Featured Video Play Icon

Bonito | O que fazer – parte 2

Bonito é lindo! #parte2

Já conferiu o primeiro post? Se sim, vamos continuar agora com as dicas dos melhores passeios de Bonito, o maior destino de ecoturismo no Brasil.

O QUE FAZER

A primeira dica é organizar seus passeios de forma a deixar os melhores para o final. São muitas opções e isso não é tão fácil de optar. Mas aqui você encontrará dicas de como se organizar. Por exemplo, embora o Aquário Natural seja bem bonito, na minha opinião, deixaria o Rio da Prata por último, que, para mim, pareceu mais lindo. Deixe sempre o que você preferir por último, ok? Eu vou dando as dicas nos posts e você escolhe de acordo com sua preferência, combinado?

DCIM119GOPRO

Você vai precisar escolher uma agência para agendar e comprar seus passeios, pois Bonito trabalha com vouchers. Existem várias agências pela cidade, e com os preços tabelados, o diferencial será o atendimento. E a conveniência também, claro. Fechei meus passeios com a agência Aguas Turismo. Atendimento nota 10! 

Os vouchers devem ser apresentados no receptivo de cada passeio. É assim que Bonito controla as estatísticas de visitantes (origem, passeios mais procurados, quantidades, etc ). E a vantagem é que a agencia organiza toda a sua agenda e logística de forma a otimizar o aproveitamento da sua viagem.

Não vou colocar preços aqui porque sofrem variações, mas adianto que não são baratos… Faça contato com uma das agências (veja aqui várias opções) e eles vão lhe enviar o descritivo de todos os passeios e o tarifário. Alguns passeios já incluem o almoço, pergunte sobre isso! 

As mais de 25 atrações em Bonito são divididas em 4 categorias:

  1. Cachoeiras
  2. Flutuações
  3. Grutas
  4. Aventura

Neste post vamos tratar somente das cachoeiras e das flutuações, e nos posts seguintes conto das outras categorias, ok?

CACHOEIRAS

Já ouviu a expressão “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” ? Mas isso não é uma verdade em Bonito.

Bonito - 1 (6)

Quanto mais a água bate na pedra, mais a pedra cresce! Isso porque a água em Bonito é calcária, também conhecida como “água dura”, devido ao seu conteúdo elevado de cálcio e magnésio. E é essa substância que faz com que a água fique cristalina, pois o calcário gruda em qualquer partícula, purificando e calcificando o que estiver na água. Assim é formada uma rocha calcária, que vai crescendo ao passar dos anos até formar mais uma queda d’água! Por isso são incontáveis quedas d’água! Não é para menos… são mais de 30 rios na região!

 

Boca da Onça

Aqui você vai andar por uma trilha de 5,5 Km dentro da fazenda que é cheia cachoeiras, entre elas a própria Boca da Onça, a maior do estado do Mato Grosso do sul com 156 metros de altura. Destaque também para o buraco do macaco, uma gruta debaixo da cachoeira. É um passeio de dia inteiro, e inclui um delicioso almoço num fogão à lenha. À parte você tem a opção de fazer o rapel de 90 metros com vista espetacular para o canyon do rio salobra e a serra da Bodoquena. #adoreiBonito - 1 (2)

 

Rio do Peixe

Também dentro de uma fazenda, a Água Viva, você faz uma trilha bem tranquila, de uns 2kms, buscando as cachoeiras – são várias! Cada uma mais linda que a outra! Tem muita imagem deste passeio no video postado aqui.

Tem tirolesa, trampolins, pontes suspensas e um poço chamado “arco-íris” para saltos. O Sr Moacir, o proprietário, é um encanto, e logo depois do almoço reúne araras, macaquinhos e até uma inusitada anta gigante para fotos! Passeio de dia inteiro que inclui um almoço farto e variado. Esse foi o passeio que minha filha de 12 anos mais amou!

DCIM119GOPRO

Fazenda Ceita Corê

São 6 cachoeiras, piscinas naturais, passeio a cavalo e um almoço típico. Não fui mas ouvi vários elogios. É um passeio no perfil do Rio do Peixe.

Estância Mimosa

Caminhada pela mata margeando o Rio Mimoso, passando por cachoeiras de tamanhos variados. São 8 paradas para banho.

Parque das cachoeiras

Mais trilha pelo Rio Mimoso, onde pode-se ver fauna e flora local. São 7 cachoeiras calcárias, cavernas e piscinas naturais. Perto de Bonito, e inclui almoço também.

 

FLUTUAÇÕES

Várias opções também. Fiz o Aquário natural e o Rio da Prata.

Todos eles vão te pedir para não passar protetor ou repelente antes da flutuação para preservar os peixes de intoxicação. Você vai fazer um pequeno treino de flutuação antes de começar o passeio pois não pode encostar os pés no chão para não levantar sedimentos. A roupa de neoprene e o colete ajudam a flutuar (e aquecem o corpo). As flutuações foram os passeios que mais amei.

Aquário Natural

O Aquário Natural nasce de um rio chamado Baía Bonita. A agua é muito cristalina e por aproximadamente 40 minutos de flutuação você estará imerso num mundo de peixes e plantas! O passeio todo dura em média 2 horas e meia e é bem perto do centro, uma grande vantagem.

Quando chegar lá, vai receber todo o equipamento e instruções de flutuação. Faz-se uma caminhada até o ponto onde começa a Baía Bonita. A graça é observar os variados peixes e a vegetação aquática nos 900 metros de percurso, sempre com apoio de um guia e barco. O complexo conta com uma estrutura muito legal com piscina, hidromassagem aquecida, bar e restaurante.

Rio da Prata

Localizada no entorno do Pantanal, o Recanto Ecológico do Rio da Prata é uma das oito RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) na região dos município de Bonito e Jardim, e ajuda na recuperação, preservação e manutenção da biodiversidade local. Inclui diversas atividades desde cavalgadas, observação de pássaros e trilhas, onde podem ser observados animais típicos da fauna pantaneira. Mas o principal atrativo da RPPN é o mergulho nas águas cristalinas do rio da Prata, um dos mais lindos rios de toda a região da Serra da Bodoquena. Leia aqui mais sobre Bonito e RPPN.

Todo o passeios leva em torno de 3h30min, sendo os primeiros 45 minutos numa trilha onde se observa animais e árvores nativas de mais de 100 anos de idade. Seu destino será a nascente do Rio Olho D’água. A nascente é sempre o melhor local para a flutuação, onde estão as águas mais cristalinas, e geralmente, onde tudo começa. Você vai descer o rio flutuando por 1h 30 na companhia de Dourados, Piraputangas, e muitas outras espécies de peixes.

Esse passeio inclui almoço com comidas típicas, delicioso por sinal!

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil, atingindo mais de 240 metros de profundidade.

Não tive oportunidade de visitá-la, pois na época que viajei à Bonito, a lagoa estava fechada por conta da proliferação de microalgas e o turvamento das águas. Sua agência vai te informar sobre isso a depender do período em que você for visitar. Normalmente fecha de novembro a abril, no período de chuvas. 

Fiquei sabendo por lá que o passeio começa com uma trilha e o acesso ao espelho d’água é feito por uma escadaria de 170 degraus. Águas mais que transparentes garantem flutuação com snorkel e mergulho com cilindro incríveis, tendo opção para iniciantes (batismo) e para mergulhadores certificados (autônomo) . Todos querem ver os abismos verticais que se formam no fundo da lagoa, com mais de 240 metros de profundidade. Os feixes de luz transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único!

Fica bem próximo ao Rio da Prata, e por isso você pode combinar seus passeio por ali, já que o local é afastado da região de Bonito. Também pode combinar com o Buraco das Araras.

Para saber mais clique aqui.

Rio Sucuri e Nascente Azul

Bem, como falei minhas opções de flutuação na região foram Aquário Natural e Rio da Prata, mas você pode ainda encontrar mais vida submersa nas flutuações da nascente Azul e Rio Sucuri! Também muito elogiada por quem as visita.

Aguarde o próximo post que contarei sobre as atividades de Grutas e Aventura na região de BONITO – MS!

Não percam e Boa viagem!

 

 

Você vai gostar de...

Roteiro pelo Jalapão em 4 dias Viajar para o Jalapão é viver uma grande aventura. As paisagens são marcadas pela vegetação do cerrado, cheias de cachoeiras de águas transparentes, d...
Mergulho com tubarões bull sharks Viajei com um friozinho na barriga sem saber se realmente teria coragem para experimentar aquilo que tinha me proposto. Eu sabia que podia ser, e foi,...
Dicas das Ilhas Fiji: Planeje sua viagem! Bula! Imagine mares de água morna e transparente, praias selvagens de areias fofa, muitas palmeiras. Essa é Fiji! Conhecida como a “capital dos corais...
Nadando com baleias jubartes em Tonga! Sabia que sua interação com a vida marinha pode ir muito além de nadar com peixes e tartarugas? Você pode nadar com baleias jubartes! Vivi essa incrív...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Uma nota em “Bonito | O que fazer – parte 2

Deixe uma resposta