O Parque Vila Velha foi o primeiro parque estadual do Paraná criado em 1953. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1966 e ainda é hoje uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do estado e quiçá do país. Suas principais atrações são os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Eu ameii muito, e olha que só visitei a principal atração, os Arenitos de Vila Velha.

Arenitos de vila velha
Arenitos de vila velha

Foi incrível ver de pertinho e poder contemplar aquelas formações areníticas que foram desenhadas ao longo do tempo pela ação do vento e das chuvas. Como é incrível a natureza, né? São verdadeiras obras naturais que carregam muita história e conhecimento. Imagina que tudo isso já foi fundo do mar… e hoje, mais de 300 milhões de anos depois, está ali, aberto pra nossa visitação. Simplesmente imperdível!

Arenitos do parque vila velha

Como chegar no Parque Vila Velha

A distância de Curitiba ao Parque Estadual de Vila Velha é de aprox 90 km, percurso que leva aproximadamente 1 hora de viagem. De Ponta Grossa ao Parque de Vila Velha são 25 km, aprox 30 minutos. A entrada do Parque está km 515 da BR-376, um pouco antes de chegar na cidade de Ponta Grossa.

Infraestrutura do Parque

O parque está atualmente administrado pela empresa Soul Parques que é 100% brasileira e tem o propósito de transformar espaços públicos e privados em lugares únicos e promover experiências inesquecíveis. Realmente possui uma infraestrutura impecável, moderna e sustentável. Soube que antes da concessão o parque estava quase abandonado, os vândalos pichavam e subiam nos arenitos. Imagina isso?! Obras de 300 milhões de anos sem o cuidado necessário, não né!

Bom, mas hoje está tudo muito organizado, as trilhas estão muito bem demarcadas, tudo limpo, sinalizado e com infraestrutura de primeiro mundo. Vale muito a pena conhecer!

Tem um amplo estacionamento no parque com Centro de Visitantes onde recebemos as primeiras orientações e onde compramos os ingressos. Também existem diversos guias que dão informações sobre os passeios, horários etc., sobre o que pode e o que não pode ser feito e explicam as opções de passeios. Ali no centro de visitantes também tem uma lanchonete e banheiros.

Para alcançar as atrações o parque dispõe de ônibus que levam os guias e os visitantes em horários diversos. Confira os horários no site oficial do Parque.

Arenitos de vila velha

Atrações do Parque Vila Velha

São mais de 3 mil hectares repletos de atrativos naturais, entre eles os famosos Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. O objetivo desse artigo é detalhar a visita aos Arenitos, mas, não deixe de considerar na sua visita a oportunidade de conhecer Furnas & Lagoa Dourada. Pra gente não foi possível pois tínhamos planejado conhecer no mesmo dia o BURACO DO PADRE em Ponta Grossa. Confesso que deixei o Parque com gostinho de quero mais. Certamente vou voltar para fazer o passeio às Furnas e à Lagoa Dourada e quero também explorar o parque de bike com minha amiga Stella, inseparável das grandes aventuras.

SE LIGA => Além desses passeios, o parque tem tirolesa e um balão estacionário que funciona nos finais de semana (imagina ver o parque e os Arenitos do alto?!). Não perca também a visita noturna ao parque em noites de lua cheia. Deve ser surreal!

Arenitos do parque vila velha

Os arenitos de Vila Velha

Já vou antecipar… É surreal de lindo!! O local lembra uma cidade em ruínas com formações rochosas que medem até 30m de altura. Formados pela ação das chuvas e dos ventos, os arenitos são verdadeiras esculturas naturais que lembram objetos, pessoas ou animais, como camelo, leão, tartaruga, garrafa, gorila, cabeça de índio, elefante, bota e a incrível taça, símbolo do parque Vila Velha. Descubra e divirta-se!

Para conhecê-los é preciso percorrer uma das 2 trilhas bem demarcadas, pavimentadas e autoguiadas. As duas têm seu percurso inicial exatamente igual. Quem opta pela meia trilha, termina na “Taça” e dali volta pro ônibus do parque retornando ao Centro de Visitantes. Essa meia trilha leva em torno de 45 minutos a 1 hora. É um percurso de aprox 1km e classificado com grau leve de dificuldade.

Arenitos do parque vila velha
Arenitos de vila velha

A Trilha Completa é um percurso de 2.700m, percorridos em 1h30 a 2h. Na minha opinião deveria ser classificado como leve, mas em função das escadas e pelo desafio médio dos visitantes está classificada como dificuldade média. Avalie e volta aqui pra me falar o que achou, ok?

a taça do parque vila velha

Se você optar por essa trilha, após a Taça, siga pela área da mata, uma área com bastante sombra de árvores, que vai costeando o paredão rochoso até a outra ponta.

Arenitos de vila velha

A fauna é muito rica no parque, não por acaso é uma importante área de preservação. Em seu habitat natural, a região abriga espécies ameaçadas de extinção como lobo-guará, o bugio-ruivo, a jaguatirica, muitos quatis, o tamanduá-bandeira, a onça-parda, a onça-pintada, gato-do-mato-pequeno e veado-campeiro. Além disso, há diversas espécies de cobras, entre elas a cascavel, a jararaca e as cobras-cipó. Mas, segundo o guia, elas ficam longe das trilhas. Hummm… em todo caso, redobre o cuidado nesse trecho final se optar pela trilha completa.

Arenitos de vila velha

A formação dos Arenitos

Os Arenitos de Vila Velha são formações criadas pela compactação e endurecimento de camadas de areia ao longo de mais de 300 milhões de anos. Remonta ao Período Carbonífero, quando se supõe que o hemisfério sul era um supercontinente chamado de Gondwana ou Gonduana. Grande e único, o Gondwana, era a maior parte de terra firme do mundo e ligava a América do Sul à África, à Antártida, à Oceania e à Índia.

Arenitos de vila velha

Dizem que toda essa região era coberta por um mar… Imagina isso? Um tipo de mar interior que ligava o oceano à canais internos e estreitos. E por estar mais próximo ao Polo Sul, por muito tempo foi coberta de gelo. Daí veio o degelo (estamos com essa ameaça novamente heim) e transportou sedimentos depositando as areias onde hoje estão formado os Arenitos de Vila Velha.

Arenitos de vila velha

Portanto, podemos dizer que forma a ação das águas e dos ventos que esculpiram essas figuras magníficas que nos deparamos no área dos Arenitos hoje. Aliás, água não falta no local, as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano (anote: chove menos entre abril e agosto). 

Já segue???! Segue lá @viagenseoutrashistorias tudo junto

O arenito tem um tom avermelhado, semelhante ao tijolo, que vem do óxido de ferro que está presente na composição do solo.

Regras de visitação

Importante notar algumas regras do Parque Vila Velha:

  • Não é permitido andar fora da trilha, ultrapassar as cercas,
  • Proibido entrar com alimentos ou bebidas, exceto em caso de dietas restritivas e famílias com bebês
  • Não é permitido alimentar animais, caçar ou pescar
  • Não é permitido levar animais domésticos
  • Nem preciso falar que não pode jogar lixo ou restos de comida no chão, né?
  • Não pode pegar plantas, flores
  • Não pode apoiar-se, subir ou riscar os arenitos
Arenitos de vila velha

Curtiu o programa?! Então deixa um comentário aqui abaixo para eu saber da sua visita e não deixe de ler o próximo artigo sobre o Buraco do Padre, outra mega atração em Ponta Grossa no Paraná.

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *