O que fazer em Samoa

O que fazer em Samoa, Polinésia

Logo que decidi ir conhecer as ilhas do Pacifico Sul incluí Samoa no roteiro não só pelo interesse na cultura da polinésia, mas também por tudo o que fazer em Samoa. A paisagem também me despertou interesse! O interior, formado por densas florestas tropicais, rios e cachoeiras e as praias paradisíacas…

Praia em Samoa

Fiquei, de verdade, encantada com esse país, com as pessoas sorridentes e acolhedoras, com a sua história e cultura. O povo preserva a cultura mesmo! A família e a igreja são o centro de tudo.o turismo não é comercial, aliás se vê poucos turistas  pelas ruas (brasileiros então… caso raríssimo!). Pretendo em breve escrever um outro post para focar mais nessa parte cultural, ok? Nesse post vou contar sobre o que fazer em Samoa e dicas para organizar sua viagem.

Povo de Samoa

Samoa

Samoa

Onde fica Samoa

Samoa fica na Oceania, no Sul do Oceano Pacífico, entre o Hawaii e a Nova Zelândia, bem no coração da Polinésia. São 8 ilhas, sendo as duas maiores as ilhas de Upolu e Savaii, que ficam separadas pelo Estreito de Apolima.

O Aeroporto Internacional Faleolo fica a aproximadamente a 40km da capital Apia, onde vivem aprox 40 mil habitantes. Eu me hospedei no Le Vasa Resort que fica a aproximadamente 10km do aeroporto e vou detalhar essa experiência em outro post.

Aeroporto Faleolo Samoa

Quanto tempo ficar em Samoa

Não conheci a Ilha de Savaii, fiquei os 3 dias só na ilha de Upolu. Não dispunha de mais tempo porque meu roteiro também incluía as Ilhas Fiji e Tonga. Não deixe de conferir também esses destinos!

Se tivesse mais tempo teria ido também à outra ilha vizinha Savaii que é ligada à Upolu por ferry. Além do pouco tempo, também soube que, às vezes, pela condição do mar, o ferry sofre atrasados ou pode ser cancelado. Resolvi não arriscar e concentrar meu tempo na principal ilha que já tinha muito o que fazer em Samoa.

Quando ir à Samoa

Eu fui em setembro e só peguei tempo bom. Os meses de melhor clima são agosto à princípio de novembro. Apesar de fazer calor o ano todo, chove no verão… Janeiro é o mês mais chuvoso.

Como explorar Upolu

As ilhas são de origem vulcânica e o relevo é bastante montanhoso. São apenas 4 praias em toda a ilha, que ficam localizadas ao sul. O aeroporto Faleolo (novinho) está a 90km da principal praia (Lalomanu), quase a 2 horas de viagem. Como cheguei à noite preferi me hospedar mais perto do aeroporto.

As estradas são asfaltadas, em mão dupla, e suas margens são todas plantadas e floridas! Fiquei encantei com isso na ilha!

Estradas de Samoa Upolu

Para rodar a ilha fiz um tour de dia inteiro, com o guia do hotel LE VASA RESORT na van do próprio hotel. A ilha é grande, e para dar a volta completa leva realmente 1 dia, incluindo 4 paradas. Você pode também alugar um carro, mas para mim foi muito interessante explorar com um guia local e aprender mais sobre a história e cultura de Samoa.

O que fazer em Samoa

Você vai encontrar uma grande quantidade de atividades para o que fazer em Samoa. Veja aqui as que mais gostei:

To Sua Piscina natural Samoa

To Sua Giant Swimming Hole

Esse era o lugar que eu mais queria conhecer em Samoa. Essa grande piscina natural, de origem vulcânica, é das mais bonitas do mundo! Um enorme buraco de uns 30 metros de profundidade, com acesso ao mar através de um túnel na rocha. Você pode até nadar dentro da gruta e chegar até ao mar, mas os guias não indicam por conta das ondas na parte do mar.

Para nadar na piscina natural você tem que descer a íngreme escada de madeira. Um pouco escorregadia, vai devagar, mas vá. Achei mais fácil subir do que descer. E leve lá pra baixo somente o necessário. Um pouco antes da escada dá para deixar o resto das coisas.

O To Sua Giant Swimming Hole fica na aldeia de Lotofaga. Como falei a ilha é grande, e, dependendo de onde você estiver, é um pouco longe. Mas é uma experiência imperdível em Samoa! Ah! Prefira chegar antes do fim da tarde para pegar ela com sol em toda a sua extensão.

Praia de Lalomanu Beach

Lalomanu Beach fica fica na ponta sudeste da ilha Upolu e é uma das praias mais bonitas do Pacifico Sul. Com areia branca e muito fina, um mar calmo e azul-turquesa e muita vegetação. Paradisíaca realmente! Peguei um dia de sol lá, foi de babar na praia!

Praia Lalomanu beach Samoa

Praia Lalomanu beach Samoa

Dá para passar o dia todo porque tem até infra de restaurantes. Almocei um ceviche delicioso (tem outro nome lá, desculpe não anotei) e tomei uma cerveja de cara para esse visual! Lá pode cerveja ahaha

E tem opções de hospedagem entre pousadas, hotéis e até as tradicionais fales, que são cabanas ao ar livre. Isso mesmo, você pode alugar uma das cabanas (sem paredes, só teto)! É uma opção econômica muito procurada, só fechar a cortina e dormir. Isso sim é o verdadeiro luxo, dormir numa fale em Samoa, numa praia tão linda quanto à Lalomanu.

Praia Lalomanu beach Samoa

Piula Cave pool

A  aprox 45 minutos da Apia, está a piscina natural e cavernas Piula. Ali encontramos várias famílias fazendo um autêntico barbecue e refrescando-se na piscina natural. Mas nada de bebida alcoólica! Uma excelente oportunidade para estar em contato com a cultura e o povo local. Legal, mas não perca muito tempo ali pois os dois pontos altos são a praia de Lalomanu e o To sua.

Piula cave Samoa Upolu

No Alcohol Samoa

Savaia snorkel

No final da tarde paramos uma pequena lagoa de mar com uma fazenda de ostras enormes. Foi um mergulho gostoso, mas a água estava um pouco turva. Sinceramente eu teria pulado essa atividade e ficado mais tempo na praia e/ou no To Sua. Se for, leve sua máscara e nadadeiras.

Savaia Samoa

Savaia Samoa

Visita à Igreja

O domingo em Samoa é um dia de serviços à igreja e à comunidade. Inclusive é bom prestar atenção na programação pois Domingo fecha tudo! Inclusive o To Sua. Reserve esse dia para curtir uma praia! E claro também conhecer as igrejas e se aproximar da cultura local.  Nós tivemos a chance de participar de uma missa e fomos muito bem recebidos.

Crianças de Samoa Igreja

Há muitas igrejas ao longo da estrada principal da ilha.

Igreja em Samoa

Igreja em Samoa

Outras opções

Além disso também usamos as bikes e os kayaks do Le Vasa Hotel para explorar a ilha. Amei também o sunset cruise com o barco do hotel. Vou contar mais sobre esses no outro post, ok?

Bike em Samoa

Espero que tenham gostado das dicas sobre o que fazer em Samoa.

+ Vejam os outros posts do meu roteiro pela Polinésia.

Um beijo e até a próxima!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Hidroavião em Fiji – uma experiência única... Se você tiver oportunidade não deixe de experimentar o passeio de hidroavião em Fiji. Além de ser um sobrevoo espetacular, é a maneira mais rápida e e...
Cerimônia do Kava em Fiji, ritual imperdível O Kava é uma planta indígena encontrada no Pacífico Ocidental, e tradicionalmente bebida nos países como Fiji, Vanuatu, Havaí e Polinésia. Tem sido ut...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em