O Algarve em Portugal é uma região lindíssima para se aproveitar no verão europeu. Praias com falésias e formações rochosas impressionantes enchem esse roteiro de 5 dias no Algarve que pode ser combinado com outras regiões em Portugal ou até mesmo outros destinos na Europa.
Roteiro de 5 dias no Algarve
Dia 1 | Trilha dos 7 vales suspensos
O primeiro dia decidi fazer a trilha dos 7 vales suspensos que é maravilhosa! Super recomendo para quem tem disposição e gosta de caminhar. Passei por lindas praias num percurso de aprox. 6 km (só a ida). No meio do caminho parei para almoçar num restaurante da praia de Benagil e continuei a caminhada até a praia da Marinha. No final da tarde curti o pôr do sol na praia do Vale dos Centianes.
+ Conto mais sobre a trilha dos 7 vales suspensos aqui!
Dia 2 | Lagos
Comecei o segundo dia pela Ponta da Piedade, peguei um barquinho para conhecer as grutas e depois aluguei um kayak na praia do batata para voltar à Ponta da Piedade que é sem duvida um dos lugares mais lindos de todo o Algarve! Digno de cartão postal! Veja aqui como foi!
Passei pelas praias de Dona Ana e Praia do Camilo que ficam bem perto. Almocei no centro histórico de Lagos, aliás amei essa cidade. Fiquei andando por lá até o anoitecer (não queria voltar pra Albufeira…).
+ Veja aqui onde ficar no Algarve
Dia 3 | Lagoa
Fui logo cedo à praia de Benagil pois queria alugar um kayak pra chegar à gruta. Cheguei lá por volta das 10:30 e já não havia kayaks para alugar naquele dia (e não aceitavam reservas pro dia seguinte). Superei a frustação e aliguei um stand up paddle. Mas confesso que foi um pouco complicado (sim, eu sei andar). É que eu estava com uma mochila e não tinha onde deixar. Remei com ela mas com o forte movimento de barcos e ondas, recuei à praia sem descer na gruta (como medo de molhar minhas coisas na mochila). Se você quiser alugar cedo chegue antes das 9hs da manhã!
Daí fiz o passeio de barco com a empresa Didi que sai da própria praia (tem outra também chamada Tortuga, da mesma empresa que aluga os kayaks). O barco do Didi era pequeno (como eu queria, nem pensar aqueles barcões) para poder entrar nas grutas. Checa se o seu barco entra nas grutas e se para na Benagil. Nem todos… Descemos para umas fotos numa paradinha rápida. Depois fui curtir a Praia da Marinha.
+ Veja aqui mais dicas da Gruta Benagil
Dia 4 – Albufeira e Portimão
Comecei o dia andando um pouco por Albufeira onde estava hospedada (achei furada, conto no outro artigo). As principais praias ali são Praia da Falésia, Praia da Galé, Praia do Castelo, Praia da Coelha, Praia São Rafael e Praia de Arrifes. Fui até a Praia da Falésia que fica no complexo de Vilamoura. É uma praia bem grande. Eu curto mais as prainhas pequenas, me mandei para Portimão que eu ainda não conhecia. Antes carimbei o passaporte no “No Solo Àgua” que tem fama de um bom point para o sunset parties em Vilamoura. Com cardápio de gins incrementados e comidinhas, o beach club tem esquema de sunbeds, e um restaurante com DJ e gente bonita.
Em Portimão escolhi conhecer a Praia dos Três Irmãos, também conhecida como Alvor. Uma graça de praia!
+ Veja aqui as praias que eu mais gostei no Algarve
Dia 5 – Tavira e Cacela Velha
No ultimo dia do meu roteiro de 5 dias no Algarve fui para o lado contrário, em direção à Espanha para conhecer o centro histórico de Tavira (amei).
Depois fui curtir a Praia da Fábrica na região da Cacela Velha. Um vilarejo micro (e lindo) onde tem as melhores ostras de toda Europa. Servida na frente da igreja, uma super dica do amigo Paulo que é de Portugal.
+ Dicas do Roteiro de 5 dias no Algarve
Gostaram das primeiras dicas do Algarve? Tem mais posts aqui:
+ As melhores praias do Algarve
+ A trilha dos 7 vales suspensos
+ Algar Seco, o pôr do sol mais lindo do Algarve
+ Passeio de Kayak pela Ponta da Piedade
+ Tavira, uma jóia de Portugal
+ Cacela velha, uma grande surpresa
Bjs e até o próximo post!