Roteiro em Torres del Paine

Nesse artigo conto minhas dicas de como organizei meu roteiro em Torres del Paine em 4 dias. Todas as demais dicas para organizar sua viagem (como chegar, onde ficar, como se locomover, etc) você encontra nesse outro post aqui. Aqui vou descrever praticamente o que fizemos. Bora conferir?

Roteiro em Torres del Paine

Torres del Paine apresenta inúmeras atrações, que incluem lagos, montanhas e geleiras. Algumas delas só podem ser acessadas por meio de longas trilhas, mas há muitos locais que de fácil acesso, seja de carro ou numa curta caminhada. Veja abaixo o meu roteiro de Torres del Paine que cobre o melhor do Parque num período de 4 dias para melhor aproveitamento da sua viagem.

Roteiro em Torres del Paine

1o. dia – De Punta Arenas à Torres del Paine

Chegamos em Punta Arenas bem cedo e pegamos o carro alugado no aeroporto. Reservamos com antecedência porque há pouca oferta de carros no fim do mundo (faça sua cotação aqui). Na estrada havia poucas opções para um café e banheiro. Encontramos um restaurante com empanadas a uns 20 km do aeroporto, depois só em Puerto Natales. Também não tem muitos postos de gasolina na estrada (nem no parque), sempre abasteça quando encontrar um posto.

Roteiro em Torres del Paine

Viajamos até Puerto Natales (250km em aprox 3 horas de viagem) onde paramos no mercado para comprar uns vinhos (ótimos rótulos com excelentes preços) e comidinhas que pudéssemos levar para as trilhas. De lá seguimos mais 90 km passando por Cerro Castillo com objetivo de chegar à portaria do Parque “Laguna Amarga”, que era a entrada mais próxima do nosso Hotel Las Torres. Ali paramos para fazer o registro de entrada, pagamos a taxa e recebemos instruções de segurança do parque. No total foram aprox. 5 horas de viagem de Punta Arenas ao Parque Torres del Paine.

Laguna Amarga Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine

Assim que chegamos no Parque já encontramos o Mirante do Lago Sarmiento, que é enorme e lindo. Uma visão espetacular. Aliás essa entrada do parque é impactante porque desde o início já dá para ver as Torres de longe. Foi pura emoção quando nos deparamos com elas pela primeira vez! Depois passamos pela própria Laguna Amarga, que não tem a cor tão bonita quanto o Lago Sarmiento, mas rende várias fotos lindas pela estrada.

Roteiro em Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine

Fizemos muitas paradas para fotos até chegar ao nosso Hotel Las Torres onde almoçamos e iniciamos o planejamento da trilha para o próximo dia. Além de curtir a estrutura do hotel, é claro, que eu conto no próximo post.

Hotel Las Torres del Paine

2º. dia – Trilha da Base das Torres del Paine

No segundo dia fizemos a trilha da Base de Torres del Paine, que é simplesmente espetacular. Eu descrevo todo o desafio de chegar lá nesse artigo aqui. Não deixe de conferir!

Trilha base das Torres del Paine
Trilha base das Torres del Paine

Comemoramos o sucesso da trilha com um autêntico churrasco de cordeiro patagônico no Hotel Las Torres (aprox. $50 usd por pessoa, com comida e bebida a vontade).

Roteiro em Torres del Paine

3º. dia – Lagos, mirantes e cachoeiras em Torres del Paine

No terceiro dia fizemos um Roteiro em Torres del Paine mais light, porque estávamos moídos do dia anterior, mas não menos bonito. Nos direcionamos de carro para o outro lado do parque (30 km, mais ou menos 1 h distante) onde exploramos:

Roteiro em Torres del Paine
  • Mirador Salto Grande – é uma linda cachoeira com água de degelo, que separa o Lago Nordernskjöld do Lago Pehoé. Dali pegamos a trilha que leva o Mirador Los Cuernos, caminhos dos Circuitos W e O.
Roteiro em Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine
  • Mirador Cuernos – Essa caminhada é linda! É uma trilha bem demarcada, fácil, com duração de meia-hora mais ou menos (cada perna). Chegamos até uma prainha de lago com areias pretas onde ficamos um bom tempo admirando a paisagem. Estava um solzinho gostoso e a montanha refletia nas águas do lago calmo. Continuamos subindo a trilha por uma caminho à esquerda até chegar em outro ponto de onde se tem uma vista melhor dos Cuernos del Paine. Embora essa montanha tenha formas de chifres, o nome vem do tipo de rocha que são formados, as rochas corneanas. Imagina que toda a cordilheira Paine foi formada pelo avanço dos glaciares há mais de 12 milhões de anos!
Roteiro em Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine
  • Mirador Pehoé fica às margens do lago Pehoé, que dizem ter uma cor azul linda mas quando chegamos lá estava bem nublado então não vimos essa cor. Almoçamos ali na Hosteria Pehoé que fica numa ilhota ligada por uma ponte (servem hamburguesas principalmente). O restaurante tem uma vista privilegiada do maciço Cuernos com Valle do Francês ao fundo. Voltamos pro hotel onde jantamos e descansamos para o dia seguinte.
Lago Pehoé

4º. Dia – Kayak no lago Grey

No 4º. e último dia do nosso roteiro em Torres del Paine fomos conhecer o Lago e Glaciar Grey, que é o maior lago do parque e a maior geleira em território continental. Nossa escolha foi explorar a geleira num passeio de kayak com a Big Foot Adventures. Foi um passeio realmente incrível, conto tudo nesse outro post aqui.

Com a Big foot também é possível fazer um trekking sobre a geleira com grampons nos calçados e guia, mas optamos pelo kayak conforme disse pois não havia tempo para as duas atividades.

Roteiro em Torres del Paine

Depois do kayak fizemos a navegação pela geleira no barco do Lago Grey, tomamos muito pisco e voltamos para Hotel Lago Grey onde almoçamos. Dali seguimos viagem para Punta Arenas onde dormimos na Pousada Casa Escondida, que ficava convenientemente perto do aeroporto, já que no dia seguinte voltaríamos ao Brasil.

Roteiro em Torres del Paine
Roteiro em Torres del Paine

Espero que tenham gostado do meu roteiro em Torres del Paine em 4 dias. Se gostou ou tiver qualquer duvida deixe um comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar.

Roteiro em Torres del Paine

Continue lendo:

Obrigada pela visita, volte sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *