Bairro da Passagem Cabo Frio

Sabia que o Bairro da Passagem é o mais antigo de Cabo Frio e que a cidade foi uma das primeiras fundadas no Brasil?! Com construções históricas, ruas de pedra arborizadas e casinhas coloridas, o bairro antigo fica no encontro da Avenida Assunção com a Avenida do Contorno.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Sua riqueza arquitetônica e histórica transformaram o bairro colonial num lugar muito gostoso, cheio de bares e restaurantes. Ainda se vê por ali ruas estreitas forradas de pedras portuguesas, árvores frondosas, pracinha, igreja histórica e barcos de pescadores…  Um ótimo lugar para uma escapada de final de semana.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Neste artigo vou contar um pouco sobre a história desse charmoso bairro de Cabo Frio, minhas dicas de onde comer, o que fazer e onde se hospedar no Bairro da Passagem.

História do Bairro da Passagem

O local onde encontra-se o Bairro da Passagem é anterior à fundação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio. Foi ali onde surgiram as primeiras habitações e feitorias. Sua ocupação pelos portugueses se deu no início do século XVII.

Bairro da Passagem Cabo Frio

O casario e a Igreja de São Benedito são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural. Depois que a população se deslocou para onde hoje fica o centro da cidade, a Passagem foi ocupada por pescadores. Atualmente está cheia de pousadas e restaurantes charmosos.

Bairro da Passagem Cabo Frio

O que ver, fazer e onde comer

O bairro é bem pequeno, explore com calma. Um final de semana é tempo suficiente para conhecer tudo o que há de mais legal por lá.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Pra mergulhar na atmosfera do bairro, sugiro que você se hospede ao menos uma noite por lá quando poderá conhecer a história e a culinária local. Eu me hospedei no Solar do Arco. Veja as dicas do hotel aqui.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Ruas do bairro e a margem do canal

Esse passeio já vale todo o roteiro e pode ser feito a qualquer hora do dia. O bairro pode ser considerado quase uma “mini Paraty”. Cruze suas ruas estreitas, muitas delas seguem preservadas como patrimônio histórico. Descubra casas que foram restauradas da época colonial, pare para fotografar portas e janelas coloridas.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Vale muito a pena andar e se perder pelas ruas do Bairro da Passagem. É um mergulho numa parte da história do Brasil.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Não perca o final de tarde às margens do Canal Itajuru, que é o maior de água salgada do Brasil?! Observe os barquinhos coloridos ancorados e fotografe muito.

Beco do Príncipe

A história do beco é curiosa e tem relação com a família real Orleans e Bragança. Em 1958 a família construiu um belíssimo casarão colonial com dez suítes e ao final da enorme obra, a família foi informada que não era permitido construir imóvel daquele tamanho naquela área.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Isso porque parte do terreno da casa já constituía uma antiga servidão utilizada pelos pescadores locais para passagem à praça São Benedito. Então, para que os pescadores não alterassem sua rota, foi construída uma passagem dentro de uma parte do terreno que foi desapropriada.

Para unir as duas edificações foi construído um arco e o lugar ficou conhecido como “Beco do Príncipe”.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Os herdeiros da família real desfrutaram dos verões em Cabo Frio até meados dos anos 60. Na mesma década. Hoje a casa se transformou num belo hotel chamado “Solar do Arco” e foi lá que fiquei hospedada.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Igreja de São Benedito

Como em diversos lugares do mundo, a igreja é a primeira construção de um lugar. E em Cabo Frio não foi diferente. A histórica Igreja de São Benedito foi construída por escravos no século XVIII. Localizada numa pequena praça de mesmo nome, é cercada por casinhas que ainda conservam a arquitetura colonial.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Poderia dizer que todo o quarteirão é um verdadeiro Patrimônio Histórico. Ajude a preservar!

Bairro da Passagem Cabo Frio

É difícil encontrar a Igreja aberta. Mais provável dar sorte aos domingos quando há missa. Se não conseguir, já vale conhecer a igreja por fora.

Gastronomia no Bairro da Passagem

O Bairro da Passagem possui diversas opções gastronômicas. Bares e restaurantes com música ao vivo espalham mesas ao redor do Largo de São Benedito.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Para garantir um lugar dentro dos bares e restaurantes, é preciso chegar cedo. Para os que chegam depois, mesas e cadeiras são dispostas nas calçadas.

Bairro da Passagem Cabo Frio

Ao lado do hotel Solar do Arco fica o restaurante Arcos do Canal. Muito bom, recomento. Com vista para o canal, o restô tem cardápio mediterrâneo, ambiente e decoração harmoniosos. E com serviço nota 10. Lá comi um salmão com risoto de limão siciliano ma-ra-vi-lho-so!

Bairro da Passagem Cabo Frio

De dia almocei no Escritório do Chef indicado pelo hotel que serviu um ótimo filé mignon ao molho gorgonzola com caipirinha de frutas vermelhas. Também recomendo!

Ilha do Japonês

Bem em frente ao Bairro da Passagem está a Ilha do Japonês. Chegar até lá é muito simples. Logo à esquerda do hotel Solar do Arco, numa prainha, tem uma tenda. Ali estão os barqueiros que vendem os ingressos da travessia e embarcam os visitantes em pequenas lanchas. Custa R$20 ida e volta. Pagamento em dinheiro.

A Ilha do Japonês é muito popular por conta das suas águas rasas e cristalinas. Costuma atrair muitas pessoas e ficar lotado aos fins de semana. Portanto, prepare-se, para chegar o mais cedo possível. Eu cheguei 9:30 e já estava lo-ta-da! Além disso, quando a maré sobe, a faixa de areia diminui, e o povo se aglomera mais… rs

Praia do Forte em Cabo Frio

O Bairro da Passagem não tem praia. A mais próxima do Bairro da Passagem é a Praia do Forte, com aproximadamente 15 minutos de caminhada.

Combine sua viagem com…

A região dos lagos é cheia de cidades bonitas. Se você tiver mais tempo e puder esticar. Indico ir à Búzios ou Arraial do Cabo. Para ler minhas dicas destes destinos, basta clicar em cima do nome das cidades.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *