O que fazer em Doha em 1 dia

Tive oportunidade de conhecer Doha num stopover durante minha viagem à Índia e Maldivas. Fiquei apenas um dia, mas foi suficiente para me encantar e querer voltar. Nesse artigo conto as dicas de o que fazer em Doha em 1 dia, e complemento com dicas adicionais caso você tenha mais dias para ficar.

O que fazer em Doha em 1 dia

Se você pretende ir ao Qatar não deixe de ler esse outro artigo aqui que conta um pouco sobre a cultura e história, com dicas de quando ir, onde ficar e muitos mais.

Como circular em Doha

Meu tempo foi muito bem aproveitado porque tive a sorte de contratar a Leila, que é uma guia brasileira em Doha. Ela tem carro próprio e rodou as principais atrações conosco sempre explicando e dando o contexto histórico e cultural, tão importantes para compreendermos uma realidade tão distante da nossa.

Skyline de Doha

A Leila já mora em Doha há 10 anos e conhece tudo. Ela nos buscou no hotel, mas pode inclusive pegar você no aeroporto, o que é uma grande vantagem. Ela oferece vários tipos de tours, a depender do seu tempo de conexão ou estadia. A Leila oferece inclusive saídas noturnas. Para entrar em contato com ela mande um whatsapp pelo +974 3318 5310 ou uma mensagem no instagram @turistandoemdoha. O site dela é esse aqui.

Katara em Doha

O que fazer em Doha em 1 dia

Além de várias atrações e uma rica cultura, Doha também oferece uma culinária variada e deliciosa, dunas e praias com sol e calor praticamente o ano inteiro. Se tiver mais de 1 dia em Doha não perca a oportunidade de fazer um passeio pelo deserto.

As principais atrações e atividades em Doha são:

  • Museu Nacional do Qatar
  • Souq Wakif
  • Museu de Arte Islâmica
  • Corniche e o Skyline de Doha
  • Katara Cultural Village
  • The Pearl
  • Andar de camelo pelas dunas
  • Fazer um safari offroad no deserto
  • Conhecer um dos luxuosos shoppings de Doha
  • Fazer um cruzeiro de barco tradicional saindo da Corniche

Agora vou detalhar um pouco dos lugares que mais gostei do meu roteiro de o que fazer em Doha em 1 dia.

Museu Nacional do Catar

Inaugurado em março de 2019, o novo Museu Nacional do Qatar tem 11 galerias espalhadas em círculos que mostram a história local, desde a formação da península do Catar há milhões de anos atrás, passando pela cultura nômade dos pescadores de pérolas até o cenário atual da exploração do petróleo e do gás natural.

Museu nacional do Qatar

São mais de 8 mil metros quadrados de exposição repletos de arquitetura, arqueologia e história. Apesar do museu abrigar algumas importantes obras de arte, como o banco da Paz, ele privilegia especialmente uma experiência sensorial única com muitos artifícios áudio visuais para retratar a história.

Museu nacional do Qatar

A arquitetura é realmente única. São 85 mil peças, em 3500 formatos diferentes de diâmetros e curvaturas, que se conectam em discos sinuosos e formam uma estética totalmente futurista.

Museu nacional do Qatar

Planejada por Jean Nouvel, o arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker, se inspirou na forma cristalizada da rosa-do-deserto, uma flor característica da região. Essa rosa é formada do solo arenoso através do trabalho do vento, da água salgada e, claro, da areia. Uma estrutura arquitetônica criada pela própria natureza que Jean Nouvel reproduziu talentosamente num dos lugares mais impressionantes que eu já vi.

rosa do deserto Qatar
Essa é uma autêntica rosa do deserto cristalizada de areia

+ Gostei tanto do museu que escrevi um artigo inteiro, contando muito mais sobre ele. Clique aqui.

Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica não pode faltar na sua lista de o que fazer em Doha em 1 dia. É mais um belo exemplo da arquitetura de Doha. Foi desenhado pelo famoso arquitecto I. M. Pei, o mesmo autor da Pirâmide do Museu do Louvre em Paris e vencedor do prêmio Pritzker. O arquiteto, na época da construção, já estava aposentado, mas foi persuadido a projetar este impressionante museu que foi inaugurado em dezembro de 2008.

museu islamico Doha

De frente para a Baía de Doha, o Museu de Arte Islâmica fica em uma ilha própria, construída só pra ele. O edifício principal tem cinco andares e abriga uma das maiores coleções de arte islâmica do mundo.

As obras abrangem três continentes do século VII ao XIX. A coleção permanente inclui tecidos requintados, cerâmicas, tapetes e joias. Todas as peças de uma forma ou de outra são conectadas pelo Islã, mesmo aquelas que não são de natureza religiosa. Grande parte das obras vem dos tesouros dos príncipes e até mesmo dos lares pessoais de pessoas comuns. E cada objeto conta uma história, proporcionando um entendimento maior sobre o mundo islâmico.

museu islâmico Doha

O Museu de Arte Islâmica está aberto todos os dias das 9 às 19h, exceto sexta-feira que abre 13:30 às 19hs. Para mais informações clique aqui no site do museu.

Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é um complexo cultural e entretenimento que reúne belos teatros, salas de concertos, festivais e galerias de exposições. Estão lá a Opera House e a sede da Orquestra Filarmônica do Qatar, a Sociedade de Belas Artes, a Academia de Música e o lindíssimo anfiteatro. Quando estiver indo para Doha vale sempre dar uma olhada no site oficial para saber o que está acontecendo por lá.

Katara Doha
Katara Doha

A Katara Cultural Village foi criada com o objetivo de se tornar líder mundial em projetos culturais. Para ser um lugar onde as pessoas se reúnem para experimentar as diferentes culturas do mundo, de diferentes origens culturais, onde as pessoas superam suas fronteiras e abraçam causas comuns para promover uma humanidade mais unida. O projeto também tem intenção de posicionar o Qatar como um país mais voltado para a cultura e para a arte.

Doha

Para atrair mais pessoas o complexo oferece também restaurantes de uma variedade de cozinhas e até uma filial da Galeria Lafayette de Paris. Na área também está uma praia pública com esportes aquáticos.

Galerias Lafayette Doha

Souk Waqif

O Souk Waqif é um grande mercado aberto, com um labirinto de ruazinhas e becos com cheiro de cardamomo onde tem lojinhas que vendem mercadorias que refletem a cultura e as tradições do mundo árabe. Vai encontrar de tudo um pouco, desde especiarias, tapetes, animais, cerâmicas, tecidos e, claro, chá. Se for comprar, lembre-se de pechinchar os preços.

Souk em Doha
Souk em Doha
Com a guia Leila do instagram @turistandoemdoha

Visitei o souk à noite, um ótimo local para jantar com várias opções de cafés e restaurantes. Comi num restaurante de comida síria indicado pela Leila que tinha inclusive uma apresentação de dança típica. Um barato assistir!

Dança arabe

Muito interessante visitar a área reservada aos falcoes. A falcoaria é mais do que apenas um passatempo popular no Qatar. É através dos falcões que os pais ensinam seus filhos lições de paciência, coragem e autodisciplina.

No Souk existem várias lojas especializadas, vendendo falcões de todos tipos, inclusive alguns premiados. Os preços podem variar de 2 mil a 200 mil dólares. Certamente você vai encontrar pelo labirinto de Souq Waqif meninos usando relógios pesados de ouro com falcoes no ombro, um símbolo de gosto, influência e status, valorizado pela sociedade do Qatar.

falcoes no souk Doha

Ali no souk tem até um Hospital para falcões, subsidiado pelo governo de Doha, que atende a mais de 10.000 aves durante a temporada de caça. Lá é possível cortar garras, examinar penas, tirar raios-X das aves e até ganhar uma massagem para asas cansadas.

hospital de falcoes souk em Doha

The Pearl

The Pearl é um grande complexo 4 milhões de metros quadrados, que acomoda hotéis, residências, uma marina premiada, vários bares e restaurantes, e, claro, muitas lojas. É um dos maiores empreendimentos imobiliários do Oriente Médio. Vale dar uma volta de carro ali para entender a grandiosidade do projeto e o estilo de vida dos Qatares. Tem até uma área que reproduz os canais de Veneza (com a ponte Rialto) abaixo.

The pearl Doha

Corniche

A Corniche é calçadão à beira-mar, de onde é possível observar o skyline de Doha ao longo da baía, com seus enormes arranha-céus como a Tornado Tower Dusk, ou a Doha Tower também de autoria do arquiteto francês Jean Nouvel.

Infelizmente nesse dia estava rolando uma tempestade de areia (nada que machuque, nem se sente) e atrapalhou a foto com o horizonte de prédios em Doha.

Corninhe Doha

Um lugar bom também para dar uma caminhada ou fazer um passeio de bicicleta. Ali também você pode pegar um cruzeiro num barco tradicional pela baía de Doha.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de o que fazer em Doha em 1 dia. Se esse artigo te ajudou (ou tiver qualquer dúvida) deixe um comentário aqui abaixo. E lembre de fazer suas reservas pelos links do blog, você paga o mesmo preço, e ajuda na manutenção do site.

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *