Presidente Figueiredo é um destino para quem ama a natureza e curte cachoeiras, grutas e cavernas. A região tem até um fervedouro. Tem tanta atração linda para conhecer nos arredores da cidade que é quase um crime as pessoas fazerem apenas um bate e volta de Manaus. Confira aqui meu roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo.

Roteiro 3 dias em Presidente Figueiredo

Como chegar a Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo é uma cidadezinha que fica a 120 km de Manaus, uma viagem que dura de 1,5h a 2h de viagem, numa estrada reta cortando a floresta. Apesar de ser realmente fácil chegar e voltar pra Manaus, minha dica é ficar na cidade e aproveitar o roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo. 1 dia só é muito pouco! Há muitas cachoeiras, catalogadas são mais de 100, mas dizem que ao todo são 300. Continue lendo que vou te mostrar o melhor de Presidente Figueiredo e tudo o que você precisa saber para aproveitar sua viagem.

Chegamos no aeroporto em Manaus vindo do RJ e pegamos o carro alugado com a RentCars que é a melhor plataforma de cotação de carros com as locadoras. Esse blog é afiliado e parceiro da RentCars e usando esse link para alugar seu carro você paga o mesmo preço e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do site.  

Além da opção de alugar carro, você pode chegar a Presidente Figueiredo saindo de Manaus de ônibus ou ir com alguma agência como a Iguana Tours.

Ao dirigir, preste atenção nos primeiros km da estrada, tem vários radares de velocidade e alguns buracos. No meio do caminho pare no Café Regional Priscila. É famoso pelas tapiocas que são muito saborosas e grandes! Experimente a tapioca caboquinha, que leva queijo coalho, banana pacovã frita (uma espécie de banana-da-terra) e tucumã (o fruto de uma palmeira amazônica).

Precisa de guia em Presidente Figueiredo?

Há muitas agências que fazem as cachoeiras em Presidente Figueiredo. Algumas saem de Manaus e outras ali mesmo da cidade, bom pra quem está hospedado e sem carro. Se você está com carro pode contratar um guia de turismo no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), que fica no centro da cidade, ou ligue para lá no tel (92) 99385-4893.

Se você já conhece a região ou se sente seguro, pode ir sem guia pois muitas cachoeiras permitem a entrada desacompanhado. Acho que a única exceção, onde é realmente obrigatória, é a Gruta da Judéia e Caverna Maroaga. Segue o contato da nossa guia Manu (92) 9257-3956.

O horário de abertura das cachoeiras é normalmente às 8h, mas conseguimos entrar na Iracema e Lagoa Cristalina as 7hs da manhã. O horário de fechamento é normalmente às 16hs. Outra dica importante é tentar reservar os dias de semana para conhecer Presidente Figueiredo, pois a cidade é muito procurada pelos manauaras (quem mora em Manaus) aos finais de semana. Então, se você tem outro programa na Amazônia, reserve os dias de semana em Presidente Figueiredo.

+ Veja aqui como foi minha experiência no Hotel de Selva Anavilhanas Lodge

Melhor época para conhecer

A verdade é que dá pra ir à Figueiredo em qualquer época do ano porque as cachoeiras nunca secam ou fecham – e não há relatos de tromba d’água pois a região é plana. São duas estações bem definidas: o período com poucas chuvas (considerado época seca), que vai de junho a novembro, e o período da cheia.

Roteiro 3 dias em Presidente Figueiredo

Na minha opinião a melhor época para conhecer a Amazônia é entre os meses de junho a setembro, em que as chuvas já diminuíram, mas os rios ainda continuam cheios e as matas bem verdes.  Além disso, essa época coincide com o “verão” deles e do hemisfério norte, quando as trilhas estão mais secas e mais fáceis de fazer.

Roteiro 3 dias em Presidente Figueiredo

Agora, se você pretende conhecer a Cachoeira do Mutum e tirar fotos em seus “buracos”, é preciso programar a viagem para o final da estação seca e/ou início da cheia que é quando eles aparecem. Ideal é ir no início ou final de ano. Informe-se antes pois no clima não podemos confiar.

Roteiro 3 dias em Presidente Figueiredo

Veja abaixo as cachoeiras que conseguimos conhecer no Roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo. Ao final deixo uma lista de outras que não tivemos oportunidade de conhecer, mas que ficarão para uma próxima viagem.

Primeiro dia

  • Chegada à cidade
  • Almoço nas Corredeiras do Urubuí
  • Cachoeira da Iracema
  • Lagoa Cristalina

Segundo dia

  • Fervedouro do Maranhão
  • Lagoa Park
  • Cachoeira da Porteira
  • Cachoeira dos Berro d’Água
Roteiro 3 dias em Presidente Figueiredo

Terceiro dia

  • Caverna do Maroaga
  • Gruta da Judeia
  • Cachoeira da Asframa

Outras opções de Cachoeiras

Cachoeira da Neblina, Cachoeira da Pedra Furada, Cachoeira do Santuário (estava fechada por uma briga de terras), Mirante da Ponta da Agulha, Labirinto de Grutas, Cachoeira Salto do Ipy, Cachoeira da Kira, Cachoeira do Índio e Cachoeira do Curumim e muitas outras.

+ Veja aqui meu artigo com o detalhamento das Cachoeiras em Presidente Figueiredo.

Onde se hospedar em Presidente Figueiredo

A cidade não tem opções bacanas para ficar. A opção melhorzinha que encontrei foi o Local Hostel que oferece acomodações em quartos privativos e compartilhados. Para reservas use esse link do blog.

Para comer o melhor lugar me pareceu os restaurantes do Parque Urubuí, às margens das corredeiras do rio, que fica bem pertinho da cidade.

Últimas dicas de Presidente Figueiredo

  • Prefira usar tênis nas trilhas por conta das formigas e outros riscos.
  • Use roupas leves e não esqueça água, protetor solar e um lanchinho. Algumas cachoeiras não têm estrutura nenhuma.
  • Muitas cachoeiras são acessíveis com trilhas curtas. Veja o post detalhado para mais informações.

Espero que tenham gostado do meu Roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo e todas as demais dicas. Se ficar alguma dúvida, só deixar um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.