Featured Video Play Icon

Navagio Beach | O azul mais lindo!

Zakynthos

A Grécia tem mais de 6 mil ilhas, sendo as Cíclades as mais visitadas, onde ficam Milos, Santorini e Mykonos. Porém foi em Zakynthos, nas ilhas Jônicas, que encontrei as paisagens mais fascinantes das Ilhas Gregas! Um destino que está ficando famoso pela praia Navagio beach que tem atraído muitos visitantes, inclusive brasileiros.

Zakynthos é a terceira maior ilha do arquipélago Jônico, banhado pelo mar de mesmo nome, que é um braço do mar Mediterrâneo, ao sul do mar Adriático. Por localizar-se próximo da Itália, sofre influência na arquitetura e da culinária italiana. Uma maravilhosa combinação, não é mesmo? Portanto não espere encontrar lá as tradicionais casinhas caiadas de branco com janelas azuis, e sim vilarejos charmosos com ares de Itália.

Navagio Beach

Navagio Beach

Além disso a ilha está repleta de plantações de oliveiras, que dão um colorido verde na ilha, diferente das outras que visitei. Paisagens de tirar o folego! Aliás, sabia que a Grécia é um dos maiores produtores de azeite no mundo?

 

Como chegar à Navagio Beach

Cheguei em Zakynthos de avião vindo de Atenas com a Olimpic Air. No aeroporto aluguei um carro pois as distâncias na ilha são grandes. Bom saber que as locadoras no aeroporto fecham as 21hs pontualmente (quase perdi o dia por conta disso). Se puder alugue um 4×4 pois algumas áreas você só chega com carro de tração. As estradinhas são encantadoras para percorrer, mas atenção ao dirigir a noite pois são estreitas e bem sinuosas.

Navagio Beach

Navagio Beach

Vá até Maries e logo depois que passar pelo pequeno povoado desça uma estradinha em direção ao Porto Vromi que tem barcos saindo de lá toda hora em direção à Navagio Beach. Você vai ver um grande restaurante à esquerda com placas. A estrada é surreal de linda!!

Ah! O waze não funcionou em alguns lugares mas o mapa resolveu bem.

Você pode acessar a praia de outros portos também como Volimes ou em Alykes, mas neste caso a distância de barco até a praia é maior do que sair do porto Vromi. 

Navagio Beach

Escolhendo seu barco

Chegando no porto você precisa escolher um barco pois o acesso à Navagio Beach é apenas marítimo. Garanta sua ida logo no primeiro dia pois ouvi falar que às vezes não dá chegar lá por conta das condições do mar. Imagino que nestes dias devam sair apenas as grandes embarcações.

A dica principal é escolher bem o seu barco! Os que saem da região de Laganas ou Tsilivi duram o dia inteiro, e você passa grande parte do dia no mar (e pouco na praia). Outros passeios duram de 2 a 3 horas, saindo dos portos mais pertos da praia como o Vromi.

Navagio Beach

Navagio Beach

Resolvi pagar um pouco mais e alugar uma pequena lanchinha exclusiva pra mim! Sinceramente achei que foi muito válido pagar 100 Euros por 3 horas num barco privativo e ter um marinheiro exclusivo à minha disposição. Afinal eu já tinha gasto uma dinheirama para chegar até a Navagio beach! Estava prestes a realizar um sonho, não iria justamente economizar no barco, né? Deixei para economizar em restaurantes, e tive o privilégio da flexibilidade de ficar quanto tempo e aonde quisesse. Num outro post vou contar de uma prainha tão linda quanto a Navagio e que quase ninguém conhece! Aguarde!

Navagio Beach

Mas atenção a minha lanchinha era pequena, quase um bote! Dá uma olhada no vídeo pra ver a miniatura de barco! E enfrentei um marzão batendo forte até a praia, mas, com a ansiedade a mil por hora, mal percebi o “perrengue”. Se essa não for sua opção, há barcos de diversos tamanhos saindo do porto, com preços a partir de 15 Euros. É questão de chegar lá, conferir quais as opções e se mandar para a praia.

Depois da Navagio beach, os barcos passam pelas Blue Caves, magníficas cavernas e grutas cravadas nos rochedos calcários da região. Confira o circuito que o seu barco vai fazer, alguns barcos grandes não visitam todas as caves por conta de tempo e tamanho. Já falo das blue caves no próximo post!

Navagio Beach

A Praia

Seríssimo, eu me emocionei quando estava entrando na enseada da praia! Estava realizando um sonho!

Encontrei lá o azul mais azul que já vi na vida! Fluorescente, de doer os olhos de tão lindo!! Sabia que a cor turquesa da água é causada por uma mistura única de água do mar com uma quantidade certa de enxofre que vem das cavernas da área?  Como bem disse a Fabi, do blog Loucos por viagem, a cor é azul neon! Pode acreditar, não tem filtro nenhum nas fotos. Se você quiser ler mais sobre a Navagio, veja os posts do blog Loucos por viagem aqui.

A temperatura da água é uma delícia, eu simplesmente não queria sair dali! Já viu o vídeo? Clica aqui pra ver!

Navagio Beach

Navagio Beach

Como a praia é cercada por paredões de mais de 100 metros de altura, parte da praia fica na sombra dependendo do horário e posição do sol. Só nos horários que rodeiam o meio do dia é que ela vai estar totalmente ensolarada. Bem, mas é justamente esse o horário de concentração das pessoas na praia… 

Não esqueça de levar água e alguns snacks porque não há restaurantes (e nem banheiro) na Navagio Beach.

No verão a ilha recebe uma média de 5 mil visitantes por dia. Eu fui em Agosto (alto verão) e estava bem cheia! Imagino que estar naquele paraíso com menos gente deve ser sensacional! A vantagem do verão é que sempre tem sol e quase nunca chove. E no calor é uma delícia se esbaldar naquelas águas. Mas você pode ir em Junho ou Setembro, que também são bons meses para se visitar Zakynthos.

Navagio Beach

Navagio Beach

O mirante

Depois do passeio de barco fui para o “view point” que fica no norte da ilha, na região de Volimes. De volta à estradinha de Maries, continue o percurso seguindo as placas ou vá perguntando aos locais que são sempre muito simpáticos.

Chegando lá existe uma plataforma de observação, mas não é ali o melhor local. Pegue uma trilha curta à direita e ache um ponto para avistar o paraíso e deslumbrar-se! 

Navagio Beach

Navagio Beach

Navagio Beach

História

Sabia que a Navagio Beach não existia antes do naufrágio do MV Panagiotis? A praia foi formada depois que o navio encalhou num banco de areia e uma ressaca acumulou material arenoso em volta do barco. Não é incrível?!

O navio contrabandista partiu da costa da Turquia em 1980 com uma carga de cigarros destinados à venda no mercado negro. Como não tinha todos os documentos em ordem, teve que refugiar-se ali escondendo-se da guarda costeira grega. Depois de encalhado, a natureza cuidou de criar essa praia perfeita!

Navagio Beach

Instagram

Onde ficar

Me hospedei na região de Laganas pela localização perto do aeroporto já que meu vôo chegava a noite na ilha. Mas não achei ali o lugar ideal (muita confusão), embora não tenha sido ruim. A praia de Laganas até que era agradável e perto da Turtle Island, um outro lugar que vale sua visita e que já conto no próximo post.

Como falei as estradas são sinuosas, se você chegar de dia na ilha pode se hospedar na região de Agios Nikolaos (no norte da ilha) que é mais perto da Navagio beach. Mas à noite não acho uma boa idéia. Perto do aeroporto tem a própria região do centro de Zakynthos, uma boa opção, e Tsilivi e do outro lado, Argasi do outro. Ambos locais achei bem bacaninha!

Veja mais posts da Grécia aqui!

Viagens e Outras Historias

 

Navagio Beach | O azul mais lindo! was last modified: setembro 19th, 2016 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Canyoning na Costa Rica Outra aventura muito bacana que fizemos durante a nossa viagem foi o Canyoning na Costa Rica quando vencemos os Gravity Falls! A Agência que nos prop...
Explore o Rio Celeste na Costa Rica! Pura Vida! Um dos nossos trekkings mais legais na Costa Rica foi no Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte do país. Nosso grande objetivo era ver a ...
Onde ficar em Angra dos Reis Angra dos Reis, no litoral Sul do Rio de Janeiro, possui uma baía com 365 ilhas, uma para cada dia do ano! Um dos meus locais preferidos para uma esca...
Mergulho em Noronha: viva essa aventura! Meu sonho após ter completado o curso Padi Open Water era fazer o mergulho em Noronha, o principal destino de mergulho do Brasil. Era como sair da esc...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Deixe uma resposta