Roteiro de 4 dias em El Calafate Patagônia

A região de El Calafate tem locais belíssimos para quem conhecer um pouco da Patagônia Argentina. Certamente vai ter oportunidade de admirar lá paisagens que só podemos encontrar em poucos lugares do mundo. Os grandes atrativos ficam no Parque Nacional dos Glaciares à aprox. 80 km de distância, onde estão o glaciar Perito Moreno e Glaciar Upsala, entre outros. Nesse artigo conto tudo sobre meu roteiro de 4 dias em El Calafate, e ainda dou outras dicas de o que fazer em El Calafate se você tem mais ou menos dias. E nos próximos posts detalharei cada um dos passeios que fiz pela região. São muitas opções desde conhecer os glaciares, visitar as estâncias, andar a cavalo, fazer um off road num 4X4 ou pedalar uma mountain bike. Vamos conferir meu roteiro de 4 dias em El Calafate?

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Opções de roteiro em El Calafate

Viajei para El Calafate num feriadão de 4 dias e consegui encher meus dias com muitas atividades, mas ainda assim não deu tempo de fazer tudo… Vou voltar certamente! Aqui está o meu roteiro de 4 dias em El Calafate com os principais passeios, e dicas adicionais se você tiver menos ou mais dias na região.

  • 1 dia e meio: Conheça a cidade e a Laguna Nimez no primeiro dia e no segundo dia explore o Glaciar Perito Moreno (passeio de dia inteiro).
  • 2 dias inteiros: Explore o glaciar Perito Moreno e a Estância Cristina (passeios de dia inteiro cada um).
  • 3 dias inteiros: Explore o glaciar Perito Moreno, Estância Cristina e reserve um dia para conhecer o centrinho de El Calafate, a Laguna Nimez e fazer o tour de meio dia aos Balcones de Calafate.
  • 4 dias inteiros: Acrescente à sugestão acima uma visita à Estância Nipebo Aike com um dia de Campo e conhecer o Glaciarium.
  • 5 dias inteiros ou mais: Pode esticar até El Chaltén ou Torres del Paine no Chile (tem tours em Calafate de bate e volta) ou experimentar um passeio de Kayak pelo rio La Leona.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Ao longo da avenida San Martín tem inúmeras agências para você contratar os passeios. Eu fiz os meus com a MilOutdoor e a Estância Cristina, conto melhor nos próximos artigos.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

PRIMEIRO DIA: Centrinho, Laguna Nimez e Balcones de Calafate

Como cheguei cedo (mas um pouco canada da viagem) reservei a primeira metade do dia para conhecer o centrinho da cidade de El Calafate, ver a Laguna Nimez e na parte da tarde fui aos Balcones de Calafate com a agência Miloutdoor.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Centrinho de El Calafate

Laguna Nimez

A Laguna Nimez fica a 1Km do centro de El Calafate, e a 500m do Lago Argentino. Dá para ir andando tranquilamente. A reserva possui 2,5km de trilhas e mirantes para observação da fauna e da flora. São mais de 80 espécies de aves, entre elas flamingos. A maior parte das aves não vivem ali o ano inteiro, ficam um tempo antes de migrarem para outra parte da Patagônia. Procure pelos arbustos de calafate, um planta que dá uma floriznha amarela na primavera e uma frutinha roxa no verão. Não deixe de provar a geléia de Calafate, facilmente encontrada no centrinho da cidade. A entrada da reserva é feita pela Casa Verde, onde você pode alugar um binóculo.

Laguna Nimez El Calafate

Laguna Nimez El Calafate

Balcones de El Calafate

O tour aos Balcones de El Calafate é feito num carro 4X4 cruzando as Estâncias Huyliche e Anita para chegar aos mirantes naturais. De lá se pode ter uma vista panorâmica da cidade de El Calafate, ver Lago Argentino, a Cordilheira dos Andes. Com o tempo aberto dá para ver o Fitz Roy e o Monte Torre em El Chaltén. Fiz o passeio com a agência Miloutdoor.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

+ Para saber mais desse passeio clique aqui.

SEGUNDO DIA: Glacial Perito Moreno

Patrimônio da humanidade pela Unesco, o Glacial Perito Moreno é a terceira maior geleira da Patagônia Argentina, onde está também a terceira maior área de gelo do planeta, atrás da Antártica e do Polo Norte. Com paredões de gelo com mais de 70m de altura e 5km de comprimento, Perito Moreno divide a Argentina e o Chile numa impressionante paisagem. Há várias maneiras de explorar o glacial Perito Moreno que eu conto mais no artigo seguinte.

Roteiro de 4 dias em El Calafate
+ Veja mais informações e fotos sobre o Perito Moreno.

TERCEIRO DIA: Estância Cristina e Glaciar Upsala

A Estância Cristina está localizada no braço norte do Lago Argentino dentro do Parque Nacional Los Glaciares. É um passeio de um dia inteiro que combina uma navegação num barco pelo Glacial Upsala onde dá para chegar pertinho dos blocos de gelo com a visita à Estância Cristina.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Há 3 opções para explorar a Estância Cristina: a visita clássica, o tour “Discovery” e o Trekking. Eu escolhi o trekking! Veja mais fotos e dicas da Estância Cristina clicando aqui.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Trekking na Estância Cristina

Quarto dia: Estância Nipebo Aike

A Estância Nipebo Aike está localizado a 55 km de El Calafate, dentro do Parque Nacional Los Glaciares e às margens do braço sul do Lago Argentino. Cobre uma área de mais de 12.000 hectares, estendendo-se até a fronteira com o Chile. É um passeio de meio dia, onde você pode experimente os costumes tradicionais de uma estância patagônica.

Roteiro de 4 dias em El Calafate

Dicas de El Calafate Patagonia Argentina

+ Ver mais sobre minha visita à Estância Nipebo Aike aqui.

Opção no roteiro: El Chaltén

Conheci El Chaltén numa outra viagem à Patagônia quando fui exclusivamente para fazer a trilha da Laguna de Los Tres que leva ao ponto mais próximo do monte Fitz Roy. A pequena cidade fica dentro do Parque de Los Glaciares e vale muito ser visitada.

+ Veja aqui mais dicas de El Chaltén

Continue lendo:

+ Dicas para organizar sua viagem à El Calafate

+ Onde ficar em El Calafate

+ Estância Cristina, um passeio imperdível

+ Tudo sobre o Glacial Perito Moreno

+ Nipebo Aike, um dia de campo na Patagônia

+ Nos Balcones de Calafate num tour offroad 4×4

+ El Chaltén, a trilha que leva ao Fitz Roy

+ Dicas de El Chaltén

+ Onde ficar em El Cháltén

Gostaram do meu roteiro de 4 dias em El Calafate? Tem alguma dúvida? Se sim, deixa um comentário aqui abaixo pra mim que terei prazer em ajudar.

Um beijo e até o próximo artigo.

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *