Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, mergulhando em cachoeiras espetaculares e fervedouros únicos no mundo. E terminamos num grand finale com o pôr do sol na Pedra Furada no Jalapão, momentos especiais para que quem o Tocantins.

Pedra Furada no Jalapão

A Pedra Furada no Jalapão é monumental, de verdade. É um grande bloco de arenito que foi esculpido naturalmente pela ação dos ventos e das chuvas. O processo erosivo formou diversos portais magníficos.

+ Confira aqui meu roteiro completo pelo Jalapão.

Pedra Furada no Jalapão

A Pedra Furada no Jalapão

A vista do horizonte no alto da Pedra Furada é espetacular, dá para ver os diversos morros na região, as florestas de eucalipto e grande parte do cerrado. 

Pedra Furada no Jalapão

Centenas de araras e maritacas voam e fazem uma verdadeira sinfonia, um espetáculo à parte. Ao anoitecer elas começam a se recolher nas fendas da rocha, onde residem.

Pedra Furada no Jalapão

Não deixe de explorar a trilha da direita que vai dar no maior portal e depois para o lado esquerdo onde encontrará a trilha que leva pra  parte de cima da pedra. Sente-se ali para ver o por do sol.

Pedra Furada no Jalapão

Pôr do sol na Pedra Furada

A Pedra Furada é um dos melhores locais para assistir o pôr do sol porque ela se estende no sentido norte-sul, bom para qualquer época do ano. Dependendo da estação do ano, o sol vai se posicionar num local diferente, sempre garantindo um grande espetáculo.

Tão lindo que virou ponto de encontro de quem está viajando pelo Jalapão. Muitas pessoas vem ao entardecer e se sentam sobre a rocha para admirar mais um despedir do astro-rei. Momento de agradecer por essa viagem mais que especial!

Pedra Furada no Jalapão

Como chegar na Pedra Furada

A Pedra Furada fica a 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins, cidade localizada a 150 KM de Palmas.

De Ponte Alta do Tocantins para a Pedra Furada o ideal é usar um carro 4×4. Muitas pessoas tentam ir de forma independente acabam com o carro atolado (e não há reboques ou socorros). Já imaginou o perrengue, né? Ou então eles se perdem, pois não há placas de sinalização. Ou ainda ficam sem combustível, porque também não tem postos de gasolina pelo caminho. Por causa desses problemas as locadoras de Palmas não alugam veículos para turistas que vão para o Jalapão.

Pedra Furada no Jalapão

A melhor forma de chegar ao Jalapão é contratar uma agência local que conheça bem a região. Eu fui com a Company Orique num carro 4×4 com ar-condicionado, motorista e conforto num preço super razoável. Além disso os guias da Company Ourique sabem o melhor horário para chegar nos locais e pegá-los ainda vazios. Foi tudo perfeito! Obrigada Company Ourique!

+ Clique aqui para saber mais sobre a Company Ourique.

Cuidados na Pedra Furada

É preciso tomar alguns cuidados na Pedra Furada. O principal é não fazer barulhos pois existem muitas colmeias de abelhas e já houve alguns ataques por lá. Mas não é só com elas que você deve se preocupar, fique atento também às cobras (use botas de trilhas), e menos comum (mas não impossível) às onças!

Pedra Furada no Jalapão

+ Confira aqui meu roteiro completo pelo Jalapão.

+ Veja aqui a lista dos mais lindos fervedouros do Jalapão.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Então deixa um comentário aqui para eu saber da sua visita! 😊

Um beijo e até o próximo post.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *