Onde ficar no lago atitlan

No meu roteiro pela Guatemala programei 3 dias à beira do Lago Atitlan, uma região que fica a 3 horas de distância da capital. Nesse artigo quero contar a dica de onde ficar no lago Atitlan e como foi a minha experiência no Tzampoc Resort.

onde ficar no lago Atitlan
Lago atitlan

Onde ficar no Lago Atitlan

A escolha do hotel foi por conta da sua localização e pela piscina com a vista espetacular do lago com os vulcões ao fundo.

tzampoc resort hotel
lago atitlan

Instalações

Apesar do Tzampoc se categorizar como um resort, entendo que o hotel está mais para um pequeno hotel boutique. Muito bem decorado, com jardins super bem cuidados.

tzampoc resort hotel

O ponto alto é mesmo a vista da piscina com borda infinita que fica debruçada no lago. Mas preparem-se que a água da piscina é bem gelada. Não perca o por do sol ali. Espetacular.

tzampoc resort hotel
onde ficar no lago atitlan

Além da piscina, há uma jacuzzi e uma sauna a lenha.

onde ficar no lago atitlan

Os quartos são espaçosos, com decoração rustica com a cara da Guatemala.

Refeições

O café da manhã é servido numa mesa que fica na varanda com a vista para o lago e para o jardim florido. Eles oferecem um café completo com frutas frescas, café, leite, ovos e frios.

As outras refeições, como almoço e jantar, devem ser combinadas com antecedência com o hotel. Os empregados da casa podem preparar uma refeição caseira caso seja solicitado.  Ao lado do Tzampoc fica o bonito Hotel Casa Palopó onde tem um restaurante que deve ser previamente reservado.

Soube que o Tzampoc tem planos para montar um restaurante. Realmente isso é um ponto que precisa ser melhorado já que na redondeza não há muitas opções.

O proprietário

O proprietário italiano, Lucio Mamberto, já vive na região há décadas, e construiu o hotel com ares de uma vila do Mediterrâneo.

onde ficar no lago atitlan

Lucio é um anfitrião encantador, que conta sobre sua vida e te faz sentir em casa. Mais uma razão pela qual indico o Tzampoc como opção de onde ficar no Lago Atitlan.

Lucio Mamberto
Lucio Mamberto

Ele emprega funcionários muito simpáticos que residem na região para cuidar da manutenção do hotel.

Como chegar

Há diversos vilarejos em volta do lago. O hotel fica no povoado de Santa Catarina de Palopó, à mais ou menos 5 km de Panajachel, cidade porta de entrada para o Lago na maioria das rotas.

Tzampoc resort

O hotel fica no alto de uma colina e a subida é bastante íngreme. Nosso taxi não conseguiu subir mas o hotel disponibilizou um carro 4×4 para nos buscar na entrada da propriedade. Se você estiver de carro recomendo redobrar o cuidado nessa subida.

O que fazer no Lago Atitlan

O lago é cercado por vários povoados onde você pode se aproximar das tradições maias. Os três maiores são: Santiago Atitlán, San Pedro La Laguna e Panajachel. Para conhecer esses povoados é preciso fazer um passeio de barco que pode ser arranjado pelo próprio hotel. Fizemos o passeio em barco privado mas há opção de barcos públicos também.

Lago atitlan

+ Veja aqui o que fazer no Lago Atitlan

Não deixe também de conhecer Santo Antônio de Palopó e visitar a fábrica de cerâmicas lá.

Espero que tenha curtido minha dica de onde ficar no Lago Atitlan. Não esqueça de fazer sua reserva usando o link do Booking.com aqui do blog. Você paga o mesmo preço e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do site.

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *