Lençóis maranhenses

Se você estiver indo para os Lençóis Maranhenses, o passeio do Rio Preguiças é bem bacana também. Mais do que as três paradas, achei graça no próprio passeio do Rio Preguiças nos lençóis maranhenses, que tem 120 km navegáveis em torno da cidade de Barreirinhas. Ao todo são mais de 700km de rio, chegando até a divisa com o Piauí!

Rio Preguiças nos Lençóis Maranhenses

Suas águas são escuras e calmas, e conta com uma vegetação exuberante. Em alguns pontos o rio chega a ter 100 metros de distância entre uma margem e outra. Vá prestando atenção nas gigantes árvores que beiram o rio e nas raízes que avançam do manguezal vermelho. Repare nos pássaros e na população ribeirinha. Um encanto, não perca o passeio do Rio Preguiças nos lençóis maranhenses!

Lencois-maranhenses- - 10

Lencois-maranhenses- - 1 (2)

Nosso barqueiro deu uma verdadeira “aula de campo” mostrando a vegetação nativa como palmeiras, o buriti, a carnaúba, a jussara (de onde se extrai o açaí), entre muitas outras árvores como o junco que é utilizado na confecção de redes e esteiras.

Lencois-maranhenses- - 9 (1)

Rio Preguiças

O passeio é normalmente feito em lanchas voadeiras para até 15 pessoas e dura quase o dia inteiro, terminando por volta das 15:30h – 16h.

Rio Preguiças

O Povoado de Vassouras

A primeira parada é no povoado de Vassouras, onde a população vive praticamente da pesca e do turismo. É a parada famosa dos macaquinhos. Ali mesmo você pode comprar uma bacia de pedaços de banana para alimentá-los. Se eles estiverem com fome atacam, mas se seu barco chegar tarde eles já vão estar saciados e provavelmente nem vão dar atenção aos seus chamados.

Lencois-maranhenses- - 3 (1)

Essa parada tem também oportunidade de caminhar sobre as dunas dos Pequenos Lençóis, uma área de proteção ambiental criada para proteger a foz do Rio Preguiça nos lençóis maranhenses.

Lencois-maranhenses- - 12

A Vila de Mandacaru

A segunda parada é a vila de pescadores de Mandacaru, onde está o povoado mais antigo ribeirinho e para mim o povoado mais simpático. Reserve tempo para conversar com os locais, curtir as crianças nativas soltas na rua e apreciar o artesanato feitos de palha de buriti. Aliás, lá os preços são melhores do que Barreirinhas e São Luis.

Mandacaru

Lencois-maranhenses- - 2 (1)

Lencois-maranhenses- - 5 (1)

O Farol Preguiça

Lá também abriga o farol Preguiça, que infelizmente estava fechado quando estive por lá. Soube que a vista do alto de seus 35 metros é deslumbrante, você pode ver os pequenos lençóis, grande parte do rio e o mar encontrando o Rio Preguiças nos lençóis maranhenses. Se for, e estiver aberto, manda uma foto para mim!

Lencois-maranhenses- - 4 (1)

Farol Mandacaru

Não deixe de provar as batidas de frutas exóticas no kiosk da entrada do povoado, em especial a cachaça de mapirunga ao som de um reggaezinho maranhense.

lencois-Maranhenses- - 1 (39)

Lencois-maranhenses- - 11

Caburé, onde o rio encontra o mar

Logo na frente de Mandacaru fica Caburé, onde o rio encontra com a mar! Ali é a parada do almoço. A dica é logo quando chegar lá fazer seu pedido e, enquanto fica pronto, você pode alugar um quadriciclo para percorrer o litoral. Os principais restaurantes estarão virados para o lado do rio, mas tem também alguns poucos do lado da praia. Seu barqueiro provavelmente vai indicar um da preferência dele, mas você tem livre escolha.

É de Caburé que saem as 4X4 para conhecer o Delta do Parnaíba, com percurso de 30 km pela praia e mais 150 km de asfalto até Parnaíba. O passeio pelo Rio Preguiças nos Lençóis Maranhenses ganhei de cortesia da Pousada Encantes do Nordeste, onde me hospedei (o valor é de R$ 80,00). Obrigada Encantes!

Voltando do passeio no final da tarde ainda dá para tomar um drink no Bambaê, curtir o pôr-do-sol às margens do rio, ou dar volta de stand-up paddle ou jet ski.

Lençóis Maranhenses

Continue lendo sobre os Lençóis Maranhenses:

Obrigada pela visita, volte sempre!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

4 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *