Visitar Atenas é como fazer uma viagem no tempo. Os principais lugares para visitar podem ser percorridos nesse roteiro de 2 dias em Atenas.
Considerada o berço da civilização ocidental, Atenas já era referência na filosofia, na arquitetura e na política cinco séculos antes de Cristo. Grandes pensadores gregos como Sócrates, Platão, Pitágoras e Aristóteles deixaram importantes legados para a história da humanidade!
Obs: Como é bom ser turista!
Roteiro de 2 dias em Atenas
O roteiro foi indicado pela expert na Grécia, a querida Virna Lize, do blog Uma Brasileira na Grécia. Ela mora em Atenas há muitos anos e acompanha brasileiros e portugueses em passeios culturais e fotográficos. Sempre é bom visitar monumentos históricos com alguém que conhece a historia local, e melhor ainda, que fala a sua língua!
Este é um post introdutório, nos próximos vou contar histórias e dicas do roteiro de forma a enriquecer sua viagem culturalmente. Afinal estamos falando de Atenas!
No 1º. dia começamos pelo Jardim Real, depois fomos conhecer o Templo de Zeus, o Museu e finalmente chegamos à Acrópole.
+ Veja o roteiro do 1º. dia detalhado aqui.
No 2º. dia fomos ao Parlamento para ver a troca da guarda, em seguida fomos à Ágora e reservamos a tarde para curtir o charmoso bairro de Plaka.
Onde ficar em Atenas
A melhor maneira de conhecer Atenas é percorrê-la a pé! Por isso sugiro que hospede-se próximo ao bairro de Plaka, que é próximo dos pontos turísticos, tem várias opções de bares e restaurantes, e é um bairro seguro. De qualquer forma, mesmo com a crise econômica e o alto desemprego, não tive problemas ou me senti insegura na Grécia.
Quando ir
A alta temporada vai de junho a agosto, no verão deles. Eu fui em agosto, ainda na alta e bem calor. A vantagem é que quase nunca chove. Se a sua intenção é combinar Atenas com as ilhas, então tem que ir no máximo até setembro para pegar calor, sol e praia e cair naquele mar imperdível!
Como chegar
Não existe voo direto Rio-Atenas então fiz escala em Istambul, mas existem várias opções com conexão nas capitais da Europa.
Brasileiros não precisam de visto, mas é necessário levar o seguro viagem (mesmas regras da União Europeia).
Gastronomia
A gastronomia grega se confunde com a culinária mediterrânea, que tem muita influência da Itália, da Turquia e dos Balcãs. À base de produtos frescos, é regada a muito azeite e temperada com ervas. A clássica salada grega é imperdível. Os tomates, que são cultivadas com quase nenhuma água, são suculentos e combinam perfeitamente com o queijo feta e os pepinos. O iogurte é de derreter a alma…
Não deixe de provar também a bebida tradicional grega, o Ouzo. Feito através da fermentação da casca de uva, é aromatizado com anis e tem mais de 40% de teor alcoólico. Prove com moderação! Aprecie também os vinhos gregos, principalmente os brancos! Os vinhos de Santorini são os melhores, e você pode inclusive visitar as vinícolas na ilha.
Falando Grego!
Palavrinhas que vão lhe ajudar ( e é bem simpático aprender e falar):
- Bom dia: Kaliméra
- Obrigada: Efharistô
- Sim: Né
- Não: Ohxi
- Por favor: Parakalô
Gostou das dicas e do roteiro de 2 dias em Atenas? Tá indo para a Grécia? Não perca os posts sobre Milos, Santorini, Mykonos e Zakynthos.
Se tiver qualquer duvida, deixa um comentário aqui pra mim.
Uma ótima viagem e até a próxima!