Adoro hotéis e pousadas que contam histórias. E por isso hoje conto aqui uma dica super especial de onde ficar no Pelourinho de Salvador, na Bahia, que é um pedaço da história do Brasil que não pode deixar de visitado.
Onde ficar no Pelourinho
Eu queria ficar bem localizada, perto da história secular do Pelourinho. Queria absorver a cultura local, andar pelas ruas de dia e à noite com segurança para curtir o Pelourinho. Foi aí que achei o Pousada Solar dos Deuses, um Hotel Boutique com a melhor localização. Bem no coração do Pelourinho, no Largo do Cruzeiro de São Francisco.
Hotel Boutique Solar dos Deuses
No Solar dos Deuses você é envolvido num ambiente aconchegante, charmoso e com mobiliário e peças de antiquário que fazem referência à cultura local. Reparei também no serviço personalizado que faz com que você se sinta em casa.
Como são os quartos
O Hotel Pousada Solar dos Deuses possui quartos amplos e confortáveis, com cama queen e banheiro privativo. Há também quartos que podem acomodar uma família de 3 ou 4 pessoas. Os quartos são estão equipados com ar condicionado, TV a cabo, cofre digital, frigobar, secador de cabelo e espelho de corpo inteiro.
Os quartos recebem nomes e cores de Orixás, divindades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, como Oxalá, Xangô, Oxóssi, Oxum, Iemanjá e Nanã. Eu me hospedei no Oxóssi, o quarto verde, que tinha a varanda voltada para o Largo de São Francisco.
Wi-Fi gratuito está disponível aos hóspedes, e não se pode fumar nos quartos. Muito bem, obrigada!
Café da manhã no quarto
O café da manhã é um dos diferenciais de Hotel Boutique, ele é servido no quarto. É uma comodidade, e porque não um luxo, poder tomar o café da manhã de frente para o centro histórico. Há um cardápio onde você escolhe os itens da sua preferência, e ele é servido no seu quarto no horário que você indicou (entre 7h30 e 10h30). Inclui quitutes da culinária local como tapioca e cuscuz, além de pães caseiros, frutas, geleias, frios e sucos tropicais.
O que fazer no Pelourinho
Patrimônio da Humanidade, o Pelourinho, preserva construções históricas com características barroca dos séculos XVII e XVIII. Com uma rica variedade cultural, há muita diversidade de atrações como shows, peças teatrais, apresentações de grupos de capoeira e muito mais. Caminhe pelas ruas, vielas, ladeiras e largos.
Há inúmeros cafés e bons restaurantes onde você pode provar a culinária local. Muitas lojinhas de artesanato, museus e praças que aumentam o encanto deste lugar cheio de axé.
Visite os largos Pedro Arcanjo, Tereza Batista, Quincas Berro d’água, além do Terreiro de Jesus e aprecie as igrejas que são um espetáculo à parte. Independentemente da sua religião, não tem como não se encantar com tamanha beleza das construções.
Segurança no Pelourinho
Quando eu fui observei guardas no Pelourinho circulando de dia e de noite. Imagina, é o principal ponto turístico da capital, e recebe milhares de turistas, inclusive muitos estrangeiros. Tem que ser cuidado! Obviamente não fiquei andando por ruas escuras e sozinha. Não deixe de ir mas, claro, tome cuidado e não se arrisque.
Se você gostou das minhas dicas de onde ficar no Pelourinho, reserve sua estadia através da caixa do Booking.com na home do blog. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do blog.
Volte sempre e uma ótima viagem.