São muitas as experiências que se pode ter no Pantanal, que podem surpreender até os mais ávidos admiradores da natureza. Conto nesse artigo minhas dicas sobre o que fazer no Pantanal Mato-Grossense, uma região que só pode ser descrita em superlativos. A maior planície alagável do planeta tem beleza exuberante, e segue um ritmo próprio, alternando paisagens nas fases de seca e de cheia dos rios. Lá habitam quase 5 mil espécies de animais e plantas, uma grande concentração de vida silvestre. Então, vamos conferir o que fazer no Pantanal?

O que fazer no Pantanal

O que fazer no Pantanal

O Araras Eco Lodge, onde me hospedei, oferece diversas atividades e safáris fotográficos, inclusive a navegação por rios para a focagem da onça pintada (que eu conto melhor no próximo artigo). A melhor época para essa atividade é quando o rio está começando a baixar, entre junho e julho. É nessa época que a beleza intocada do Pantanal começa a se revelar e mais espécies podem ser observadas.

O que fazer no Pantanal

Uma das coisas mais legais é acordar cedo para ver o amanhecer pantaneiro, observar os primeiros raios de sol e ouvir o som das aves que despertam para um novo dia. Outro passeio que eu amei foi andar à cavalo dentro de um rio lotado de jacarés. Cavalgamos entre campos alagados e avistamos muitas revoadas de garças e tuiuiús.

O que fazer no Pantanal

Outro passeio muito bacana foi remar no Rio Clarinho, explorando as margens de floresta ciliar e o manguezal. É neste lugar que vivem as ariranhas (uma espécie de lontra), que normalmente são avistadas brincando em família. Nesse rio também é possível pescar piranhas, mas é preciso certa habilidade, já que as piranhas conseguem roubar a isca do anzol sem que você se dê conta!

Normalmente são feitos de 2 a 3 passeios por dia, a depender da duração. Pela manhã, no final da tarde e às vezes à noite, após o jantar, como a focagem noturna que saí num caminhão safari, em busca de animais de hábitos noturnos.

O que fazer no Pantanal
Safari no Pantanal

Entre os passeios se pode aproveitar a agradável piscina ou um descanso nas redes. A programação é agendada na véspera, e sempre é acompanhada por guias experientes.

Pousada Araras Eco Lodge
O que fazer no Pantanal

Outras opções de o que fazer no Pantanal é a caminhada até à Torre do Bugio, uma das torres do Hotel Araras Eco Lodge com 25 m de altura. A vista é espetacular sobre a planície pantaneira. Ou a caminhada Trilha Rondon até à Torre Tuiuiú, com 13,5 m de altura, para apreciar o pôr-do-sol.

O que fazer no Pantanal

Depois de um dia de cavalgada, navegação, trilhas e saídas fotográficas, o melhor o que fazer no Pantanal é provar um pouco a comida pantaneira preparada no fogão à lenha. Nos dias mais frios o hotel Araras Eco Lodge acende uma fogueira na área externa, de onde é uma delícia observar as estrelas.

safari fotografico no Pantanal

Estrada-Parque Transpantaneira

Optei alugar um carro para chegar ao Hotel (veja as dicas aqui) porque tinha lido que dirigir pela Transpantaneira era bonito demais, com possibilidade de ver centenas de animais, entre pássaros, jacarés e capivaras. E realmente, essa estrada é um verdadeiro safári fotográfico!  Fiz diversas paradas para observar a vida silvestre, passando por campos alagados onde a água represada forma refúgios para a fauna e flora. O melhor horário para passar ali é no amanhecer ou alvorecer, ou seja, entre 5h e 8h da manhã, ou depois das 17h.

Transpantaneira

No projeto original a Transpantaneira teria aprox 400 km, e deveria cruzar o Pantanal, ligando Poconé (MT) a Corumbá (MS). Mas a obra não foi terminada e hoje vai até Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá. São apenas 2 km asfaltados, mais 143 km de cascalho e terra batida e mais de 120 pontes.

Transpantaneira

Nos primeiros 60 km, a partir de Poconé, ficam a maioria das pousadas. No fim da Transpantaneira fica Porto Jofre, o caminho é mais deserto, e a chance de ver onças aumenta, especialmente nos trechos próximos ao Rio Cuiabá. Foi ali que fizemos a navegação para avistá-las. Conto melhor dessa aventura nesse artigo aqui.

Onça pintada no Pantanal

Carros de passeios só passam na época da seca, entre abril e setembro. No período de chuvas, até os carros 4×4 passam aperto. Não esqueça de encher o tanque em Poconé pois não há postos de combustível na transpantaneira.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de o que fazer no Pantanal. Se sim, deixem um comentário aqui abaixo e não esqueçam de conferir os outros artigos do Pantanal.

Obrigada pela visita, volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *