Roteiro em Fiji, encontre o seu!

Logo que decidi viajar pra Fiji perdi um tempo pensando no roteiro. Eram muitas as opções, já que o país tem mais de 300 ilhas… Estava um tanto indecisa, até que encontrei a Awesome Adventures, que muito me ajudou a definir meu roteiro em Fiji. Nesse post conto como foi essa experiência (adorei). Não só pelo benefício (=paraíso), mas o custo foi justo. Portanto, dica que vale a pena compartilhar!

Sobre a Awesome Adventures Fiji

A empresa tem mais de 16 anos e leva viajantes e locais todos os dias às paradisíacas ilhas de Fiji . São 20 ilhas e mais de 30 resorts com saídas diárias. Com eles ficou tudo mais fácil, tive a liberdade de escolher meu itinerário, quantidade de dias, em uma variedade de pacotes oferecidos. E ainda pude customizar com um resort que eu estava de olho desde o início, o Blue Lagoon. 

Como montar seu roteiro em Fiji

As opções “Multi Island Packages” podem ser de 5 a 12 dias e incluem os arquipélagos de Mamanucas e das Ilhas Yasawas.  Eu escolhi o Fiji Discovery com 9 dias, 8 noites e 4 ilhas. Achei que foi perfeito. Bem, pra falar a verdade, queria ter ficado mais dias… não teria sido exagero escolher o de 12 dias ahaha

Todos os roteiros incluem o transporte entre as ilhas, a hospedagem, a alimentação em alguns casos (à parte para opção 2 cocos) e as atividades. Lá pelo site você consegue ver os resorts, escolher o tempo que você quer ficar e as atividades que tem pra fazer. Eu não dispensei a opção do “full monty” que incluía as atividades. Conto mais disso logo abaixo.

Além do Fiji Discovery, há outros roteiros à escolher: Tropical Island Explorer, Coconut Cruiser, Island Time e o Twin Island Time Outs.

Dá uma olhada aqui pra saber mais.

Escolha dos resorts

A Awesome Adventures Fiji classifica os resorts em três níveis diferentes: 1, 2 ou 3 cocos que variam em padrão, estilo e oferta de atividades. O padrão “1 Coco” é aquele resort mais simples (e portanto mais barato), com a maioria das acomodações de quartos e banheiros compartilhados. Não espere encontrar secador de cabelo, água quente ou ar-condicionado… Traga sua própria toalha, shampoo e outras necessidades. Todos esses resorts são administrados por moradores locais que adoram hospedar e compartilhar suas vidas com os viajantes. As refeições quase sempre estão incluídas no preço.

A opção 2 Cocos são resorts mais modernos, com um padrão mais alto que 1 coco. Os quartos ainda pode ter ventiladores ao invés de ar-condicionado, mas tem mais conforto e variedade nas refeições.  Essa foi minha opção e fiquei nos seguintes resorts:

Bounty / Barefoot KuataKouravou Eco Resort / Blue Lagoon

Os dois melhores foram Barefoot Kuata e Blue Lagoon.  Vou contar sobre eles nos próximos posts. Não deixe de conferir, ok?

Preciso explicar da opção 3 cocos? Ahaha  Luxo é viajar para Fiji!

Atividade ou relax? 

Exceto se você quiser relax total, vale a pena incluir a opção “Full Monty” no seu pacote, que inclui as atividades nos resorts.

As atividades são limitadas em número de pessoas, então é bom reservá-las com antecedência. O site da Awesome Fiji mostra todas as opções nas páginas de cada resort. É bom checar porque as atividades são diferentes de resort para resort (quase todas incluem o snorkel).  Eu por exemplo quis o mergulho com tubarões e escolhi o Barefoot, que para mim foi o melhor disparado.

Dicas das Ilhas Fiji

Dá uma olhada no site e veja as opções. Você pode mergulhar com tubarões e arraias manta, fazer trilhas nas montanhas das ilhas, remar de caiaque, visitar cavernas, socializar com os habitantes locais e provar o kava. Ou, se preferir, simplesmente aproveite o ‘Fiji Time’ e não faça nadinha além de relaxar…

Conto mais das atividades no próximo post, ok?

Obs: O resort é quem determina quais as atividades que serão oferecidas na época da sua viagem. Infelizmente não dá para escolher mas eu não trocaria nenhuma das quais escolheram para mim.

Transporte entre as ilhas

O barco da Awesome é o amarelo, mais conhecido como ‘Yasawa Flyer’. É um daqueles catamarãs, rápidos e modernos, projetadas para cruzar as Ilhas Fiji.

Os barcos seguem um itinerário diário que dá pra entender pelo mapinha que eu mostrei antes. Partem da Marina Denarau todos os dias às 8:30 da manhã e retornam às 17h45. Ah… são pontuais, não se atrase.

Na parte interna tem um salão com ar condicionado, poltronas e mesas. Tem também um café que oferece bebidas geladas e snacks. Mas minha área preferida era ao ar livre, onde curti muito o sol e o vento, babava na paisagem e bebia uma cerveja Fijiana.

Pelos alto falantes eles anunciam qual é a próxima parada / ilha e resort e quanto tempo de viagem no seu roteiro em Fiji. As malas são sempre etiquetadas e separadas de acordo com as paradas. 

O barco geralmente pára afastado da praia (nos casos que o resort não tem um píer de grande calado) e pequenos barcos motorizados vão nos receber e transportar até os os resorts. Mais lindo de tudo era chegar na praia do resort com musica fijiana. 

Algumas vezes fui transportada pelo barco da South Sea Cruises, uma empresa ligado ao grupo da Awesome.

Check-in no Porto Denarau

Passei rápido pela loja da Awesome no aeroporto de Nadi para trocar meus vouchers e me dirigi ao Porto Denarau de taxi ($22). Você pode também trocar os vouchers direto no balcão da Awesome Adventures lá na Marina Denarau, onde os barcos partem.  

A empresa até oferecia o transfer aeroporto x porto, mas, no meu caso, o avião chegou depois do horário. Denarau fica a aproximadamente 20 minutos do Aeroporto de Nadi. Chegando lá, se já tiver trocado seus vouchers, entregue a mala para a etiquetagem, aguarde o horário do embarque e seja feliz!

Bula Pass, opção com mais liberdade 

O ‘Bula Pass’ é uma forma com mais liberdade de montar seu roteiro em Fiji. Também válido para viajar a bordo de embarcações à parir da Marina Port Denarau. A diferença é que, exceto sua primeira parada, nada está reservado. Você vai ajeitando sua viagem pelo caminho. Mas, atenção, não é permitido descer em um resort sem a reserva previamente efetuada. Feche tudo antes de embarcar pra não (literalmente) dormir na praia…

+ Pra saber mais sobre o Bula Pass clique aqui.

Não deixe de conferir os outros post das ilhas do pacífico aqui no blog.

Gostou das dicas para elaborar seu roteiro em Fiji? Qualquer duvida só deixar um comentário aqui para mim, terei prazer em ajudar!

Um beijo e até a próxima…

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Hidroavião em Fiji – uma experiência única... Se você tiver oportunidade não deixe de experimentar o passeio de hidroavião em Fiji. Além de ser um sobrevoo espetacular, é a maneira mais rápida e e...
Cerimônia do Kava em Fiji, ritual imperdível O Kava é uma planta indígena encontrada no Pacífico Ocidental, e tradicionalmente bebida nos países como Fiji, Vanuatu, Havaí e Polinésia. Tem sido ut...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em