Depois que havíamos visitado o Parque Estadual de Vila Velha, fomos conhecer o Buraco do Padre, também em Ponta Grossa. A famosa atração é na verdade uma furna enorme com uma abertura no topo de onde deságua uma cascata de 30 metros de altura, originária do Rio Quebra Perna. Me surpreendi com o tamanho do buraco, não esperava tão grande e tão belo!

Buraco do Padre

A formação dessa obra prima da natureza levou milhares de anos pra se concretizar. Sabe-se que sua estrutura foi formada pela corrosão da água sobre as rochas arenosas, típicas da região. No interior da furna, na base da cachoeira, há uma pequena prainha, muitas pedras, e pequeno poço para banho. É belíssimo!!

O nome foi dado por caboclos e tropeiros que sabiam que o local no passado era usado pelos padres jesuítas para meditar.

Como chegar

O Parque está localizado na Região de Itaiacoca com acesso pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. Siga na direção do Campus Uvaranas da UEPG e continue por mais 16 km, e depois mais 5km numa estrada de terra batida.

Nós reservamos nosso horário com antecedência pelo site. Logo ao chegar é preciso se identificar na entrada. O Parque funciona de quinta-feira a domingo até as 17:00 horas.

Buraco do Padre

SE LIGA => O melhor horário para visitar o Buraco do Padre é por volta do meio-dia quando a incidência de luz solar está maior.

A visita ao Buraco do Padre

Para chegar até a furna é preciso fazer uma caminhada leve, de aproximadamente 1 km, com trechos em pedrinhas e passarelas de madeira. O percurso é cheio de belezas naturais, com alguns riachos e logo depois da pontezinha, a grande surpresa. Uau!

Buraco do Padre

Aos finais de semana, devido ao grande movimento, a entrada no buraco tem tempo limitado e você precisa reservar com antecedência pelo site oficial.

Tudo muito bem conservado e limpo. Dá inclusive para levar crianças e pessoas com dificuldades de locomoção. Aliás crianças de até 4 anos não pagam entrada.

Não deixe de fazer também a trilha para chegar ao topo da cachoeira, que tem início mais ou menos na metade da trilha que vai para o Buraco. Outro atrativo é a Fenda da Freira, mas não chegamos a conhecê-la por falta de tempo.

Estrutura do parque

Com muitos monitores ao longo das trilhas, percebemos que o parque está muito bem cuidado. Sua estrutura conta com uma lojinha e uma cafeteria chamada Café do Lobo que oferece até picnics. Nós reservamos com antecedência pois a disponibilidade é de apenas 6 por dia. Foi uma delicia curtir a tarde ali.

picnic no Buraco do Padre
picnic no Buraco do Padre

Se você planeja conhecer o Buraco do Padre não deixe de visitar também o Parque Vila Velha que fica também em Ponta Grossa.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *