Atenas Grecia Acropole

Este post dá sugestões para um roteiro de 1 dia em Atenas passando pelo Jardim Nacional, o Templo de Zappeion, o Templo de Zeus, o novo Museu e finalmente a Acrópole.

>>> Veja aqui o post introdutório sobre Atenas

>>> Veja aqui o roteiro do 2º. dia

Fiz esse roteiro de 1 dia em Atenas na companhia da Virna Lize, do blog Uma Brasileira na Grécia, que mora em Atenas e faz passeios culturais e roteiros a pé pelos principais pontos turísticos de Atenas.

Roteiro de 1 dia em Atenas

Jardim Nacional e o Templo de Zappeion

Iniciamos nosso tour a pé na praça Syntagma Square e fomos primeiro ao National Garden, um oásis bem no centro de Atenas. Vale a visita já que o local está no seu caminho em direção à Acrópole. A vegetação é exuberante, um parque cheio de palmeiras lindas e imponentes. Além de um jardim zoológico, um lago, um parque infantil, uma biblioteca para crianças, um café, há vários monumentos antigos e estátuas espalhadas. Entrada grátis!

Lá está também o Templo de Zappeion, um edifício neoclássico onde ocorrem muitas cerimônias e eventos governamentais, local escolhido inclusive para sediar a assinatura da adesão da Grécia à União Europeia em 1981.

Fica perto do Parlamento Grego e do Estádio Panathenaico onde foram os Jogos Olímpicos de 1896. Aliás, foi no Zappeion a sala principal das provas de esgrima dos Jogos de Verão de 1896 e também Centro de Mídia nas Olimpíadas de 2004.

Atenas Grecia

Atenas Grecia

O monumental Templo de Zeus

O Templo de Zeus é um dos maiores e mais famosos templos gregos. Era maior até que o Parthenon, na Acrópole. Eram 104 colunas monumentais de 17 metros de altura, hoje são só 15.  São mais altas inclusive que as colunas do Parthenon que medem 12 metros!

Usado para cultos aos deuses e heróis helênicos, foi construído em homenagem a Zeus, rei dos deuses do Olimpo. Deus dos céus, dos raios e relâmpagos, Zeus era responsável por manter a ordem e a justiça pela mitologia grega.

Conta a mitologia que Zeus, ao sentir uma terrível dor de cabeça, pediu a Hefesto que lhe abrisse o crânio com um machado. Assim nasceu Athena, a deusa da sabedoria, que deu o nome à cidade de Atenas.

A sua construção começou no século VI a.C. pelo déspota Pisístrato, para aumentar a sua popularidade, mas só foi concluída no reinado de Adriano. Logo após a morte de Pisístrato, seus filhos Hípias e Hiparco mandaram demolir o templo para construir um novo templo, ainda maior. Aristóteles usava esse templo como exemplo para mostrar como os tiranos gregos mantinham a população ocupada com obras monumentais a fim de que não tivessem tempo ou energia para rebeliões.

Dica: Pra quem está seguindo o roteiro de 1 dia em Atenas e não tem tempo a perder: compre na entrada do Templo de Zeus o seu ingresso para a visitar a Acrópole, vai pegar uma fila muito menor. 

Atenas Grecia Acrópole Templo de Zeus

Atenas Grecia

O novo Museu da Acrópole

Do Templo de Zeus fomos em direção ao Pórtico de Adriano, passamos rápido pelo centrinho de Plaka (deixando para voltar no segundo dia) e fomos explorar o museu. Acho legal visitar o museu antes de subir à Acrópole para entender mais sobre a história do lugar.

O novo museu foi inaugurado em 2009, tem 3 andares de arquitetura moderna. Tudo ali respira história! Viagens e Outras Histórias!

Você vai ter a incrível chance de ver lá 5 das Cariátides originais, que são colunas jônicas esculpidas em forma de mulheres. Elas sustentavam o Templo de Erecteion, consagrado aos primeiros reis de Atenas, filho de Gaia e de Hefesto.

atenas-grecia-museu-1

Atenas Grecia Museu Acrópole

Atenas Grecia

O templo é dedicado aos deuses Atena e Poseidon. Em 1979, as estátuas originais no templo foram substituídas por reproduções para que pudessem ser mantidas em segurança. Cinco delas estão no museu da Acrópole, a sexta encontra-se no Museu Britânico, em Londres. Ela foi parar lá há 200 anos atrás, quando Lorde Elgin, embaixador britânico para o Império Otomano, cerrou-a do pórtico do Erecteion e levou-a para decorar sua mansão na Escócia. Autoridades gregas e britânicas travam uma briga sem fim pela posse da sexta cariátide, sem solução no momento. Nomes de peso como George Clooney apoiam a causa dos gregos, entre outros figurões. 

Atenas Grecia

Segundo a lenda Poseidon, deus do mar e a deusa Atena lutaram pela posse da cidade. Aquele que presenteasse melhor a cidade, seria o seu protetor. Poseidon fez jorrar uma fonte de água salgada, enquanto Atena fez nascer um pé de oliveira, uma árvore até então desconhecida na cidade. A dádiva de Atena foi considerada melhor, ela foi reconhecida como protetora, e a cidade ganhou seu nome.

E aí curtindo o roteiro de 1 dia em Atenas? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim! 🙂 

 Finalmente a Acrópole!

Conhecida no mundo inteiro por seus imponentes templos e grandiosos teatros, a Acrópole está na parte mais alta da colina, local com as melhores defesas naturais e recursos hídricos. Ali ficavam os principais prédios administrativos e religiosos da Grécia antiga, inclusive a casa do rei.

Atenas Grecia

Atenas Grecia Acrópole

Atenas Grecia

É provável que esse importante sítio arqueológico, atualmente em ruínas, tenha começado a ser erguido por volta de 2800 anos a.C. Seu apogeu, conhecido como “Século de Ouro”, ocorreu no período clássico, entre os séculos IV e V antes da era cristã. Uma época marcada por grandes realizações e muitas obras na cidade sob o governo do estadista Péricles, quando Atenas tornou-se um importante centro de manifestações culturais.

Atenas Grecia
Atenas Grecia

Atenas Grecia

Além do Pathernon e do Templo Erecteion, impressionei-me com o Teatro de Dionísio. Considerado o mais importante teatro da Grécia antiga e o berço do teatro ocidental. Foi palco para os 2 mais famosos gêneros teatro grego, a tragédia e a comédia. Recebeu o nome de Dionísio, o deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses e, obviamente, o deus do teatro.

Instagram

Ainda falta mais um pouquinho para completarmos nosso roteiro de 1 dia em Atenas… Aguenta aí!

O Pathernon

O Pathernon, o mais importante e mais visitado monumento na Acrópole, foi construído para reverenciar a deusa Atena, protetora da cidade. Sem dúvida um dos maiores monumentos da história da humanidade e símbolo da democracia e da liberdade. Foi construído entre os anos de 447 e 438 A.C, no governo de Péricles para receber os grandes eventos culturais e políticos da época.

Serviu de igreja cristã no período bizantino e, depois foi convertido numa mesquita no período otomano. Os turcos chegaram a utilizar o Parthenon inclusive como depósito de pólvora quando Atenas foi cercada pelos venezianos.  Atualmente, a Acrópole inteira encontra-se em restauração com projetos que já duram 35 anos.

Atenas Grecia

Atenas Grecia

Atenas Grecia Acrópole

Gostou do meu roteiro de 1 dia por Atenas? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui!

>>> Veja tudo sobre Grécia aqui.

 Um abraço e até o próximo post!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *