serra da canastra

Recentemente fui conhecer a Serra da Canastra em Minas Gerais num roteiro de 3 dias em que conheci a parte alta do Parque Nacional, a parte baixa e ainda fiz a rota do queijo canastra. Uma viagem com muita natureza, queijo, paz e tranquilidade. Nesse artigo conto como organizei o meu Roteiro pela Serra da Canastra. Bora conferir?

Roteiro pela serra da canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra

A Serra da Canastra é uma espécie de berçário de rios. Aliás, o Parque Nacional foi criado justamente para proteger a nascente do Rio São Francisco. Esse importante curso d’água brota na parte alta da serra e se espalha por mais de 2.800 km de extensão e passa por mais de 500 municípios e seis estados. Seguindo rumo ao nordeste, ele deságua no Oceano Atlântico, bem na divisa de Alagoas com Sergipe.

Carinhosamente chamado de “Velho Chico”, o São Francisco é um dos principais rios brasileiros com grande importância econômica. Gera energia através de cinco usinas hidrelétricas, irriga regiões de seca extrema e torna férteis suas margens em tempos de cheia. É também conhecido como “Nilo brasileiro”. Sua bacia abrange três biomas brasileiros: o cerrado, caatinga e mata atlântica, e é a terceira maior do país, correspondendo a cerca de 8% do território nacional.

Roteiro pela serra da canastra

Além da abundância de água, o Parque Nacional da Serra da Canastra conta com uma fauna riquíssima. Na parte alta do vivem várias espécies de animais ameaçados de extinção. É possível ver lobo-guará, gaviões carcarás, seriemas, corujas, tucanos, veados-campeiros, tamanduás-bandeira e tatus-canastra.

Roteiro pela serra da canastra

A vegetação do parque é formada por campos rupestres, cerrado e matas de galeria. Entre as árvores de pequeno porte se destacam as candeias que produzem um óleo essencial, extraído de sua casca, que tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes. Indústrias de cosméticos também compram seu óleo para produção do alfabisabolol, um ativo usado para beneficiar a pele do rosto. Em seus 70 mil hectares, o parque guarda muitas cachoeiras com altura acima dos 100 metros.

O Parque Nacional tem 4 entradas. As principais são a Portaria 1 em São Roque de Minas e a Portaria 4 que dá acesso a parte baixa da Casca D’Anta. Não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas.

Roteiro pela Serra da Canastra

Para curtir a Serra da Canastra com calma, minha recomendação é reservar ao menos um dia para cada parte, dividindo o tempo entre a parte alta e a parte baixa. No entanto, o ponto principal das duas partes é o mesmo, a Cachoeira Casca d’Anta. Na parte baixa você pode apreciar a queda d’água, que é a primeira do Rio São Francisco, enquanto na parte alta, poderá tomar banho em suas águas.

Em férias e feriados é recomendável fazer reserva antecipada para visitar o Parque da Serra da Canastra pelo portal www.gov.br. Nos dias normais você pode comprar o ingresso diretamente nas portarias do parque. Quando eu fui os funcionários estavam em greve e a cobrança da entrada estava suspensa.

1º dia Parte Alta da Serra da Canastra

Fiz a parte alta da Serra da Canastra com a Agência Canastra Adventure em carro 4×4 e guia num passeio que durou todo o dia. Subimos por estrada de terra até a altitude de 1500m. A primeira parada foi na nascente histórica do Rio São Francisco, depois seguimos para a Cachoeira Casca D´Anta, onde caminhamos por uma trilha até o mirante.

Na volta da caminhada paramos para tomar banho nas piscinas naturais do Rio São Francisco e lanchar. Não existe nenhum restaurante na parte alta do parque. A Canastra Adventure fornece o lanche ao custo de R$ 30. Deixe para tomar sua cervejinha quando voltar para a pousada, pois a entrada com bebidas alcoólicas é proibida. Depois fomos na cachoeira Rasga Canga e por último visitamos o Curral de Pedras.

Roteiro pela serra da canastra

+ Veja aqui o roteiro completo da parte alta da Serra da Canastra.

É possível fazer com seu próprio carro, mas é recomendável que seja um SUV ou carro 4×4 porque a estrada é toda de terra e com bastante buracos. Recomendo perguntar sobre as condições da estrada antes de ir para evitar surpresas desagradáveis. Em época de chuva não arrisque, vá com uma agência especializada como a Canastra Adventure.

Roteiro pela serra da canastra

2º dia | Parte baixa da Serra da Canastra

Sai de São Roque de Minas em direção à portaria 4 do parque que fica no distrito de São José do Barreiro, perto da cidade Vargem Bonita. São mais de 30km de terra. Eu fui final de Julho, época de seca, e deu para dirigir tranquilo com o carro, apesar de muita poeira. Na época das chuvas (novembro a março) prepare-se para o barro e terrenos escorregadios.

Roteiro pela serra da canastra

A estrada vai margeando o fantástico paredão da Canastra. Vá com calma e pare em alguns de seus mirantes. Meu objetivo era chegar na parte baixa da majestosa cachoeira Casca D’Anta com seus 186m. Após passar pela portaria do parque, onde deixei o carro estacionado, peguei uma trilha leve de 1,5km. Na volta parei nas piscinas do Zizico com aguas cristalinas e também num bar restaurante para tomar uma cerveja artesanal e degustação de queijos e doces.

3º dia | Rota do queijo canastra

Escrevi um artigo exclusivo para contar tudo sobre a Rota do Queijo Canastra, falando dos seus processos de fabricação e as queijarias que visitei ao redor da cidade de São Roque de Minas. Clique aqui para ser direcionado para o artigo dos queijos.

Roteiro pela serra da canastra

Espero que tenham curtido minhas dicas sobre Roteiro pela Serra da Canastra. Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Outros artigos de turismo rural

+ Veja o que fazer em São Bento do Sapucaí

+ Roteiro pelo Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

+ Um final de semana na Fazenda Alliança no Vale do Café

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *