Embarcamos no mais velho veículo aéreo da história da humanidade, o balão de ar quente! Foi uma super aventura com a Aventurar Balonismo. Imagine o sol nascendo e vários balões colorindo o céu… E você subindo em baixa velocidade com visão panorâmica de 360 graus de paisagens lindíssimas! Assim foi o nosso passeio de balão em Boituva, uma sensação de paz e liberdade indescritível! Tenho certeza que esse passeio ficará na sua lembrança durante muito tempo!

passeio de balão boituva

Balão boituva

A região de Boituva é muito famosa no balonismo, e pode chegar a juntar num mesmo dia mais de 50 balões, como aconteceu no final de semana anterior ao que eu fui.

História do balão

A primeira tentativa de um voo de balão foi em 1709. O Padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão tentou mostrar ao Rei João V de Portugal seu mais novo invento, mas infelizmente saiu frustrado… O balão subiu apenas 4 metros e se incendiou! 🙁

Depois de quase 8 décadas, em 1783, que os irmãos franceses, Joseph e Etienne Montgolfier, completaram o vôo do balão, atingindo quase 2.000 metros de altura. No Brasil o primeiro vôo de balão foi feito só em 1867 por dois americanos, J. e E. Allen.

balão boituva

O primeiro balão que Santos-Dumont criou foi batizado de “Brasil”. Dumont construiu vários dirigíveis antes de construir uma aeronave mais pesada que o ar. Foi justamente um balão com hélice que serviu de base para o famoso 14 BIS, que foi projetado para ser um aeroplano unido ao balão 14. Daí o nome “14-bis”, que quis referenciar o “14 de novo”. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem.

Como chegar a Boituva

Boituva fica a 120 km da cidade de São Paulo, a menos de 1:30h. O voo começa cedo por conta das melhores condições de tempo e vento, geralmente às 6h da manhã. Nós saímos de SP as 4:30 da manhã, mas quem quiser pode se hospedar na cidade de Boituva. Chegando lá siga em direção ao Aeroporto de Paraquedismo que fica na Rua Domingos Waldemar Bellucci, 11. Dica: veja as placas Sky Dive Centro Nacional de Paraquedismo. Nós usamos o Waze e colocamos na procura “Aventurar balonismo” e chegamos certinho. Há estacionamento no local.

passeio de balão boituva

Sobre o passeio de balão em Boituva

Chegando no local você receberá as instruções de voo e preencherá formulários com seus dados pessoais como peso, por exemplo. Eles já servem um cafezinho ali, mas depois do voo tem outro mais caprichado com frutas, ovos, sucos, pães e bolos.

A aventura começa logo após o nascer do sol, que pode variar entre 5:30 a 6:30 da manhã, dependendo da estação do ano. O balão atinge geralmente a altura de 300 a 500 metros, dependendo do vento do dia. O piloto procura pegar uma das térmicas para conduzir o balão com segurança a uma distância de 15 a 20 km do ponto de partida.

passeio de balão boituva

O voo dura aproximadamente 45 minutos a 1 hora, dependendo das condições de tempo e vento. Ao todo o passeio leva em torno de 2:30 horas a 3 horas. O processo de inflagem começa com ar frio. Só depois que o balão estiver com ¾ de ar frio, o aquecimento do ar com os maçaricos é feito. Depois de todos os passageiros embarcados, decolamos para sobrevoar campos de plantações e pastos, lagos e rios, tudo muito verde. Uma das mais lindas paisagens da região! Assistiu o vídeo?

Boituva passeio de balão

Boituva passeio de balão

Os balões cabem em média de 8 a 12 pessoas. Num dia de maior demanda usarão os balões maiores para acomodar bem os aventureiros que ficam divididos em pequenos quadrantes no interior da cestinha. É possível fazer um passeio de balão em Boituva de forma exclusiva também para duas ou três pessoas, questão de combinar com a Aventurar Balonismo.

 O piloto vai falando através de radio com o equipe em terra que segue o balão para nos resgatar no ponto de aterrissagem que no meu caso foi muito tranquila (veja no vídeo). O piloto vai controlando a velocidade do vento e posicionando o balão para que o voo seja o mais prazeroso possível.

Além do voo de balão, o passeio inclui café da manhã e um brinde com champanhe logo após a aterrissagem.

balao-boituva-aventurar-balonismo-13

Boituva passeio de balão

Boituva passeio de balão

Dicas finais

Faça sua reserva do passeio de balão em Boituva com antecedência pelo site da Aventurar ou pelo telefone (011) 3326-8331. Os preços atualizados podem ser conferidos diretamente no site deles. Clique aqui.

Boituva passeio de balão

  • Vá agasalhado porque o amanhecer costuma ser frio, principalmente no inverno. Use um tênis porque você vai caminhar na grama. É bom usar chapéu ou boné porque esquenta a cabeça com o fogo que ascende o balão e use filtro solar.
  • Na noite anterior a empresa confirma o passeio e dá as coordenadas finais, assim como informa o horário exato do encontro.
  • O voo pode ser cancelado se as condições de segurança não estiverem favoráveis, normalmente quando o vento estiver mais forte que 15 km/h. Se isso acontecer, o voo será remarcado para outra data conveniente para vocês.
  • Menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais ou levar autorização, sempre acompanhados de adultos.
  • Não esqueça de levar sua câmera fotográfica com bateria e cartão de memória reservas.

Se for aventureiro de verdade, aproveite faça um Sky dive, outra experiência imperdível!

Boituva passeio de balão

“A vida é como um balão, quando nos deparamos com ventos fortes, a solução não é lutarmos contra eles, mas procurar novas altitudes, novos ventos que nos levem na direção certa.” disse o filósofo Bertrand Piccard, que deu a volta ao mundo em um balão.

Esse passeio foi feito em esquema de parceria com a Aventurar Balonismo que nos recebeu muito bem, e que nos proporcionou um lindo passeio com toda segurança. Só aceitamos convite de parceiros que nos dão liberdade de escrever sobre a nossa experiência.

Continue lendo:

+ Carrinho de rolimã na Nova Zelândia

+ Bicicleta no Vale das Videiras, RJ

+ Trenó de Huskies Siberianos no Canadá

Obrigada pela visita, volte sempre!

flavia ribeiro viagens

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *