O que fazer no Yosemite

Sem dúvida para todos que amam a natureza, fazer trilhas, respirar ar puro e gostam da vida selvagem o Yosemite deve estar na lista de lugares para se visitar. Passei 3 dias no parque e fiquei simplesmente apaixonado! Já estou ansioso para voltar e conhecer algumas partes que não tive tempo. Nesse post vou contar como foi minha visita, dar várias dicas sobre onde ficar e o que fazer no Yosemite.

Por Wagner Magliari

O que fazer no Yosemite

 

Onde ficar no Yosemite

Se você procura hospedagem no parque vai pagar caro, mas é possível acampar lá. Precisa ver com antecedência a disponibilidade pois os camps estão sempre lotados.
Fora do parque você tem opções de hotéis, mas fique atento para não ficar muito longe. Depois do dia inteiro fazendo hike, ter que dirigir 1 ou 2 h de volta é muito desgastante. Eu me hospedei no Cedar Lodge, que fica a 15 min da entrada do parque. O quarto é excelente e ainda tinha um spa tub que foi incrível depois do hike. A maioria dos hotéis não oferece café da manhã e Wi-Fi (cobram 10$ por 12hr).

 

O que fazer no Yosemite

Onde comer no Yosemite

Comida e água aqui são coisas difíceis, primeiro porque, na minha percepção, os americanos não comem, apenas lancham. Não almoçar e jantar para mim é difícil, e achei um pouco caro comer nos restaurantes do parque e nos hotéis perto. Mas você acaba não tendo muita opção… O melhor para mim foi o River Restaurant & Lounge. Eles têm um cardápio com comida de verdade e tem um pequeno buffet de salada e sopa para você comer à vontade.
E outra coisa é que não tem mercados perto. As cidades próximas ficam cerca de 1-2 horas do parque, no máximo você vai ter lojinha no seu hotel. Tem m único posto próximo à entrada do parque onde você consegue comprar lanches. Então, venha preparado ao seu destino com comida e água.

O que fazer no Yosemite

O que fazer no Yosemite

O Yosemite é uma surpresa, a cada estação do ano ele vai lhe oferecer diferentes aventuras o que fazer no Yosemite. Tem passeios de helicóptero, jipe, hike com guias, passeios de cavalo, área para ski ou snowboarding e cachoeiras que surgem em determinada estação. O melhor de todos é ir com seus amigos e fazer o seu próprio roteiro.

Eu fui no inverno e nessa estação há algumas mudanças no parque, como rotas que estavam fechadas devido a neve e as chuvas. Porém o lado bom é as cachoeiras vão estar com um grande volume de água e alguns picos com neve são deslumbrantes. Havia muito o que fazer no Yosemite e eu escolhi a trilha para o Upper Yosemite fall para o primeiro dia. No segunda dia choveu demais, e optamos fazer trilhas mais curtas já que o acesso de carro no parque é ótimo. No terceiro dia decidimos fazer o hike do Half Dome.

O que fazer no Yosemite

Upper Yosemite Fall

Acredito que é a principal cachoeira do parque, sua queda começa a cerca de 731 metros de altura. A trilha para você chegar ao topo é de cerca de 6 km e a entrada da trilha fica no camp 4. Apesar de se uma subida longa a trilha é ótima, eles fazem uma excelente manutenção, é segura e tem points views espetaculares. Você não precisa escalar, apenas caminhar. O topo é simplesmente divino, com corvos, o sol e montanha com gelo no horizonte. Todos os cenários são de tirar o fôlego. Mas não pense que acabou. Quando você chegar ao topo, pode descer uma escada de pedras e cabos de aço e chegar bem próximo à cachoeira. Uma emoção para poucos. Vi muitas pessoas desistirem nesse ponto, mas chegar ao topo para mim foi o mais difícil. 

O que fazer no Yosemite

Bridalveil Fall

Essa cachoeira tem o acesso mais fácil do parque, cerca de 10 min após você entrar no parque você estará nela. É linda como todas as outras e vale a pena se aventurar nas pedras e tentar chegar um pouco mais perto. Tenha cuidado pois algumas pedras são escorregadias. Por ter um acesso fácil ela vai estar sempre cheia então aproveite para conhece a Bridalveil cedo.

O que fazer no Yosemite

Ribbon Fall

Após 5 minutos da entrada do parque você vai passar por essa cachoeira. Ela é um pouco escondida, mas certamente você ficará atento a paisagem como eu estava. Nada vai passar despercebido. Você pode conseguir boas fotos do estacionamento, mas também pode se aventurar e se aproximar dela. Cuidado que a água aqui é bem forte. Se tiver sorte você irá encontrar nozes, no caminho há diversas árvores carregadas do fruto. Uma delícia.

O que fazer no Yosemite

Half Dome

Essa trilha me pegou de surpresa, mesmo eu indo preparado. O início da trilha é bem fácil, o acesso no primeiro quilômetro é por uma estrada asfaltada. Por cerca de uma hora você contornará um rio. Quando a estrada acabar você vai chegar na primeira cachoeira, a Vernal Falls, que é linda. Eu fiquei morrendo de vontade de entrar, mas sabia que tinha uma longa caminhada. Aí tem uma escadaria de pedras bem íngreme e uma escada que vai elevar sua adrenalina. Você vai se apaixonar quando chegar ao topo. Era o que eu mais queria o que fazer no Yosemite.

O que fazer no Yosemite

O próximo destino é passar pela Nevada Falls. Você irá passar por uma ponte de madeira e poderá vê-la de longe, mas não se preocupe porque você irá passar ao lado dela. Se quiser dá pra se aventurar nas pedras e chegar bem perto. Saindo da Nevada você vai ter uma escadaria de pedra bem difícil, esteja com as pernas preparadas. Depois dessa escadaria você terá ainda umas 2-3 hr de trilha pela frente pelas sequoias e rios que descem a montanha.

Infelizmente não pude subir ao topo pois na noite anterior nevou em alguns pontos do parque. O Half Dome também estava com neve no topo… Para a segurança dos aventureiros eles abaixaram os cabos da escada que leva ao topo. Fiquei bem triste… Estava doido para subir ao topo da montanha com neve e pode avistar todo o parque. Mas segurança em primeiro lugar!

O que fazer no Yosemite

Importante saber que para se aventurar no Half Dome, você precisa de uma autorização do parque para subir ao topo. Se não tiver autorização não suba porque tem pena de multa e prisão! Antes de encarar 4-5 hr de hike só de subida, clique aqui e peça a sua autorização (são 10$).

O que fazer no Yosemite

Ultimas dicas do Yosemite

  • Programe para ir em dias consecutivos. A entrada do parque é 30$ por veículo (independentemente do número de pessoas). Válido por uma semana.
  • Tenha sempre água no seu carro e comida de estoque, afinal você vai estar longe do hotel e postos.
  • Tenha sempre atenção, o parque tem animais selvagens e alguns são perigosos como ursos e leões da montanha (lion mountain são como os pumas).

O que fazer no Yosemite

 

  • Cuidado nas cachoeiras, elas são extremamente altas e a água pode machucar. Assim como pedras e outras coisas podem cair lá de cima. É comum cair pedras, na estrada você vai observar isso.
  • Alguns hotéis não oferecem Wi-Fi. No parque notei que a AT&T e a Verizon funcionavam muito bem em diversos pontos.
  • Tenha um tempo para simplesmente andar pelos vales, observar as sequoias e os cliffs. Você vai querer registrar tudo que seus olhos possam ver.

O que fazer no Yosemite

  • Outra dica do Yosemite é ir preparado para dormir nas montanhas. Muitas trilhas só são acessíveis quando você atinge o cume, porém você pode chegar lá cansado ou tarde. Então se você estiver preparado, passe à noite por lá. Existem diversas áreas de camp nas montanhas. Assim você vai pode chegar a lugares que poucos conquistaram.

O que fazer no Yosemite

 

Esse post foi escrito por Wagner Magliari, uma amigo querido que mora na Califórnia e adora a natureza!

+ Você também gosta da natureza? Veja aqui dicas da Costa Rica! 

Espero que tenha gostado das dicas o que fazer no Yosemite. Qualquer duvida deixa um comentário aqui que a gente responde!

Bjs e até o proximo post.

 

Você vai gostar de...

Como encontrar os Dragões de Komodo Os legendários dragões de Komodo, a maior espécie de lagarto vivo do mundo, são as grandes atrações do Parque Nacional de Komodo na Indonésia (junto c...
Mergulho em Komodo, um mundo de cores O mergulho em Komodo na Indonésia é sem dúvida um dos mais desejados do mundo. Muito por conta da sua extraordinária biodiversidade e densidade de vid...
As melhores dicas de viagem pra Komodo Komodo está listada como uma das sete novas maravilhas da natureza, e ainda é Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco! Super justif...
Organize seu roteiro em Nusa Penida Continuando com o nosso roteiro em Nusa Penida veja aqui como foi o segundo dia na ilha. Passamos por lugares de tão lindos quanto o primeiro dia, por...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

1 comentário até agora!

  1. Lúcia J.G.Silva disse:

    Amei, viajei com o Vagner um homem muito corajoso, detalhista em todos os locais que conheceu. Maravilhosas paisagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *