Passeio de barco em Komodo

O passeio de barco em Komodo não pode faltar na sua trip pela Indonésia. Na minha opinião um “liveaboard”  é a melhor maneira de explorar as remotas ilhas do arquipélago de Komodo. É claro que você tem a opção de pegar um fast boat numa day trip se não dispor desse tempo, mas certamente deixará de fora vários lugares que valem muito a pena conhecer. Uma coisa é certa, esse passeio de barco em Komodo definitivamente não é um passeio de luxo, é daqueles que só faz quem tem o espírito aventureiro. Vamos conferir?

Passeio de barco em Komodo

Pink beach

Como foi o passeio de barco em Komodo

Quando planejei minha viagem pra Komodo tinha alguns objetivos entre eles: mergulhar no parque marinho, fazer o trekking pro topo da ilha de Padar e ver os dragões de Komodo de perto. Tudo isso foi possível fazer nesse mini liveaboard.

Passeio de barco em Komodo

Nossa viagem de barco durou 3 dias e 2 noites. A primeira noite dormirmos no barco e a segunda numa espécie de acampamento bem bacaninha, o XP Pirates Camp, na ilha Sebayur. Lá tivemos um “refresco” do barco, jantando e dormindo em terra firme. Muito bacana que o acampamento que é 100% alimentado por painéis solares. As cabanas são rusticas, sem ar condicionado, e o banheiro é compartilhado. Eu adorei!

Passeio de barco em Komodo

XP Pirates Camp

Passeio de barco em Komodo

Qual agência escolher e quanto custa

Escolher a agência do passeio de barco em Komodo foi uma tarefa difícil. Pesquisei muito e acabei escolhendo a Flores XP que tem uma ótima reputação no Trip Advisor. Encontrei muitas opções lá em Labuan Bajo mas eu precisava reservar com antecedência, então fiz tudo ela internet antes de chegar. Não encontrei nenhuma outra que aparentemente teria sido melhor (ufa!). Gostei muito da “Le Pirate” mas eles estavam lotados (com meses de antecedência) às minhas datas, e também não tinham a opção do mergulho scuba diving, o que era determinante pra mim.

agencia de barco flores Komodo

O serviço e o barco da Flores XP estavam dentro das expectativas, nada excepcional, mas também nenhuma reclamação. Acho que no final das contas é um pouco de sorte, depende da tripulação e do barco que você “cai”. Muitas agências, principalmente na alta estação, sublocam barcos avulsos e o serviço fica à mercê da tripulação do barco que você cair. O meu barco nitidamente era sublocado mas não reclamo não, foi maravilhoso!  Em todo caso, quando estiver escolhendo seu barco pergunte bastante. Veja se o barco é próprio, qual a quantidade máxima de pessoas, o que está incluso, peça fotos etc. No site da Flores XP tinha umas fotos de lagosta nas refeiçoes por exemplo, mas eu nem vi o cheiro ahaha….

Reservei tudo pelo site, com pagamento de 50% no ato da reserva. O saldo restante pagamos ao final da viagem junto com os extras (mergulhos e bebidas alcoólicas). Para o preço atualizado consulte o site da agencia aqui. 

Passeio de barco em Komodo

Ponto positivo pra Flores XP é que a agência oferece a opção de trekkings e mergulhos scuba diving no mesmo passeio de barco em Komodo. Isso mesmo, na tripulação da Flores XP sempre tem um dive master ou instrutor de mergulho para proporcionar aos mergulhadores certificados grandes momentos no incrível mundo subaquático de Komodo. Outro motivo que eu super aprovei foi o respeito com a natureza, flora e fauna do parque nacional de Komodo. Inclusive a meta deles é zero plástico, e fornecem eco-garrafas recarregável para água potável.

Passeio de barco em Komodo

Como era nossa embarcação

A embarcação era de madeira e segue o estilo tradicional dessa região da Indonésia. Nosso barco tinha uns 25 metros de comprimento e 4 a 5 metros de largura, com capacidade para umas 20 pessoas (éramos 12 guests e uns 7 tripulantes).

Nós, “hóspedes” nos dividimos em 3 cabines com ar condicionado com 2 beliches em cada uma delas e um banheiro pra todo mundo (exceto tripulação, que tinha outro reservado). O beliche estava coberto com uma capa azul (aparentemente limpa) com travesseiro e uma toalha de banho. Mas foi surpresa, porque via de regra, não é assim.

Dicas: se for possível escolha a cabine do meio, porque na frente balança mais, e a do fundo tem o incomodo do barulho do motor.

Passeio de barco em Komodo

Cabine pequena que não tem nem angulo para foto melhor

Ter cabines no barco também foi uma sorte, pois pelo que vi a maioria dos barcos oferece o convés compartilhado com colchonetes para todos. Pesquise… porque, como falei, é questão de sorte. Se você quiser uma trip mais sofisticada de liveaboard em Komodo veja esse site aqui.  Tudo depende do preço que você quer pagar.

Nossa tripulação incluía o capitão, o dive master e mais 5 ajudantes entre meninas e meninos (muito novos) que ajudavam com a comida e nos guiavam nos passeios. Obviamente sempre aguardando a “tip” gorda no final. Eles falavam que eram estagiários de turismo. Pensando agora… será que eram mesmo?! Medo.

Na parte superior do barco tinha um deck aberto com 4 espreguiçadeiras, o lugar que mais fiquei e gostei. Na parte de baixo uma mesa onde eram servidas as refeições.

Passeio de barco em Komodo

Itinerário

Nosso passeio de barco por Komodo nos levou à alguns dos melhores lugares do Parque Nacional. Fizemos trekkings para encontrar os lendários dragões de Komodo, mergulhamos em um dos melhores points do parque marinho como Batu Bolong e Siaba e conhecemos lugares unicos como Padar island e pink beach.

Ilha de Padar Island Komodo Indonesia

No topo de Padar Island

Passeio de barco em Komodo

O dia começou cedo, às 8hs da manhã a Flores XP já estava em nosso hotel com uma minivan pra nos levar até o porto onde pegamos o barco. Ali a  tripulação se apresentou e explicou o itinerário (que estava sujeito à alterações logo no primeiro dia). Nossa primeira parada foi na Ilha Rinca… opa! Estávamos ansioso pra ver os dragões de Komodo (veja tudo nesse post aqui).

Dragões de Komodo

Rindo de nervosos ahaha

Tivemos o itinerário alterado logo no primeiro dia por conta do vento. Fomos impedidos justamente de chegar à ilha de Padar que eu mais esperava. Era nosso primeiro pôr do sol que ficou pro amanhecer do dia seguinte. Substituíram por uma visita ao vilarejo na ilha de Rinca e depois fomos para a enseada de Koaba para aguardar uma revoada de mais de 1 milhão (sem exageros!) de morcegos gigantes. Uma experiencia inacreditável!

Passeio de barco em Komodo

Passeio de barco em Komodo

O que está incluso

Além do passeio de barco de 3 dias com toda a tripulação, estão inclusas as refeições, água, café e chá a qualquer hora. Equipamento de snorkel estão disponíveis, e o translado de ida e volta para o hotel em Flores. O menu de comida é indonésio, bem feitinho mas nada de lagostas que estavam nas fotos do site da Flores XP. Esperei até o final mas nem sinal ahaha…

Paguei 360 Euros por 3 diase achei muito válido. Faria de novo!

Passeio de barco em Komodo

Não estão inclusas as taxas do parque (necessário pagar para ver os dragões) e o custo dos park rangers. Cada mergulho scuba diving também foi pago à parte – US$ 35. Bebidas alcoólicas tambem não estão inclusas, mas são oferecidas à parte no barco.

Passeio de barco em Komodo

E aí gostaram das dicas do passeio de barco em Komodo? Alguma duvida? Deixa um comentário aqui abaixo.

Não deixem de conferir os próximos posts de Komodo, Bali e Nusa Penida.

Flavia Ribeiro

 

 

Você vai gostar de...

Jatiluwih, os terraços de arroz de Bali Os terraços de arroz de Jatiluwih são provavelmente os mais belos de Bali. Jatiluwih é na verdade uma aldeia rural com uma vasta extensão de campos de...
Dicas de Seminyak, o melhor point de Bali Amo Bali e sempre que posso dou um jeito de voltar. Nesse artigo conto minhas dicas de Seminyak, o lugar que eu sempre escolho passar uns dias. Para v...
Dicas de Canggu, Explore Bali Um dos lugares que eu descobri e mais amei dessa última vez que estive em Bali foi Canggu (pronuncia-se é “tchangu”). O que me encantou lá foi a vibe ...
As melhores praias de Bali Aqui está minha listinha das melhores praias de Bali, que completa o roteiro dos templos e do interior da ilha. Pra início de conversa tenho que alinh...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *