O que fazer em Tongatapu, Tonga

Minha viagem à Tonga ocorreu por conta do mergulho com as baleias na ilha de Vavau, uma das ilhas do Reino de Tonga. Mas para chegar lá tive que passar antes pela ilha de Tongatapu, onde fica a capital Nuku’alofa, e aproveitei para dar um giro. Nesse post conto sobre o que fazer em Tongatapu, Tonga.

O que fazer em Tongatapu, Tonga

A Ilha de Tongatapu e o Reino de Tonga

Tongatapu é uma ilha bonita, mas bem pacata. Tem até um ar rural ainda. Os habitantes são extremamente religiosos, tanto que Domingo é um dia sagrado para eles. Tudo está fechado aos Domingos em Tonga. Na verdade, já a partir de meia-noite de sábado, todo o país pára durante 24 horas. Não é apenas cultural, é realmente ilegal trabalhar ou fazer outra coisa além de descansar, comer e ir à igreja aos Domingos. Se por acaso estiver por lá aproveite para participar de um serviço na igreja e assistir de um de seus cultos. Eu estive num Domingo em Samoa que tem uma cultura bem parecida e fui à igreja (leia aqui).

O que fazer em Tongatapu, Tonga

O que fazer em Tongatapu, Tonga

São três passeios: dois deles são de meia volta na ilha, um pro lado leste, outro pro oeste, e o terceiro é o passeio de volta inteira. Eu fiz o lado oeste e achei interessante. Pena não ter tido tempo para completar a volta inteira

O passeio passou pelo Palácio Real, pelo centro da cidade, pelo o famoso coqueiro de três cabeças, pelas “raposas voadoras” (já explico melhor) e nos espetaculares blow holes.

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Tour em Tongatapu – Lado Oeste

O passeio do lado oeste em Tongatapu leva aproximadamente 3 horas. Paguei $ 100 porque foi privado (só estava eu), mas é possível cair para a metade do preço por pessoa se você estiver acompanhado de mais 2 ou 3 pessoas.

 

3 head Coconut

A primeira parada foi num coqueiro de 3 cabeças, uma arvore única no mundo! Trata-se de uma mutação de um coqueiro e fica bem perto da estrada. Pertinho tem uma escola e um templo mórmon.

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Flying foxes

Depois fomos conferir a arvore de morcegos que são apelidadas de Flying foxes! É incrível a quantidade de morcegos que ficam pendurados nas árvores dos quintais das casas!

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Tsunami Rock

Na aldeia de Kala’au há uma rocha gigante também conhecido como “Maka Sio’ata”. Ela fica sozinha em uma ampla área plana perto do mar. As lendas locais dizem que foi jogada ali pelo Deus Maui. Já os geólogos acreditam que foi levado por um forte tsunami e dizem que é o maior objeto movido por um tsunami.

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Palácio Real de Tonga

Passamos rápido pela área dos túmulos reais e fomos avistar o Palácio Real do Reino de Tonga em Nuku’alofa.

Rodeado por grandes gramados e pinheiros, o Palácio Real de Tonga fica à beira-mar. Sua arquitetura de madeira vitoriana. Sua construção começou em 1867 e foi concluída em 1882. O palácio não está aberto ao público, mas há uma boa visão da costa do lado oeste.

O que fazer em Tongatapu, Tonga

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Blowholes

Dizem que blowholes mais espetaculares no Pacífico Sul. Eu fiquei encantada com esse lugar, sem duvida o mais legal de tudo o que fazer em Tongatapu, Tonga. O dia estava lindo e o visual é incrivel de lá. São como geysers de água ao longo dos recifes que se estendem do leste ao oeste.

Os buracos se estendem por 5 km ao longo da costa. A ilha de Tongatapu fica a apenas 17 m acima do nível do mar e o ponto mais alto é de apenas 65 m. Estudos de aquecimento global esperam que Tongatapu, junto com Kiribati, Polinésia Francesa e outras ilhas do Pacífico, possam desaparecer um dia…

O que fazer em Tongatapu, Tonga

Espero que tenham gostado das dicas o que fazer em Tongatapu, Tonga e aproveitem sua viagem!

+ Veja mais sobre TONGA aqui

+ Veja mais sobre as ilhas do Pacifico Sul aqui

Um beijo e até a próxima,

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

O que fazer em Auckland em 2 dias Passei 2 dias em Auckland quando estava à caminho das paradisíacas ilhas do Pacífico Sul. Essa foi a minha segunda vez na Nova Zelândia. A primeira co...
Onde ficar em Samoa, Upolu "Talofa, bem-vindo à bela Samoa!" Fui recebida assim no Le Vasa Resort, o hotel em que me hospedei nos meus dias na ilha de Upolu, em Samoa. Gostei ta...
Hidroavião em Fiji – uma experiência única... Se você tiver oportunidade não deixe de experimentar o passeio de hidroavião em Fiji. Além de ser um sobrevoo espetacular, é a maneira mais rápida e e...
Cerimônia do Kava em Fiji, ritual imperdível O Kava é uma planta indígena encontrada no Pacífico Ocidental, e tradicionalmente bebida nos países como Fiji, Vanuatu, Havaí e Polinésia. Tem sido ut...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em