Explore o Rio Celeste na Costa Rica!

Pura Vida! Um dos nossos trekkings mais legais na Costa Rica foi no Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte do país. Nosso grande objetivo era ver a cachoeira do Rio Celeste e acompanhar o leito do Rio que está inserido numa densa floresta tropical, com fauna e flora rica e abundante.

Rio Celeste Costa Rica

Rio Celeste Costa Rica

O parque, que foi criado em 1995, protege o Vulcão Tenório, ainda ativo, e que mede quase 2 mil metros de altura e tem três crateras. Não chegamos à base do vulcão (trilha Las Dantas Trail), pois além de pouco tempo na região, não quisemos arriscar nossas vidas hehe! É que a mata virgem que leva à base do vulcão é morada de vários felinos selvagens, como a jaguatirica, onça-pintada e o puma.

A água azul turquesa do Rio Celeste

Este parque é considerado um dos segredos mais bem guardados da Costa Rica! Aliás, o Rio Celeste tem sua incrível cor azul turquesa por causa de uma reação química! É isso mesmo uma reação química! A cor acontece na junção de dois rios incolores, o Rio Buenavista e Sour Creek (ou Quebrada Agria). O rio Buenavista carrega uma grande concentração de silicato de alumínio e o Sour Creek tem uma acidez muito elevada e enxofre devido à atividade vulcânica. Quando as duas correntes são combinadas num ponto determinado ponto chamado Teñideros, suas águas cristalinas se transformam na cor turquesa forte. Não é incrível? 

Rio Celeste Costa Rica

Mas segundo a lenda local, a cor do rio se dá porque foi ali que Deus lavou ali seus pincéis quando terminou de pintar o céu, daí o nome de Rio Celeste! Viu a cor do rio né? Um azul turquesa que é difícil mostrar na foto, é preciso você ver com os seus próprios olhos.

Como é a trilha Rio Celeste

É de ficar deslumbrado com a floresta e seus ecossistemas. Com mais ou menos 1 hora de caminhada chega-se na magnífica cascata do Rio Celeste. Infelizmente o banho não é permitido pelo parque, por conta desses muitos componentes químicos na água que são prejudiciais à saúde humana.

Por se tratar de uma floresta tropical, a umidade é alta e existe muita, mas muita lama mesmo, pelo caminho. Pegamos chuva e isso acabou nos roubando um tempo maior para completar o percurso de 7 Km. Levamos em torno de umas 5 horas, computados os tempos das paradas. Levei meu bastão de caminhada que foi essencial. Por causa da lama, melhor do que botas de trilha são as galochas que são alugadas na entrada do parque por menos de 2000 colones (aprox. US$ 4). Não levamos fé na quantidade de lama e então fomos com nossas botas mesmo… 

Rio Celeste Costa Rica

Rio Celeste Costa Rica

A caminhada é de nível intermediário. Cansa um pouco, mas quando estiver cansado lembre-se que vale muito a pena! A biodiversidade é incrível. Muitas plantas e animais podem ser observados pelo parque. Tivemos oportunidade de ver uma diversificada amostra da flora e fauna local, incluindo vários tucanos, macacos, esquilos, arvores centenárias, bromélias, palmeiras, samambaias e muito mais. Além disso, tem as pontes suspensas sob o rio, algumas em estado precário (cuidado!) devido à umidade local.

Rio Celeste Costa Rica

Rio Celeste Costa Rica

Um dos pontos altos do trekking obviamente é a cachoeira do Rio Celeste. É impossível não babar com a queda de mais de 30 metros de tanta agua azul turquesa. Seguindo a caminhada passamos por alguns borbollones, que são as nascentes de águas termais no Rio Celeste. Em alguns pontos você sentirá um cheiro forte de enxofre, te lembrando da proximidade com o Vulcão Tenório.

Rio Celeste Costa Rica

Como chegar ao Rio Celeste

A opção mais fácil é ir com algum tour, nós fomos com a Desafio Adventure Company que contratamos na cidade de La Fortuna, na região do Vulcão Arenal. Você pode contratar apenas o transporte ou o tour completo que inclui a entrada do parque, almoço e o acompanhamento de um guia.

O almoço é numa casa de família, onde é servido comida caseira tradicional da Costa Rica.

Rio Celeste Costa Rica

O passeio vai durar o dia todo, saímos aproximadamente às 8h e chegamos por volta das 18hs. A viagem em si demorou menos de 2 horas.

Dica importante

A agência Desafio Adventure deu a dica de sempre perguntar sobre a coloração do rio antes de sair, pois em períodos muito chuvosos, a cor não fica tão bonita.

+ Quer ver mais aventuras pela Costa Rica? Clica aqui!

Gostou do post? Então deixa um comentário aqui para mim! 

Bjs e até a proxima trip!

Rio Celeste Costa Rica

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Blue Lagoon em Fiji | Onde ficar O superpremiado Blue Lagoon em Fiji é um dos mais belos resorts do arquipélago de Yasawas. Você não vai acreditar na cor da água! As deslumbrantes pra...
Dicas da Amazônia, Organize sua viagem Se você chegou até aqui é que está planejando uma viagem à maior reserva natural do planeta! É sim, a Floresta Amazônica é uma das maiores riquezas da...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em