Roteiro de 15 dias pela Indonésia

A Indonésia é um país-arquipélago enorme, são mais de 17 mil ilhas! Nesse artigo vou começar a contar sobre o roteiro de 15 dias pela Indonésia, e detalhar com mais dicas nos posts seguintes. Fiquem atentos aos links. Aqui vou escrever dicas importantes para o seu planejamento como: onde ficar, como chegar, quanto tempo ficar em cada lugar, o que fazer, onde comer e muitas outras dicas importantes para o planejamento da sua viagem à Indonésia.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Como já conhecia Bali fiquei apenas 4 dias dessa vez. Tempo suficiente para conhecer novos lugares como os templos Ulun Danu, Tirta Gangga e Pure Lempuyang Luhur. Conhecemos também o arrozal Jatiluwih que é considerado Patrimônio cultural pela Unesco. Deu tempo também para rever alguns lugares que gosto muito como os beach clubes em Seminyak.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Gateway to heaven

+ Veja aqui o roteiro completo de Bali

Depois passei 2 dias e meio da ilha de Nusa Penida que é um dos lugares mais lindos que já estive. Tão indo que merece outros posts exclusivos para contar sobre essa ilha espetacular.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Kellingking beach

Dali voltei a Bali e ficamos 6 dias no arquipélago de Komodo para explorar o universo subaquático, já que seu parque marinho é considerado um dos melhores do mundo. Ficamos 3 dias num barco entre mergulhos e trekkings para encontrar os famosos dragões de Komodo. Um dos pontos altos da viagem foi o amanhecer na ilha de Padar, em Komodo. 

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Padar Island, Komodo

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Sorriso amarelo, com medo…

Onde ficar em Bali

Na primeira vez fiquei em 2 hoteis em Seminyak, o Amadea e o Taman Toya Villa, do grupo Umah Watu Villas. Passei também 2 dias em Uluwatu numa guest house que reservei diretamente lá e mais alguns em Ubud num hotel muito top. Passo todas as dicas detalhadas nesse post aqui. Dessa vez escolhi ficar em Canggu (pronuncia-se Xangu), uma área um pouco mais afastada da confusão de Kuta e Seminyak e cheia de cafés orgânicos, restaurantes veganos e lojinhas descoladas. É lá o point preferido para a galera do surf em Bali. Também tem preços melhores do que as opções de hospedagem em Seminyak.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Meu hotel em Canggu

Não esqueça de reservar seu hotel aqui pelo site, você paga o mesmo preço e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog.

Como chegar

Há diversas cias aéreas que voam para Bali, mas sem voo direto do Brasil. A melhor companhia na minha opinião é a Emirates, como ótimos aviões e serviço de bordo. A escala é em Dubai, um aeroporto com boa estrutura para aguardar a conexão. Agora o preço da passagem é um pouco mais puxado do que as outras cias aéreas.

Para chegar de Bali à Nusa Penida eu peguei um fast boat no porto de Sanur. Conto mais em detalhe disso no post sobre essa ilha, ok?

Para chegar a Komodo vindo de Bali pegamos um avião da Garuda Airlines que eu reservei pela internet com antecedência aqui do Brasil para Labuan Bajo, a cidade base na ilha de Flores.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Pink beach em Komodo

Clima da Indonésia

Como o país é grande, o clima e a época favorável para viajar muda de região para região, e é preciso ficar bem atento a isso para não estragar a viagem. Inclusive não só no planejamento da sua viagem à Indonésia, mas também à outros países da Asia. Quando é bom ir para Tailândia e Filipinas por exemplo, não é bom ir para a Indonésia por conta das monções, que são as temporadas de chuvas. Na maior parte do país as monções ocorrem entre os meses de outubro a abril, quando a Indonésia passa pela estação chuvosa. A estação seca ocorre durante os meses de maio a setembro na maior parte das ilhas. Mas Raja Ampat por exemplo, um destino que eu queria muito ir, tem a temporada de chuvas trocada com Bali.

clima é tropical úmido, e as temperaturas ficam estáveis ao longo do ano com a média entre 28 a 32 graus. Isso deve-se à sua localização ao longo da linha do Equador.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Balangan Beach

Melhor época para viajar para a Indonésia

A melhor época para programar sua viagem para a Indonésia é entre os meses de abril a setembro, quando, além do clima, as águas em Komodo estão mais calmas e, portanto, a visibilidade está melhor para o mergulho.

+ veja nesse post aqui tudo sobre o mergulho em Komodo.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Single Fin em Uluwatu

Quanto tempo ficar

Ao fazer o planejamento do meu roteiro de 15 dias pela indonésia tive que fazer escolhas, porque sendo um país tão grande era impossível conhecer tudo nesse tempo, não dá mesmo. Então na minha opinião esse é o tempo mínimo, até porque é muito longe pra ficar menos tempo né…  Mas, claro, quem puder pode ficar mais tempo e explorar outros cantos. Depois da viagem vejo que poderia ter feito Komodo em 4 dias, ao invés de 6. E talvez nesses dois dias pudesse ter ido para Gili Islands.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Bali Swing

Da primeira vez que eu viajei para Bali fiquei 2 semanas só lá e deu pra curtir com calma e conhecer bem. Dessa vez voltei para revê-la, mas também para explorar novos cantos como Nusa Penida e o arquipélago de Komodo. Tive que fazer minhas opções e deixei de fora as ilhas Gilis e o arquipélago de Raja Ampat que era a época chuvosa para essa região. Eles continuam na lista, e em breve espero poder voltar.

Como se locomover em Bali

Bali tem um tráfego louco, tudo é longe, além de milhares de motocicletas cruzando o seu caminho. A melhor maneira de se locomover em Bali é contratar um motorista local com carro, gasolina, roteiro flexível e de quebra ainda ouvir historias sobre as curiosidades e cultura local.  Assim como da outra vez que estive em Bali optei por essa comodidade. E fiz questão de repetir o mesmo motorista, o Dewa, que já virou meu amigo de facebook (aliás ele é sempre um dos primeiros a me desejar felicidades no meu aniversário! Ahaha, por conta fuso horário ehehe).

Alem da comodidade, o custo do carro com motorista em Bali é barato. O custo diário gira entre US$ 45 para 10 horas, então vale super a pena. Sem contar que lá a mão é inglesa, portanto um pouco mais complicado pra gente se virar. Você pode entrar em contato com o Dewa pelo whatsapp +6281338044755 ou email balismarttours@gmail.com. Veja o instagram dele aqui.

Roteiro de 15 dias pela Indonésia

Dewa, Sami e eu em Bali

Outras dicas importantes

  • Usei um chip local para dados de internet de 9GB da operadora Telkomsel. Paguei aproximadamente 10 dolares e funcionou bem em todos os lugares que eu visitei no meu roteiro de 15 dias pela Indonésia.
  • O adaptador de tomada é o de 2 furos redondos paralelos que é igual à nossa antiga configuração. Você precisará levar um adaptador para os aparelhos com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo. Na duvida leve um adaptador universal com entrada para USBs também.

Clique nos links para obter mais detalhes do roteiro de 15 dias pela Indonésia e veja também outros posts relacionados como:

+ Cultura de Bali, seu povo, religião e costumes

+ A importância do arroz para Bali

+ Aula de culinária em Ubud

As dicas desse artigo foram utéis para você? Então deixe um comentário aqui para eu saber da sua visita! 😊

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro de 4 dias em El Calafate, Patagônia A região de El Calafate tem locais belíssimos para quem conhecer um pouco da Patagônia Argentina. Certamente vai ter oportunidade de admirar lá paisag...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

  1. Manu disse:

    Flavia bom dia! Qual hotel você ficou em ubud? Como foi do aeroporto para lá?

    1. Flávia Ribeiro disse:

      Olá Manu, Dessa vez não fiquei hsopedada lá mas da outra vez há 5 anos atras fiquei no Waka de Ume ( onde fiz o curso de culinária). O hotel é muito lindo, vale a pena. Dá uma olhada nos posts mais antigos de Bali, e qualquer coisa me chama aqui novamente. Quando vc vai viajar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *