Todo feriado tento escapar para algum lugar diferente, mas não tenho escapado do Nordeste! No último feriado prolongado explorei o litoral sul de Alagoas. Nesse artigo deixo aqui minhas dicas do roteiro no litoral sul de Alagoas, passando pela Praia do Francês, pela Barra de São Miguel à Praia do Gunga.

Roteiro no litoral sul de Alagoas

Montei base na Praia do Francês que fica a 20 quilômetros de Maceió. É uma bela praia, com mar azul caribenho! Um lado da praia é protegido das ondas pelos arrecifes, e o outro tem uma faixa de praia é aberta, famosa pelas boas ondas para o surf. De Maceió à Praia do Gunga são apenas 35 km que recomendo explorar de carro. As estradas asfaltadas estavam em boas condições e margeiam o litoral, um passeio que vale a pena.

Praia do Gunga

Praia do Francês

A Praia do Francês

A praia é linda, com água quentinha e transparente. Como é cercada por barreira de corais, quando a maré baixa, os recifes formam várias piscinas naturais.

Praia do Francês

Praia do Francês

Praia do Francês

A praia pertence à cidade histórica de Marechal Deodoro, berço do nosso proclamador da república e ex-presidente do Brasil.

Com várias barracas (e inevitavelmente ambulantes), reúne todas as tribos, de várias gerações. Versátil, tem um mar propício para quem viaja com crianças, e prefere água mansa, como também quem prefere as ondas para a prática de surf.

O vilarejo da Praia do Francês é também cheio de restaurantes e lojinhas. Aproveite!

Conta a história…

Segundo os historiadores, a praia leva esse nome porque os franceses no século XVIII contrabandeavam o pau-brasil, abundante na época colonial, nessa enseada estrategicamente natural. Inicialmente era chamada de Porto dos Franceses, depois o nome derivou para Praia dos Franceses, e hoje chama-se apenas Praia do Francês.

A região era habitada pelos índios Caetés na época da colonização. Vários conflitos aconteceram entre os índios, colonizadores e invasores. Índios, franceses, holandeses e portugueses, todos disputavam essas terras tão lindas!

Praia do Francês

Praia do Francês

Praia do Francês

O que fazer?

A melhor pedida é caminhar para os dois lados da praia. Do lado direito é o point dos surfistas, onde o mar é mais agitado. Do lado esquerdo as águas são mais tranquilas e formam as piscinas naturais. Na parte central onde está o Hotel Ponta Verde há um monte de barracas com infra de comes e bebes e aluguel de pranchas de SUP e kayaks. Ah! Tem também aula de surf!

Adoro acordar cedo e caminhar pela praia. Escolhi o lado esquerdo da barreira dos corais para explorar, e até consegui alugar uma bike de um local para uma boa pedalada sobre as areias.

Praia do Francês

Praia do Francês

Praia do Francês

Uma alternativa (um tanto turística) é fazer o passeio de barco com a Cristal Mar até o recife, onde as ondas quebram. Um dos tripulantes mergulha no mar para buscar exemplos de corais, ouriços e até um polvo. Ah! Mostraram também uma estrela serpente que nunca tinha visto. Enquanto isso outro tripulante entretêm e conta curiosidades da vida marinha local.

Não deixe de ir até o Mirante do Gunga, um dos cartões postais mais lindos do litoral sul de Alagoas. O mirante fica em um restaurante bem na entrada da praia. É preciso pagar uma taxa de R$ 2 que valem a pena! Você vai deslumbrar-se com o mar de coqueiros da fazenda do Gunga. Dali dá pra ver até a Lagoa do Roteiro. Desça pra Praia do Gunga, onde tem bares e restaurantes. Tem um passeio de bugre até as falésias que eu acabei não fazendo porque caiu um toró e fui embora… 🙁

Mirante do Gunga

Mirante do Gunga

Lagoa do Retiro

Outro passeio imperdível na região é degustar as ostras frescas da Lagoa do Retiro, em Barra de São Miguel. Esse passeio foi tão especial que contei neste post aqui.

Instagram

Onde ficar no roteiro no litoral sul de Alagoas

Mesmo chegando tarde no aeroporto de Maceió, preferi dirigir até a Praia do Francês na mesma noite para poder dormir e acordar com o barulhinho do mar… Não tem preço acordar e ver aquele mar azul turquesa à sua frente.

Hospedei-me no Hotel Ponta Verde Praia do Francês (existe um outro em Maceió). Bem localizado, no melhor point da praia, tem uma vista de tirar o fôlego. Os quartos são amplos, em decoração clean, com ar condicionado e Wi-Fi gratuito.

sul-alagoas-praia-do-frances-1-8

Praia do Francês

Hotel Ponta verde

Destaque para a piscina, um capítulo à parte. Até encontrei uma mini-sereia lá! <3 Com vista para o mar, tem um bar que serve drinks e petiscos. Depois da praia ficava na piscina até anoitecer! O hotel também tem um restaurante com vista para o mar. Gostando das dicas do roteiro no litoral sul de Alagoas?

Hotel Ponta verde Praia do Francês

 O café da manhã é de tirar o chapéu, principalmente porque tem uma bancada de tapiocas que são preparadas na hora para você. Eu simplesmente amo as tapiocas do nordeste!  Outra grande vantagem de se hospedar ali é que o hotel dispõe de estacionamento privativo. Estacionar não é tarefa fácil naquelas bandas…

Hotel Ponta Verde

Quer mais? O hotel oferece serviço de “beach service” com guarda-sóis e cadeiras para os hospedes.

Praia do Francês

Gostou do post sobre o roteiro no litoral sul de alagoas? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui que terei prazer em responder!

Continue lendo:

Obrigada pela visita, voltem sempre!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

3 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *