Nesse artigo conto detalhadamente o meu roteiro dos passeios pela Ilha de Santa Cruz, a primeira ilha que visitei em Galápagos. Fiquei lá 4 noites e achei um tempo justo (mas adoraria ter ficado mais) para conhecer o melhor de Santa Cruz , incluindo alguns passeios pras ilhas ao redor como North Seymour e Bartolomé.

+ Veja aqui meu artigo introdutório sobre Galápagos

Me faltou tempo para conhecer a reserva de tartarugas El Chato e Los Gemelos, onde estão uns túneis de lava. As tartarugas, encontrei-as na Estação Charles Darwin (e em outros cantos pelas ilhas) mas perdi realmente Los Gemelos. Uma ótima desculpa para voltar, não acham?! Esses dois lugares podem ser visitados tanto na ida quando na volta do aeroporto em Baltra, pois é caminho. Geralmente é oferecido pelos taxistas que ficam no cais do Canal de Itabaca, que divide Santa Cruz com Baltra onde está o aeroporto. O custo até Puerto Ayora é de $25 usdollares e se acrescentar El Chato e Los Gemelos + $25usd.

+ Veja aqui como chegar em Baltra e o meu roteiro completo

Roteiro de 4 dias em Santa Cruz

Veja o meu roteiro de 4 dias em Santa Cruz dia a dia:

1º dia    Voo de Guayaquill para Santa Cruz, conheci o malecón (calçadão) e o centrinho com vários restaurantes e bares e o muelle de pescadores onde fica um mercado de peixes onde se vê muitos lobos marinhos. Jantei no restaurante do FinchBay Hotel;

2º dia    Day trip para North Seymour e Bacha Beach com Altamar Yatch

3º dia    Day trip para Bartolomé com Galápagos Native Tours à bordo do Española Yatch

Bartolomé Galápagos

4º dia    Fundação Charles Darwin e Las Grietas, almoço no Isla Grill

5º dia    Caminhada para Tortuga Bay e voo para Isabela

North Seymour e Bacha Beach

Esse dia foi tão especial que resolvi publicar um artigo específico sobre ele. Seymour Norte é uma ilha imperdível, que abriga várias colônias de pássaros incríveis como as fragatas e os atobás de patas azuis, além de muitos lobos marinhos e iguanas. A Ilha pode ser conhecida num day trip saindo de Puerto Ayora em Santa Cruz. Conto todos os detalhes nesse artigo aqui.

E se não bastasse o deslumbramento com Seymour Norte ainda visitamos a praia Las Bachas com águas claras, areia branca e muitas aves. Se tiver sorte, é possível ver flamingos e pelicanos por todo o local.

Ilha de Bartolomé

Bartolomé Island fica no lado leste da ilha de Santiago. Aqueles que visitam as Ilhas Galápagos em uma opção “land based” não precisam se preocupar, pois também é possível conhecer a Ilha de Bartolomé numa day trip saindo da Ilha de Santa Cruz. Contei todos os detalhes desse dia incrível à bordo do Iate Espanõla nesse artigo aqui.

Bartolomé Galápagos

E se não bastasse a alegria de ver um dos visuais mais icônicos de toda a Galápagos, ainda tivemos tempo para curtir uma praia de areia dourada no sopé da Pinnacle Rock.

Bartolomé Island

Centro Darwin de Reprodução

Uma visita à Fundação Charles Darwin é um passeio imperdível. Lá você vai encontrar tartarugas gigantes que são mantidas em cativeiro para fins de reprodução. Um lugar que visa a preservação uma vez que elas têm muita dificuldade para se reproduzir.

Fundação Charles Darwin Santa Cruz

Com 8 anos de idade, os filhotes são devolvidos ao habitat natural e não é difícil encontrá-las soltas pela ilha. Dá para ver muitas babies tartaruguinhas, que vão crescer ali até serem reintroduzidas à natureza.

Fundação Charles Darwin Santa Cruz
Fundação Charles Darwin Santa Cruz

Além disso, a Fundação Charles Darwin, que é uma organização internacional sem fins lucrativos, conta com uma Estação de Pesquisa para promover e garantir a conservação do meio ambiente e a biodiversidade de Galápagos. Mais de cem cientistas, educadores, pesquisadores e voluntários estudam os ecossistemas terrestres e marinhos de Galápagos com foco na conservação.

Roteiro de 4 dias Santa Cruz Galápagos

A Fundação está comprometida com o desenvolvimento profissional dos residentes permanentes de Galápagos como futuros cientistas. Atualmente, mais de 75% dos funcionários da Fundação são cidadãos equatorianos. Com caráter mais educativo, os guias vão explicando sobre a diversidade de espécies das Ilhas.

Fundação Charles Darwin Santa Cruz
Fundação Charles Darwin Santa Cruz

Ali viveu Lonesome George, ou “O Solitário George”, o último exemplar da sua espécie, originário da Ilha Pinta que, apesar dos esforços de biólogos do mundo todo, não conseguiu se reproduzir. Conto mais sobre a vida do George no artigo sobre “Os extraordinários animais de Galápagos”.

Os programas da Charles Darwin Foundation são muito bacanas e o centro merece sua visita. A Estação fica uns 15 minutos de caminhada do centro de Puerto Ayora. Aproveite para conhecer a Playa de la estacion que fica dentro do parque Charles Darwin e é repleta de iguanas marinhas.

Iguanas Marinhas

Las Grietas em Santa Cruz

Las Grietas é um lugar sensacional, uma espécie de canion onde a agua salgada do mar encontra com água doce super azul. Que lugar lindo!! Leve o snorkel e uma roupa de neoprene para dar maior conforto ao seu mergulho.

O melhor horário pra conhecer Las Grietas é perto do meio dia, quando o sol incide direto na água, sem a sombra dos paredões. A água é muito azul e transparente. Um mergulho delicioso, pra matar o calor que estava fazendo!

Roteiro de 4 dias Santa Cruz Galápagos

Para chegar lá pegue um táxi boat ( lanchas pequenas amarelas) no porto principal de Puerto Ayora (custa $1usd por pessoa) e fale que quer descer no ponto de “Las Grietas”. Depois siga a trilha que tem placas informativas.

+ Para ver dicas detalhadas de LAS GRIETAS clica aqui para ir ao outro artigo.

Tortuga Bay

Tortuga Bay é reconhecida como uma das praias mais bonitas de Santa Cruz. Infelizmente a visitei num dia com muitas nuvens e vento e nao pude ver toda essa beleza. Minha amiga Ana Paula do Blog Viagens Imperdíveis esteve lá e escreveu esse artigo aqui.

Roteiro de 4 dias Santa Cruz Galápagos

Existem duas formas de chegar à Tortuga Bay: de barco que é mais fácil (10 USD por pessoa) que sai do porto e leva em torno de meia hora. A outra opção é ir caminhando. Da av Baltra, vá até até Rua Charles Binford, suba as escadas até o centro de visitantes, faça o registro, e siga a trilha de 2km. Não esqueça de levar comida e bebida, não tem nada lá.

Roteiro de 4 dias Santa Cruz Galápagos

No trecho há muitas opuntias, que são uma espécie de cactos grandes, altos. Eles são muito importantes no ecossistema de Galápagos pois são parte da dieta de tartarugas, iguanas e pássaros.

Chegando lá vai encontrar a Playa Brava que é a primeira praia e tem o mar muito agitado. Não é recomendada para banho. Siga para a direita, passe o mangue cheio de iguanas, até chegar na Playa Mansa. Essa sim, uma maravilha para mergulhar e relaxar. Pena que o dia não estava ensolarado… 🙁

Espero que tenham gostado das minhas dicas do roteiro de 4 dias em Santa Cruz nas Ilhas Galápagos. Qualquer duvida deixe um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

+ Veja aqui meu roteiro completo por 10 dias em Galápagos

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *