Roteiro do que fazer em Tavira Portugal

Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de Portugal. Suas construções ainda guardam uma arquitetura tradicional da época das explorações marítimas entre os séculos XV e XVI. Vai além, porque ainda hoje é possível encontrar vestígios de uma muralha fenícia do século VII a.C. e construções islâmicas dos séculos XII e XIII. Veja nesse artigo um roteiro do que fazer em Tavira.

O que fazer em Tavira Portugal

 

O que fazer em Tavira Portugal

Roteiro do que fazer em Tavira

Tavira é uma cidade muito fácil de conhecer, explorar seus recantos e desvendar seu passado. Suas ruas estreitas com casinhas brancas são para percorrer com calma. A maior parte das atrações culturais e históricas estão cerca das duas margens do rio Gilão, cortada por uma antiga Ponte Romana do século XVII, de onde apreciamos uma bela vista sobre o casario. À beira da ponte está esta placa com uma sugestão de roteiro do que fazer em Tavira.

roteiro do que fazer em Tavira

roteiro do que fazer em Tavira

Castelo de Tavira

O “castelo de Tavira” é na verdade um pequeno forte defensivo remonta aos séculos X e XI, herança dos árabes que habitaram a região no passado. Ele foi construído pelos mouros sobre uma fortificação anterior de origem fenícia (século VIII-VII a.C). No interior hoje está um belo jardim. Não deixe de subir nas muralhas e de cima a melhor vista da cidade, das casinhas caiadas de branco, das cúpulas das igrejas e do rio.

roteiro do que fazer em Tavira

roteiro do que fazer em Tavira

Igreja de Santa Maria do Castelo

Procure pela Igreja de Santa Maria, um edifício do séc. XIII, que ocupa o lugar de uma antiga mesquita, onde descansa Dom Paio Peres Correia e os sete cavaleiros da Ordem de Santiago dos trabalhos que reconquistaram Tavira das mãos dos Mouros em 1242. Já passou por reformas depois de ter sido abalada por um terremoto em 1755. Repare na fachada com elementos em estilo gótico, e a torre do relógio que pertence à uma construção bem primitiva.

O que fazer em Tavira Portugal

O que fazer em Tavira Portugal

Bem perto está a Igreja de Santiago, que também ela foi erguida sobre uma antiga mesquita. Aliás são mais de 35 igrejas históricas em Tavira. Procure pela da Igreja da Misericórdia com seu belo portal renascentista talhado em forma de arco é coroado pelas estátuas de Nossa Senhora da Misericórdia, São Pedro e São Paulo. Foi idealizada pelo mestre André Pilarte, que também trabalhou no Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.

O que fazer em Tavira Portugal

 

Outros lugares que possam interessar seriam o Antigo Solar da Família Corte-Real com as ruínas que possivelmente eram o local da residência medieval dos Corte-Real, o Núcleo islâmico para saber mais sobre a história da cidade e o Palácio da Galeria, onde está o Museu Municipal.

roteiro do que fazer em Tavira

Fique de olhos nas lojinhas com souvenirs e peças de cerâmicas e os vários cafés e restaurantes charmosos.

O que fazer em Tavira Portugal

O que fazer em Tavira Portugal

Continue lendo:

+ Roteiro de 5 dias no Algarve

+ As melhores praias do Algarve

+ A trilha dos 7 vales suspensos

+ Algar Seco, o pôr do sol mais lindo do Algarve

+ Passeio de Kayak pela Ponta da Piedade

+ Cacela velha, um vilarejo com as mehores ostras de Portugal

+ Dicas essenciais para organizar sua viagem ao Algarve

Bjs e até o próximo artigo.

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *