Peru

Peru | Império Inca | Parte 1

Este post resume a história do Império Inca e foi dividido em 3 partes. Uma civilização de milhões de pessoas que foi massacrada por 180 espanhóis. 

Peru-travel

São informações que você não pode deixar de saber antes da sua viagem ao Peru sobre sua história, seus legados, religião e sociedade. Além das minhas pesquisas e estudos prévio, aprendi muito durante a viagem, com o guia Lucho que me acompanhou na visita à Machu Picchu e com os locais que conversei durante essa expedição que foi realizada em Junho de 2015.

Sempre que começo a planejar uma viagem, já começo a viajar com ela. E se a viagem tem conteúdo histórico (e todas elas tem de alguma forma) eu me prendo ainda mais. Quero ir sabendo tudo, como viviam, como eram organizados, para aprender com eles e poder formular minhas próprias questões.

Desta forma, convido você a explorar essa incrível história, de um Império que ainda está muito vivo, preservado pela cultura e tradições de seu povo local. 


História

Os Incas surgiram no início do século 13 na região de Cuzco, na Cordilheira dos Andes, onde construíram uma pequena cidade-estado chamado Qosqo (Cusco). No início eram uma pequena tribo andina, pertencentes ao grupo étnico dos Quéchuas. Em 300 anos tornaram-se um dos impérios dominantes do “Novo Mundo”. 

Peru-Plaza-Armas-Cusco


Seu primeiro grande líder, o Pachacuti Inca Yupanqui, conduziu a expansão do império no século 15 e forçou o desaparecimento de culturas anteriores, que mesmo de forma pacífica e sob a formação de alianças com outros líderes regionais, as tribos conquistadas eram forçadas a aderir aos seus costumes. Elas eram obrigados a vestirem-se da mesma forma, a comer a mesma comida, a praticar a mesma religião, e até mesmo falar a mesma língua, o Quéchua, sua língua nativa. Assim outras culturas e tradições foram apagadas da história. 


Em pouco mais de 300 anos essa civilização foi considerada a mais poderosa da América do Sul, um império que se estendeu pela região onde atualmente estão Equador, Peru e Bolívia, Argentina, Chile e ainda uma parte da Colômbia. Governaram 250 povos distintos e mais de 10 milhões de pessoas, através de um sistema político e econômico muito original. 


O pior que poderia ter acontecido ao Império Inca, e que aconteceu, foi passar por uma guerra civil. Huayna Capac, neto de Pachacuti, morreu em 1527 e não deixou nomeado seu sucessor. Então, o Império Inca foi dividido entre dois de seus filhos: Huascar, filho da esposa principal de Huayna, que governaria a parte sul do império a partir de Cuzco no Peru, e Atahualpa, seu meio-irmão mais velho, que governaria a parte norte do império com sede em Quito, Equador.

Peru-Cusco-Plaza-Armas


Só que esta divisão não deu certo pois os dois queriam o controle absoluto de todo o império e, assim, os dois irmãos, Huascar e Atahualpa, travaram uma guerra civil.
A guerra devastou as cidades incas, causou estragos na economia e dizimou a população consideravelmente. Com 5 anos de guerra, em 1532, Atahualpa derrotou seu irmão, mas deixou muitos inimigos, que estavam dispostos para vingar a derrota a unir-se aos conquistadores espanhóis contra o imperador Atahualpa. 


Enfraquecido pela guerra e, adicionalmente, por doenças como a varíola, a civilização que tinha varrido o Império anterior, deixava terreno fácil para os espanhóis que se aproximavam. 
A varíola, que começou a se espalhar mesmo antes dos conquistadores chegarem, matou muitos Incas que não tinham resistência a esta doença.

 

Historiadores afirmam que o exército Inca detinha o maior poder bélico das civilizações pré-colombianas. Os Incas não utilizavam arcos e flechas, arma utilizada pelos selvagens da Amazônia, e tampouco tinham espadas pois àquela época na América do Sul a formação de ferro ainda era desconhecida. Eles usavam o estilingue com pedra, machados, dardos, cassetetes de madeira com pontas de pedra ou bronze e escudos de madeira. E estas armas muitas vezes não chegavam a matar rapidamente como a flecha. Causavam normalmente um traumatismo craniano grave, levando a agonia prolongada de seus inimigos. Por esta razão, os incas desenvolveram a prática de abrir crânios dos vivos para curar as feridas provocadas pelo estilingue.
Quando matavam seus inimigos, os Incas cobriam seus crânios com ouro e os usava como copos! Também faziam colares com os dentes dos inimigos mortos, e até tambores de pele humana.

Peru-Machu-Picchu-Inca


Até que em 1532 um pequeno grupo de infantaria montada chegou na costa liderados por Francisco Pizarro. Imagina que os Incas nunca tinham visto cavalos antes desse dia. Além da cavalaria, os espanhóis chegaram armados com canhões, espadas e escudos de aço (um metal também desconhecido para os Incas).

 
Milhares de Incas foram massacrados e Atahualpa foi preso. Mesmo recebendo ouro e prata, Pizarro não tinha a intenção de libertá-lo, que alegava consipração por Atahualpa. Foi julgado por traição e condenado a ser queimado. Atahualpa desesperou-se pois acreditava que seu espírito seria destruído se seu corpo fosse queimado, e assim ele não poderia reencarnar. Desta forma, ele concordou em ser batizado cristão e foi estrangulado em 1533. Lima no Peru foi fundada em 1535.  


 

Peru | Império Inca | Parte 1 was last modified: agosto 15th, 2016 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Onde ficar em Siem Reap | Super dica Se você está planejando viajar para o Camboja, provavelmente os templos de Angkor estão nos seus planos de viagem. E Siem Reap é a cidade porta de ent...
Descubra o que fazer em Havana em 2 dias Ernest Hemingway, que viveu por mais de 20 anos em Cuba, declarou que nem Veneza nem Paris superavam o encanto de Havana. Com linda arquitetura coloni...
Isla del Sol | O mítico berço dos Incas A Isla del Sol tem atraído pessoas há mais de 3 mil anos, e hoje é um destino muito desejado pelos viajantes que cruzam a América do Sul. É a maior il...
Hong Kong | Buda Gigante e Sinfonia das Luzes Hong Kong ostenta muito mais que lindos arranha-céus. É um dos 4 Tigres Asiáticos, um dos maiores centros financeiros do mundo, e também uma das maior...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Uma nota em “Peru | Império Inca | Parte 1

Deixe uma resposta