Featured Video Play Icon

O que fazer em Anavilhanas, Amazônia

Conhecida como “Pulmão do Mundo”, a Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo, formada por várias reservas e parques nacionais, entre eles o Anavilhanas. Veja aqui nesse post o que fazer em Anavilhanas na Amazônia, eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza!

O que fazer em Anavilhanas

O Parque Nacional de Anavilhanas é formado por um arquipélago de mais de 400 ilhas, 600 lagos e lagoas, e inúmeros canais no Rio Negro. É um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo! Só de ver o tamanho do Rio Negro já me encantei! Ele é considerado o mais extenso rio de água negra do planeta, são quase 22 km de uma margem à outra! E também o segundo maior em volume d’água, perdendo apenas para o Rio Amazonas, rio que ele mesmo ajuda a formar.

O que fazer em Anavilhanas

Explorar o Anavilhanas é uma viagem perfeita pra quem gosta de natureza, que oferece experiências na mata e no rio, repletas de aprendizagem. Sem contar as paisagens, ótimas para fotografia, formadas pelo labirinto de ilhas e pelas águas negras espelhadas do rio.

Como chegar em Anavilhanas

O arquipélago de Anavilhanas fica perto do município de Novo Airão, a 200 km de Manaus. A estrada tem 30 km com asfalto novo e pista duplicada, o restante da viagem é sofrível. Padrão Norte do Brasil, lamentavelmente.

Os hotéis de selva normalmente oferecem o translado do aeroporto de Manaus ou de algum outro hotel na cidade em vans ou carros privativos.  Eu me hospedei no Anavilhanas Jungle Lodge que fez o transfer Manaus x Selva x Manaus numa van própria do hotel. Você tem a opção de chegar lá também de hidroavião ao custo de aprox 700 reais por pessoa (ida ou volta). Atualize o preço com o hotel antes de viajar.

O que fazer em Anavilhanas

O que fazer em Anavilhanas

Todos os passeios na região giram em torno do Rio Negro e da floresta, os atores principais. Durante os 4 dias que estive por lá fiz diversos passeios organizados pelo Hotel Anavilhanas Jungle Lodge para conhecer e explorar a floresta amazônica e o Rio Negro.

O que fazer em Anavilhanas

Veja aqui o que fazer em Anavilhanas:

Focagem de animais

A focagem de animais é um passeio de avistamento de animais de hábitos noturnos. O passeio é realizado de barco e o guia utiliza uma lanterna que para iluminar (ou focar) os olhos dos animais. É como uma técnica para facilitar a localização deles à noite.

Avistamos alguns jacarés, muitos pássaros, rãs e uma preguiça. As fotos infelizmente saíram escuras, mas a sensação de navegar em meio à toda aquela natureza foi única, especialmente iluminados pela lua cheia.

O que fazer em Anavilhanas

O que fazer em Anavilhanas

Trilha na mata

Esse é um dos passeios “obrigatórios” da sua lista o que fazer em Anavilhanas!

A trilha foi pela mata de terra firme, como é conhecida essa região da floresta situada na parte mais alta do relevo amazônico, onde não há alagamento. As arvores dessa região podem atingir 40 a 50 metros de altura, e é farta a quantidade de espécies raras de plantas e animais.

O que fazer em Anavilhanas

O guia do hotel explicou sobre as árvores, seus frutos e as ervas medicinais. Contou também como os povos indígenas e ribeirinhos aproveitam os benefícios da floresta para sobreviver através da sabedoria cabocla.

Apesar de caminharmos o tempo todo na sombra, o calor era enorme. Não havia mosquitos, pois, essa época do ano, na região do Rio Negro, eles não conseguem sobreviver devido à acidez do rio. Na época da cheia do rio eles aumentam e chegam a incomodar pelo que fiquei sabendo.

Neste passeio é obrigado usar calça comprida e sapato fechado (preferencialmente bota de trilha). Usamos também uma “perneira”, uma proteção contra picadas de cobras. É recomendado levar filtro solar, repelente e capa de chuva, pois pode chover a qualquer hora.

O hotel oferece também uma caminhada noturna, oportunidade para ouvir os sons dos animais e da floresta na escuridão.

O que fazer em Anavilhanas

Canoagem pelos Igapós e Igarapés

Esse foi o passeio que eu mais amei! Remamos em canoas caboclas de madeira por entre os igapós e igarapés do Parque Nacional de Anavilhanas. Foi mágico!

O que fazer em Anavilhanas

Estávamos acompanhadas por um guia local que remou conosco por entre o labirinto de ilhas, onde pudemos desfrutar de paisagens lindíssimas. Viu o vídeo? Fiz imagens lindas com o meu drone.

O que fazer em Anavilhanas

Viu quanta atividade tem o que fazer em Anavilhanas? Tem mais!

Procura pelo boto rosa e tucuxi

Com o Anavilhanas Lodge os botos são procurados em seu habitat natural, em meio aos canais do Rio. O hotel não leva seus hospedes àquelas plataformas para mergulhar com botos por entender que essa atividade estressa muito os animais.

O que fazer em Anavilhanas

As espécies mais comuns da região são o boto cor-de-rosa e Tucuxi. Em todas as saídas é possível ver os botos, embora de longe pois eles são ariscos e não se aproximam muito dos barcos.

O que fazer em Anavilhanas

Visita à comunidade ribeirinha

Um passeio muito interessante também foi a visita à Comunidade cabocla de Santo Antônio, pois tivemos a chance de conversar e conhecer um pouco sobre o modo de vida deles.

A comunidade tem mais de 60 anos de existência e moram ali muitas gerações. São 10 famílias, em torno de 34 pessoas, que vivem da pesca, da roça de mandioca, do artesanato e da fabricação de espetos.

O que fazer em Anavilhanas

Visitamos a horta medicinal que é cuidada por todos na comunidade. Eles têm uma escola ali que beneficia também 2 outras comunidades ribeirinhas da região. Fiquei feliz de saber que a professora da escolinha é financiada pelo hotel Anavilhanas, engajados em ajudar a região.  Mais feliz ainda de saber que eles estudam inclusive o inglês, por entender que a língua abre oportunidades de trabalho no turismo local.

O que fazer em Anavilhanas

Existe também regras de organização social, com um “presidente” da comunidade que é eleito de 2 em 2 anos. Sua função é mediar e resolver conflitos, cuidar e liderar o processo de desenvolvimento e segurança da comunidade. Adoram o futebol e fazem inclusive torneios com outras comunidades.

Pagam uma taxa de 2 reais por mês para cada pessoa para ser associado ao programa RDS – Reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Negro – e por isso possuem os benefícios da foto abaixo.

O que fazer em Anavilhanas

A água vem dos lençóis freáticos através de um poço artesiano, que não prejudica o solo e está protegida da contaminação humana, não sendo necessário tratamento para o consumo.

Eles possuem também um “telefone rural” com uma antena que aumenta o alcance e a cobertura, indispensável para áreas afastadas dos centros urbanos como a comunidade Santo Antônio. A luz ainda vem de um gerador à diesel, mas eles sonham com o dia que vão poder dispor da luz solar como fonte de energia.

O que fazer em Anavilhanas

 

Ao final passamos pela “lojinha” de artesanatos, onde compramos a preços muito baratos peças que servirão de recordação para sempre!

O que fazer em Anavilhanas

O que fazer em Anavilhanas

É preciso ir ver como é!

Sempre que visito um lugar especial desses me emociono e fico feliz por ampliar minha visão de mundo. Como disse bem Amyr Klink :

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink

O que fazer em Anavilhanas

+ Gostou dessa historia? Veja aqui a história da Bastinha, lider do povoado Vila Palatéia em Alagoas. 

Navegando pelo arquipélago 

Navegamos na maior parte em voadeiras do hotel Anavilhanas Lodge mas eles também  tem um barco grande daqueles típicos do Amazonas. Fizemos um reconhecimento do arquipélago da parte norte e da parte sul, explorando canais, lagos e ilhas.

No norte chegamos à essa bonita praia de Rio onde fiz mais belas imagens com o drone. Viu o vídeo no inicio do post?

Praia de rio Anavilhanas

Contemplação do nascer do sol

Acordamos às 4:30 para sair de barco às 5h da manhã, ainda escuro. Fomos levados até o meio de uma lagoa para contemplar o nascer do sol na Amazônia, um espetáculo, quando tivemos mais chance de observar animais e a linda vegetação da região.

O que fazer em Anavilhanas

Relax de frente para o rio

E não poderia deixar ainda de falar sobre a linda piscina de borda infinita do Anavilhanas Lodge! Ela fica de frente para o rio, de cara para uma paisagem deslumbrante. Local ideal para relaxar e contemplar a natureza. Depois de tanta atividade é bom relaxar né? A lista o que fazer em Anavilhanas foi grande, né?

O que fazer em Anavilhanas

Muito bom também é, depois de qualquer passeio, nadar nas águas do Rio Negro. O hotel tem um pequeno bar flutuante com sofás, mesas e guarda-sóis, um lugar excelente para relaxar e se divertir. Ali mesmo você pode pegar emprestado uma das pranchas de sup para uma remada no rio negro.

O que fazer em Anavilhanas

Espero que tenham gostado das minhas dicas o que fazer em Anavilhanas, na Amazônia. Se sim, deixa um comentário aqui (isso ajuda o blog a crescer!) ou também se tiver qualquer dúvida.

Em breve tem mais posts sobre a Amazônia, fiquem ligados!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Hidroavião em Fiji – uma experiência única... Se você tiver oportunidade não deixe de experimentar o passeio de hidroavião em Fiji. Além de ser um sobrevoo espetacular, é a maneira mais rápida e e...
Passeio de barco em Fiji | Seaspray Que dia mais legal! Esse passeio de barco em Fiji foi realmente uma grata surpresa que eu não esperava. O Seaspray adventure day foi uma das atividade...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em