o passeio do Glacial Perito Moreno

Um ótimo começo para explorar a Patagônia Argentina é pelo passeio do glacial Perito Moreno, pertinho de El Calafate. Não que ela seja a maior geleira da região, mas certamente é a que tem a melhor estrutura para visitação.

O glaciar Perito Moreno

O glaciar Perito Moreno localizado no Parque Nacional dos Glaciares possui uma área que avança das cordilheiras em direção ao Lago Argentino em aprox. 250 km² de superfície. A geleira alcança uma altura de 70 metros acima do nível da água e uma profundidade de até 170 metros. É a terceira maior reserva de água doce do mundo e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.

o passeio do Glacial Perito Moreno

A cor do glaciar Perito Moreno impressiona. Sabia que o azul na verdade é um fenômeno óptico? É que o gelo estando muito compacto absorve os espectros da luz branca, com exceção da onda azul, que é refletida. Assim temos a ilusão que o glacial é todo desta cor. Ou seja, quanto mais compacto o gelo, mais azulado ele aparentará.

Outro fenômeno interessante é “A grande ruptura” que acontece mais ou menos de cinco em cinco anos quando o Glaciar toca a Península de Magalhães. Desse encontro é formado um dique, que ao se encher causa o rompimento de parte do Glaciar formando uma ponte. O fenômeno dessa grande ruptura acontece quando essa ponte quebra. Nosso guia da Estância Cristina cedeu imagens do último episódio! Fantástico, não é?

o passeio do Glacial Perito Moreno

Mas pequenas rupturas acontecem a todo momento acompanhados por estrondos assustadores. Ao caminhar pelas passarelas você certamente testemunhará a incrível ruptura da geleira em algum momento. São blocos de gelo que se desprendem da geleira de tamanho de prédios!

Como chegar ao glacial Perito Moreno

O glaciar Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares. À partir de El calafate são aprox. 70km de distância ou 1h15 de ônibus do centrinho. É fácil ir de carro, contratar uma excursão, pegar um transfer ou mesmo um ônibus.  A entrada no Parque Nacional Los Glaciares custa 600 pesos argentinos (out/18). Leve dinheiro em notas e um documento de identificação (RG ou passaporte). Ah! É comum chover na região do Glacial Perito Moreno, geralmente uma chuvinha fininha.

o passeio do Glacial Perito Moreno

Como fazer o passeio ao glacial Perito Moreno

Existem diversas maneiras de fazer o passeio ao glacial Perito Moreno, tanto por conta própria, quanto com uma excursão. A escolha vai depender da sua energia. Vamos ver todas as opções para que você decida como quer explorá-lo.

Passarelas e mirantes de Perito Moreno

A opção mais fácil e econômica de fazer o passeio ao Glacial Perito Moreno é admirá-lo pelas passarelas e mirantes que contornam a Península de Magalhães. Com a passarela dá para chegar bem pertinho do glaciar, momento especial para apreciar a vista e tirar fotos.

o passeio do Glacial Perito Moreno

São 7 km de passarelas de madeira e aço faceando a grande geleira. O cenário é lindo, com picos nevados ao fundo cercados por uma vegetação exuberante. Há diversos percursos diferentes identificados por cores. Procure um painel com o mapa que eles mostrarão o percurso, grau de dificuldade e tempo estimado. Se você quiser fazer todo ele comece pelo amarelo, depois vermelho e azul, assim vai fazer o circuito praticamente completo. Na entrada e saída das passarelas existem restaurantes e cafeterias para almoço ou lanche, e banheiros.

o passeio do Glacial Perito Moreno

Mini-trekking no gelo

Não ficou satisfeito em ver a geleira de longe? Você pode fazer o passeio do Glacial Perito Moreno com um mini-trekking no gelo. Esta é uma uma excursão de dia inteiro. Eu acabei não fazendo esse passeio por dois motivos. Primeiro porque tinha feito o trekking na Islândia no mesmo ano, e segundo porque optei pelo kayak no lago (conto a seguir).

Nesse passeio você será levado de barco até a geleira, de onde parte uma pequena caminhada, com o briefing da aventura. Antes de iniciar colocará os grampos de segurança para caminhar no gelo. Ao longo da caminhada  você vai ver lagoas e riachos glaciais e os azuis mais cristalinos. Prepare-se que a superfície é bem irregular, porém firme. São feitas várias paradas ao longo das 1h30 de caminhada. No final, para comemorar, e manter o frio sob controle, é servido alfajores e whisky com gelo do próprio glaciar. Preferencialmente use uma calça e bota impermeável, e não esqueça o protetor solar, luva, gorro e um óculos de sol.

o passeio do Glacial Perito Moreno

Big Ice trekking

Para aqueles que querem mais tempo na geleira, escolha o Big Ice. Um passeio pelo passeio do Glacial Perito Moreno mais exigente em tempo e energia do que o mini-trekking. Com o Big Ice você vai explorar a geleira em mais de três horas. Tanto o Mini Trekking quanto o Big Ice, no site da Hielo y Aventura, a empresa que detém a concessão das operações no parque.

Safari náutico

O safári náutico é um passeio de barco de 1 hora navegando pela Península de Magalhães no Lago Argentino. Com esse passeio suas chances de ver e fotografar um bloco cair são maiores. O ingresso desse passeio dá acesso às passarelas também.

o passeio do Glacial Perito Moreno

Kayak no Perito Moreno

Este passeio de dia inteiro foi a minha escolha de como explorar o glacial perito moreno, além das passarelas. Infelizmente o dia escolhido ventava muito e eu não tive oportunidade de fazer. Foi uma tristeza muito grande porque havia voltado à Calafate praticamente por conta de passeio. Continuará na lista e um dia volto para me aventurar ali e contar aqui para vocês.

o passeio do Glacial Perito Moreno

Continue lendo:

+ Dicas para organizar sua viagem à El Calafate

+ Roteiro de 4 dias em El Calafate

+ Estância Cristina, um passeio imperdível

+ Onde ficar em El Calafate

+ Nipebo Aike, um dia de campo na Patagônia

+ Nos Bálcãs de Calafate num tour offroad 4×4

+ El Chaltén, a trilha que leva ao Fitz Roy

+ Dicas de El Chaltén

+ Onde ficar em El Cháltén

Obrigada pela visita, volte sempre!

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *