as comunidades pobres do Jalapão.

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Fervedouros

Dali fomos conhecer o fervedouro do Ceiça, que é filho da dona Glorinha, já falecida. Ceiça herdou o mais famoso fervedouro de todo nosso roteiro pelo Jalapão, assim considerado por ser o primeiro a ser descoberto. Pra você entender: os fervedouros são poços formados pela água nascente de um rio subterrâneo que brota nas areias brancas provocando o fenômeno da ressurgência. É impossível afundar ali porque a pressão da água empurra a gente para cima. Você tem que experimentar isso!!

Roteiro pelo Jalapão

Gostei que existe limite de quantidade de pessoas e tempo nos fervedouros, assim você pode aproveitar melhor o banho. O fervedouro do Ceiça tem capacidade para 6 pessoas, já que nao é tão grande. Seu entorno é todo rodeado por bananeiras que conferem à ele um visual lindo!

Dali ainda fomos conhecer outro fervedouro: o Buritizinho. Menor, e com menos estrutura, mas ainda assim encantador. Ficava ao lado do lago do formiga onde experimentamos um bóia cross (opcional à parte) muito divertido.

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Rumamos para a cidade de São Félix onde dormimos na Pousada Encantos do Jalapão.  São Félix é o santo padroeiro dos tropeiros, figuras tão importantes para a história do Jalapão.

Terceiro dia | Roteiro pelo Jalapão

Amanhecemos ansiosos por conhecer o maior e mais bonito fervedouro do Jalapão, o Bela Vista. Com uma boa infra de passarela e deque de madeira, restaurante e bar, é também um dos fervedouros mais disputados. Por isso chegamos cedo! Tive a chance de conversar com a Dona Imelda que me contou orgulhosa que a TV Globo havia filmado ali trechos de uma novela. O fundo de areia branca e fininha reflete a transparência da água. Lindo lindo! Observou a vegetação ao redor? A temperatura da água deliciosa, dava vontade de ficar ali o dia inteiro… Mas tínhamos que seguir a programação e fomos para o Fervedouro Alecrim, bem perto do Bela Vista. Foi sorte grande encontrá-lo vazio, e igualmente bom. 

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Botamos as malas na caminhonete e partimos em direção à Ponte Alta, num percurso de aprox 4 horas de viagem em estrada de terra. Por ser bem cansativo havia no caminho uma parada programada na cachoeira do Poço Encantado. Ali fizemos um picnic e nos refrescamos nas águas da cachoeira. Ah, ali também encontramos mudinhas do capim dourado!

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

No caminho cruzamos um atalho pelas terras do Sr Pedro Branco, onde paramos para nos divertir com o drone e registrar cenas desse belo trecho da estrada que faz parte do circuito do Rally dos Sertões.

Roteiro pelo Jalapão

 

No caminho ainda paramos rapidamente para umas fotos à frente do Morro da Catedral, uma montanha que assume a forma curiosa de uma fachada de uma igreja.

Roteiro Jalapão

Dormimos em Ponte Alta na Pousada Águas do Jalapão. Conto mais sobre isso no próximo post.

Quarto dia | Roteiro pelo Jalapão

Pela manhã fomos conhecer a Lagoa do Japonês, no município de Pindorama, e à tarde seguimos para a Ponte Alta onde fica a tão aguardada Pedra Furada.

A Lagoa do Japonês tem uma área para camping e churrasco. Havia diversas pessoas no local quando chegamos, acredito que tenham pernoitado por lá. A água da lagoa é cristalina e a temperatura era boa. Chato eram as pedras cortantes e os peixinhos que não paravam de beliscar. O ponto alto foi remar num colchão inflável até a gruta. Ali a cor da água pega tons verdes azulados que contrastam com a rocha calcária. Uma lindeza! Se você pretende entrar dentro da gruta já fica sabendo que ali é morada de muitos morcegos!

Roteiro pelo Jalapão

A estrutura do local conta com um bar e restaurante simples, aluguel de sapatilhas (importantes por causa das pedras), máscaras para mergulhar e colchões infláveis. Não esqueça de levar sua câmera para tirar foto dentro d’água ou uma capa de proteção para o celular. As fotos da gruta são imperdíveis!

Perto dali paramos na casa da Dona Minervina, onde comemos uma comida caseira preparada em fogão à lenha e ouvimos histórias da região.

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Pedra Furada

Logo depois do almoço pegamos estrada rumo à Pedra Furada. Queríamos chegar antes da grande quantidade de gente que normalmente vai lá na hora do por do sol. Foi perfeito porque pegamos aquela rocha monumental apenas para gente!  Amei tanto a Pedra Furada que vou fazer um post específico contando tudo sobre esse local. Aguardem que em breve eu vou postar mais, ok?

Roteiro pelo Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Completamos nosso roteiro pelo Jalapão em segurança, chegando em Palmas por volta das 8:30. Bem cansadas mas muito felizes! Foram 4 dias intensos, de muita contemplação da natureza e agradecimento pela oportunidade de conhecer essas terras abençoadas.

Agradeço à Fhalony e Manoel Ourique que nos proporcionaram essa maravilhosa expedição e ao Ernani, nosso cuidadoso motorista. Agradeço também à minha amiga Rose Bini que me acompanhou nessa inesquecível aventura!

Pedra Furada Jalapão

Roteiro pelo Jalapão

Gostaram das dicas do meu roteiro pelo Jalapão? Tem muito mais vindo por aí! Aguardem!

Um beijo e até o próximo post!

Flavia Ribeiro
Fla

Você vai gostar de...

Hotel de Selva Anavilhanas, Amazônia Se você quer conhecer a Amazônia e procura onde ficar tenho uma ótima dica para você: o hotel de selva Anavilhanas Jungle Lodge. Ele é lindooo e fica ...
O que fazer em Anavilhanas, Amazônia Conhecida como "Pulmão do Mundo", a Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo, formada por várias reservas e parques nacionais, entre ...
Ilhas no Pacífico Sul: Fiji, Samoa e Tonga Uma viagem às remotas ilhas no Pacífico Sul não é um destino muito comum entre os brasileiros pela distância e consequentemente pelo preço da passagem...
Mergulho com tubarões bull sharks Viajei com um friozinho na barriga sem saber se realmente teria coragem para experimentar aquilo que tinha me proposto. Eu sabia que podia ser, e foi,...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em