Existem várias opções de passeios de barco pela Ilha Grande, cada um com seu encanto. Eu acho que já experimentei todos, mas o que mais amo definitivamente é o passeio de volta à Ilha Grande inteira. É ele que te leva para conhecer as praias do lado de fora da ilha, como Caxadaço, Parnaióca, Aventureiro e Meros.

Praia do Aventureiro

Obviamente as condições de mar e vento devem estar adequadas para a segurança do passeio. As agências normalmente confirmam as condições um dia antes. Em geral a época de Abril a Junho tem boas condições de mar, fique de olho e aproveite!

+ Quer saber mais sobre o que fazer na Ilha Grande? Clica aqui.

Roteiro do passeio de volta à Ilha Grande

Recentemente repeti o passeio de volta à Ilha Grande com a Agência Mariana Tour, e conto mais como foi essa experiência logo abaixo. Nossa primeira parada foi uma panorâmica no canto esquerdo de Lopes Mendes, que é para mim o canto mais lindo e exclusivo dessa praia que está na lista de uma das mais lindas do Brasil.

Passeio de volta à Ilha Grande

Caxadaço

A segunda parada foi na pequena Caxadaço. A faixa de areia ali é estreita, mas há uma trilhinha curta para subir nas pedras. É importante ter cuidado nessa trilha, seguir o caminho pelas raízes das árvores e não ficar perto das beiradas.

Caxadaço

A prainha é um encanto. Quando chegamos a areia ainda não estava ensolarada, mas em parte foi bom porque chegando cedo pegamos ela vazia e pudemos aproveitar suas águas super verdes e cristalinas, ótimas para snorkelling.

Seguindo caminho passamos na frente da Praia de Dois Rios, que é a praia onde está o antigo presidio que foi implodido há anos atrás. É possível chegar em Dois Rios através de trilha à partir do Abraão.

Praia da Parnaióca

A terceira parada foi na Parnaióca. Ali fizemos um voo de drone que eu registrei no vídeo do inicio do artigo, deu uma olhada? Curtiu a praia? Com areias douradas, no canto esquerdo da praia tem um rio que deságua no mar. Não deixe de caminhar até lá! A água doce da lagoa é gelada mas revigorante.

Parnaioca Ilha Grande

Não há infraestrutura na Parnaióca, nenhum quiosque ou ambulante. Leve um lanchinho no barco para beliscar porque normalmente o almoço é no final da tarde. Também não há sinal de celular ali já que a praia fica do lado de fora da Ilha Grande.

Antes da próxima parada fizemos uma parada panorâmica na Praia do sul e Praia do leste, que são áreas de reservas da Marinha do Brasil. Não é permitida a aproximação.

Praia do Aventureiro

A quarta terceira parada é a praia mais linda da ilha na minha opinião: A Praia do Aventureiro! Não só pelo coqueiro mais famoso, mas também pela cor da água que é de um azul de rasgar o coração. Sem dúvidas uma das praias mais lindas da ilha!

Aventureiro Ilha Grande
Olha a cor dessa água!

Local perfeito para Surf, Aventureiro tem um pouco mais de estrutura que as outras. Você vai encontrar ali alguns quiosques simples que vendem pastéis, tapioca e fazem um PF caseiro sem igual. Tem também opções de hospedagem. Bom lembrar que a Praia do Aventureiro é uma reserva ambiental e por isso tem um limite de visitantes por dia.

Praia do Aventureiro
Hospedagem Praia do Aventureiro Ilha Grande

Praia dos Meros

A última parada do nosso passeio de Volta à Ilha Grande antes do almoço foi na Praia dos Meros. Ela disputa com a praia do Aventureiro o título de praia mais bonita da Ilha Grande. Para mim é difícil decidir, melhor escolher empate!

Praia dos Meros
Praia dos Meros

A água ali é super verde e clara. Não é à toa que a Ilha Grande fica justo na Costa Verde… Além da sua beleza natural, a Praia dos Meros é também um santuário de peixes e tartarugas. Localizada no sudoeste da Ilha Grande, ela é considerada uma reserva biológica, sendo proibido ancorar em suas areias para preservação de um dos melhores points para snorkel e mergulho da ilha. Olhem essa foto linda que o Mauricio do instagram @aventureiros e blog Viagens Possíveis tirou da tartaruga ali.

Tartaruga Praia dos Meros

Almoço em Manguariquessaba

A última parada foi para o almoço na praia de Manguariquessaba no restaurante Peixe com Banana. Comemos um strogonoff de camarão delicioso com caipirinha de maracujá. De comer rezando e agradecendo! Tudo super fresco. O almoço não está incluso no preço do passeio, o que te dá liberdade para escolher seu cardápio.

almoço na Ilha Grande
almoço na Ilha Grande

Agência Mariana Tour

Como falei fizemos nosso passeio de volta à Ilha Grande com a agência Mariana Tour numa presstrip organizada pelo site Navegue Angra, especializado em roteiros em Angra e Ilha Grande.

Passeio de volta à Ilha Grande

Foto tirada pelo drone do blog Apaixonados por Viagens. Top, né?!

O tour dá direito a snorkel, água e gelo. Você pode levar suas próprias bebidas e lanches. Há uma parada para almoço, mas não está incluso no valor do passeio. Nós levamos vinho branco e alguns snacks que compramos no supermercado na vila do Abraão. Se você vai levar vinho também é bom comprar aquelas garrafas com rosca ou lembrar de levar o abridor de vinho. O passeio costumar sair entre 9:30 e 10hs e só retorna por volta das 17:30 e 18h.

Passeio de volta à Ilha Grande

O passeio de volta à Ilha Grande é feito em lanchas confortáveis com capacidade média de 15 pessoas. O marinheiro da Mariana Tour estava sempre atento à nossa segurança e dava explicações sobre a ilha. Clica aqui para entrar em contato com a agência e verificar o preço que depende da temporada e verificar as condições do mar para o passeio de volta à ilha Grande. Se não der, você tem muitas outras opções viáveis também.

Viagens e Outras Historias

Continue lendo sobre Angra e Ilha Grande

Espero que tenha gostado das minhas dicas de passeio na Ilha Grande. Qualquer duvida só deixar um comentário aqui abaixo que eu terei prazer em ajudar.

Obrigada pela visita, volte sempre!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

    1. Já estou querendo em voltar urgente! E agora então… Ilha Grande vai bombar com o titulo de Patrimônio Mundial, aliás muito merecido! bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *