Railay beach

Railay Beach é definitivamente um pedaço do paraíso na terra, para amantes de praia e aventura. Está cotada como uma das praias mais espetaculares da Tailândia, com águas cor de esmeralda, imponentes falésias calcárias e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Railay West
Railay West

Aliás, o sul da Tailândia é todo lindo. O lado da costa Andaman, onde fica Railay, é pra mim muito mais bonito do que as ilhas do Golfo da Tailândia, embora bonitas também, onde ficam Koh Samui e Koh Phanghan.

Railay, pertence a Krabi, e fica dentro de uma península espetacular que tem um lado west, com as praias de Railay West, Ton Sai e Phranang, e do lado east uma enseada de mangue, que tem também sua beleza.

Definitivamente experimente Railay. Você não vai se arrepender.

 

Quanto tempo ficar e melhor época de ir

A alta temporada, que vai de final de novembro ao final de Maio, tem um clima bem gostoso, com temperatura média na faixa dos 27 graus, com dias mais ensolarados e fora da temporada das monções asiáticas. Mas nesta época é também quando Railay recebe a grande parte de seus visitantes. Apesar de sua crescente popularidade, permanece espetacular.

Eu fui em pleno Dezembro porque queria passar o réveillon na festa da Full Moon Party, em Koh Phanghan. Conto tudo desta festa num próximo post para vocês.

Fora do pico da alta, Outubro, Novembro, Abril e Maio são os melhores meses, que continuam combinando um clima agradável, mas com menor número de viajantes.

Já entre julho e agosto, por exemplo, você pode encontrar poucos dias de sol, mas em compensação as praias estarão praticamente vazias (e os preços mais baixos). Bom, é sempre um risco, ainda mais se vier de tão longe como o Brasil.

 

Como chegar

Há vários voos diários vindos de Bangkok para Krabi. Chegando lá eu iria direto para Railay.

Do aeroporto de Krabi até o píer de Ao Nang são aproximadamente 40 minutos de carro. Ao Nang pertence a Krabi, de onde saem barcos long tail o tempo todo para Railay. Em cerca de 15 minutos de um lindo passeio, você chegará a Railay East, a enseada do mangue. Pasmem que pra descer na praia, você pula do barco para um trator!! Olha o video…

 

 

Como Railay fica atrás de uma barreira de montanhas quase impenetrável, mesmo fazendo parte do continente, só é possível chegar lá de barco. O que é ótimo porque dá à praia uma sensação de isolamento. Minha sugestão é ficar lá no mínimo 3 dias. IN-TEI-ROS. Tem muito o que fazer,!

Se você vier de outros locais como Koh Phi Phi, Koh Lanta, ou Phuket vai chegar em ferries, barcos grandes e não tão charmosos como o long tail.

 

O que fazer

Aproveitar as praias é o que tem de melhor pra fazer ali. Apenas aproveitar o mar, o sol e a beleza imbatível desta região.

As Praias

As praias da região estão sob cuidado do Parque Nacional Marinho de Krabi, onde (thanks god) jet-skis e banana boat são felizmente proibidos. São quatro praias na região de Railay:

Railay East, por onde você provavelmente chegará, também chamada de Nammao. É aquela enseada do mangue que mencionei antes. Ela “vira” uma praia com a maré baixa mas não é usada para o banho por motivos óbvios. Descendo em Railay East, você chega ao lado West numa caminhada de no máximo 10 minutos.

Railay East
Railay East

Railay West, tem uma bela praia, com resorts para todos os lados e uma ruazinha com restaurantes, lojinhas e bares. Você vai ver imensos paredões rochosos nos dois lados da praia. Um lugar pra passar o dia todo, e estar especialmente no pôr do sol.

Sunset em Railay West
Sunset em Railay West

Railay-walking-street

Ao Pranang também é uma praia muito boa. Pra chegar até lá saia por Railay East, numa trilha curta, cheia de estalactites, estalagmites e macaquinhos. No meio da trilha você verá a subida para o view point. No canto esquerdo da praia tem uma grande paredão de escalada também. Imagina o visual de lá?

Railay-Phra-Nang-beach

Railay-Climbing

Em Ao Phra Nang tem um santuário chamado Caverna da Princesa, onde os tailandeses, de todos os cantos do país, vêm em peregrinação porque acreditam que o espírito de Phra Nang (a Princesa Deusa) reside lá.

No passado os pescadores iam rezar para Phra Nang para ter boa sorte antes de ir para o mar e faziam-lhe oferendas de incenso e flores em seu retorno. Atualmente há várias estátuas de pênis, que dizem ser oferendas para garantir a virilidade dos homens locais e fertilidade das mulheres.

Segundo a lenda, a primeira vez que você estiver no “santuário do falo”, pode fazer um desejo ligado a virilidade e/ou fertilidade que lhe será concedido. Eu nem pisqueii! Olha só a foto! Mandei pras amigas… KKKK

Railay-princess-cave

Tonsai tem uma atmosfera mais hippie, onde backpackers e escaladores costumam montar sua base, com a mesma beleza que acompanha toda esta baía. De Railay West você chega em Tonsai em aprox 30 minutos de caminhada.

 

Four island Tour

Não dá para descrever as águas azul-verde envolventes dessas 4 ilhas, só vendo para acreditar. Parece que tem um anel turquesa em torno das ilhas, e à medida que nadamos mais pro fundo o tom do azul vai escurecendo. Ali provavelmente foram tiradas as mais incríveis fotos de longtails ancorados em praias de areia branca e águas cristalinas.

Os passeios começam cedo, por volta das 9hs e duram até o meio da tarde. Podem ser fechados ali mesmo na praia do lado west e você pode fechar um long tail exclusivo ou compartilhado. O tour privado pode ser um pouco mais caro, mas é muito melhor, ainda mais se você estiver num grupo pra dividir a conta.

As 4 ilhas que compõem o tour são:

– Koh Gai – a “Chicken Island” – Nem preciso explicar porque do nome, né?! Fala sério esta obra da natureza!!

Railay-Chicken-island

– Koh Tup – Koh Tup pertinho de Koh Gai e, junto com Koh Mawr, está ligada a Chicken Island por uma barra de areia que está acima das superfícies na maré baixa. Este banco de areia é conhecido em tailandês como o Talay Whak.

 

– Koh Mawr – O terceiro no grupo, é uma pequena ilha mais rochosa, com praias estreitas mas de mar muito azul e calminho.

Railay-four-island-tour

-Koh Poda é phoda! Olha o visual. É a ilha mais popular porque tem estrutura de restaurante, barraquinhas e banheiros, mas não deixa nada a dever para as outras. Se você quiser mais tranquilidade basta caminhar pela praia, fora da área das barraquinhas e certamente irá encontrar um lugar mais reservado.

Railay-Koh-Phoda-Four-Island-Tour

Uma dica: marque bem qual é o seu barco, porque todos se parecem muito e o barqueiro pode mudar de lugar com a maré. Aconteceu com a gente!

O barco geralmente inclui máscara e snorkel, mas é aconselhável levar seu próprio set.

Kayak

Railay-Kayak-cliffs

Na praia, do lado west, você aluga facilmente um kayak para explorar aquela de falésias enormes e impressionantes cavernas e grutas calcárias. Reme para o lado esquerdo em rumo a bela praia de Ao Phra Nang.

Leve bastante água e disposição. Se tiver ( ou puder comprar ali ) use uma bolsa estanque para guardar suas coisas.

Railay-Tour-Four-island

Pra mim foi um dia inesquecível.

 

Escalada

Railay-Climb-Rocks

Se você é um fã da escalada já deve ter ouvido falar de Railay. É um dos pontos mais famosos de escalada do mundo, meca da Ásia neste quesito por sua falésias calcárias. Há muitas escolas que oferecem cursos de escaladas nas proximidades, que ajudarão até mesmo o alpinista mais novato se arriscar. Para os mais experientes há a modalidade free climbing, sem equipamentos ou cordas.

Eu queria muito mas estava com o pé machucado… sério. Quase morri porque a escola não me deixou nem tentar!

Railay-Cliffs

            

View Point

Se quiser ver uma das mais incríveis vistas esteja preparado para subir. Uma via de rochas muito enlameadas te aguarda. A sorte é que colocaram umas cordas pra te ajudar a chegar no view point, de onde se tem uma vista deslumbrante de toda Railay bay.

Railay-View-point-climb

Para os mais aventureiros, depois do view point tem um caminho por entre uma selva bastante acidentada, penhascos e aventuras, até chegar à lagoa escondida. Não fui, mas sei que, além de linda, é um passeio um pouco mais perigoso. 

Railay-View-Point

 

Vida noturna

Não há vida noturna agitada em Railay. Se você procura por isso deve ir à Koh Phi Phi e a Koh Phanghan.  Mas tem alguma coisa… Do lado “east” tem alguns bares de reggae com shows de fire shows e lutas de Muay Thai. O mais famoso é o “The last bar”. Uma boa pedida é soltar os lucky balloons na praia à noite (na tailândia são permitidos, sem risco à natureza).

Railay-Lucky-Balloons

No lado West tem os bares do ruela da praia chamada “Walking Street”, onde você pode tomar uma Chang beer.

 

Onde ficar

Railay west é a parte mais rica desta baía, onde estão os melhores hotéis mas também os mais caros.

Como a caminhada de east à west é rápida, eu optei pelo melhor custo x benefício do lado east no hotel Bhu Nga Thani resort & spa, ( em na altíssima temporada custava US$ 250 a diária).

Railay-East-Hotel

Do lado west tem vários hotéis também, com destaque para o Rayavadee Hotel, localizado numa enorme área banhado por três das quatro praias da região ( East, West e Phra Nang). Gwyneth Paltrow e Kate Moss podem falar melhor deste exclusivérrimo hotel. Do lado de lá tem também o Railay Bay Resort, Sand Sea Resort e o Railay Village Resort.

Se você procura uma acomodação mais básica pode pensar em Tonsai Beach, está ao lado de Railay, e é muito mais barato.

Não percam Railay heim! Um abraço e até breve!

Flávia Ribeiro

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *