Estive recentemente na Amazônia pela segunda vez, agora para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo e aproveitei para passar um dia na capital. Conto aqui nesse artigo como foi o nosso roteiro de 1 dia em Manaus com as melhores dicas de o que fazer por lá. Bora conferir?!

1 dia em Manaus

Roteiro de 1 dia em Manaus

Meu roteiro de 1 dia em Manaus incluiu o clássico passeio de barco pelo Rio Negro, com direito ao encontro com Solimões, aldeia indígena, pesca de pirarucu, pôr do sol no MUSA (que é uma reserva florestal, Museu e Jardim Botânico) e uma noite hospedada no centro histórico. Bora conferir?!

1 dia em Manaus

A primeira vez que estive na Amazônia fiquei hospedada num hotel de selva em pleno arquipélago das Anavilhanas. Clique aqui para saber como foi essa experiência. Foi sensacional. Se você quiser saber mais sobre Presidente Figueiredo clique aqui.

Passeio de barco em Manaus

O passeio de barco em Manaus que fizemos incluiu o Encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, nadar com botos (optamos por não cair na água), almoço num restaurante flutuante com passeio no Parque Ecológico de Janauary e visitamos uma aldeia indígena – que pra mim foi o ponto alto do passeio. O passeio durou cerca de 6 horas e meia, num passeio de aproximadamente 100 km de navegação. Saímos por volta das 9h e retornamos por volta das 16h, numa embarcação coberta, com grupos de até 30 pessoas. O passeio é oferecido por diversas agências e creio ser mais ou menos igual. Clique aqui para comprar o seu pelo link de parceria do blog.

O barco saiu do píer em frente ao mercado municipal. Percebi que saem vários barcos ao mesmo tempo, mas que fazem as paradas em ordens diferentes, justamente para não aglomerar os lugares. Nossa primeira parada foi do outro lado do Rio Negro, no local onde estão os botos cor de rosa. Para chegar lá, basicamente atravessamos o Rio até a outra margem, em torno de 20 minutos. Durante esse período o guia foi nos contanto histórias e características do Rio Negro.

1 dia em Manaus

Dali seguimos por suas águas escuras, passando pelo igarapés e observando as comunidades ribeirinhas que vivem em casas de palafitas. Paramos num mercado flutuante onde se podia alimentar gigantescos pirarucus e comprar artesanato. Dali fomos ao Parque Ecológico de Janauary onde fizemos uma trilha pela mata inundada pelas cheias e almoçamos num restaurante flutuante.  

1 dia em Manaus

Dali fomos conhecer uma comunidade indígena onde assistimos uma apresentação de um ritual com danças, passamos pelo encontro das águas e retornamos a Manaus. Gostamos muito do passeio de barco por Manaus.

Veja aqui outros artigos da Amazônia:

+ Experiência no Hotel de Selva Anavilhanas

+ O que fazer em Anavilhanas

+ Roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo

+ Tudo sobre a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia

O Museu da Amazônia (Musa)

O Museu da Amazônia ocupa 100 hectares dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Uma área de floresta nativa que se propõe a contar a história da Amazônia a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, pesquisas, educação científica e cultural.

As Trilhas dentro do Musa proporcionam uma verdadeira imersão na natureza, No meio delas existem viveiros, exposições e laboratórios experimentais, incluindo uma torre de observação da floresta de 42 metros de onde se tem uma magnífica vista do dossel das árvores da floresta, um inesquecível pôr do sol. São 242 degraus divididos em 3 plataformas que dá para ver a floresta em diferentes alturas. 🌳💚🌳

1 dia em Manaus

Visitamos a exposição Passado e Presente que conta a história de grandes animais que viveram na Amazônia em três períodos: 115 milhões de anos, 5 milhões e 11 mil anos atrás. O MUSA é uma instituição de guarda e pesquisas arqueológicas e possui inclusive fósseis desses animais que são marcas da evolução e da seleção natural e que revelam segredos da vida passada da Amazônia.

1 dia em Manaus

O Centro Histórico de Manaus

Sabia que o centro histórico de Manaus foi o primeiro lugar a implantar a luz elétrica no país e o primeiro a ter bondes passando por suas ruas?! Sim, Manaus já foi uma das mais ricas cidades do Brasil, durante o ciclo da borracha, na virada do século.

1 dia em Manaus

O destaque do centro histórico de Manaus é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, que recebeu óperas, shows de cantores líricos e orquestras. Além disso, dispõe de um rico acervo histórico, funcionando também como um museu. Construído no estilo da “Belle Époque”, tem uma fachada imponente de cor rosa desde a última reforma em 1990, e uma luxuosa decoração interior. Repare na cúpula com mais de 36 mil peças em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas que prestam uma homenagem à bandeira brasileira. Se tiver oportunidade faça uma visita guiada pelo interior. É gratuita e dura cerca de uma hora.

1 dia em Manaus

Atrás do Teatro Amazonas fica o Palácio da Justiça, hoje um centro cultural. Ao lado do Palácio da Justiça fica o Museu da Casa Eduardo Ribeiro, governador do Amazonas no século XIX que idealizou a construção do Teatro Amazonas.

1 dia em Manaus

Passeie pela parte mais antiga da cidade, onde é possível ver vários edifícios históricos e casarios do século XIX. Sente em uma das mesas espalhadas pela Praça de São Sebastião à noite, quando o sol se põe e a temperatura fica mais suportável (Manaus é sempre muito calor).  Na praça também fica a Igreja de São Sebastião, construída no final do século XIX.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de roteiro de 1 dia em Manaus. Se tiver qualquer duvida, deixe um comentário abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.