Lugares especiais merecem destaque aqui no blog. Esse artigo é pra contar sobre o Muyu, restaurante que conheci recente durante minha visita à Ilha de San Cristóbal em Galápagos. Aliás, a sorte foi dupla pois também conheci a inspiradora Luciana Bianchi, uma das idealizadoras do projeto ao lado do sócio e amigo Pablo.

Muyu Galápagos

Digo projeto porque o Muyu é bem mais que um ótimo restaurante. É um projeto da Galapagos Foundation que une culinária sustentável com a capacitação profissional da população local em hotelaria e gastronomia. A Fundação, que é uma organização sem fins lucrativos, financiada por doações privadas, apoia a sustentabilidade como um todo. Ali se fala em turismo sustentável, ambiental e social. Eles sabem que através de práticas como o slow travel e a economia circular é possível preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo promover a interação dos hóspedes com a natureza.

Muyu Galápagos

Luciana me contou que tem o sonho de transformar seu trabalho numa ferramenta de conservação, envolvendo a comunidade e mudando a consciência para preservar e proteger Galápagos. “Plantar o conhecimento e mudar muitas vidas”, disse ela. Mais de 200 famílias hoje estão envolvidas no projeto. São pescadores, produtores orgânicos e artesãos locais que contam com o restaurante, alguns como única fonte de renda e esperança.

Do pomar, da floresta e do mar

Seu nome significa “semente” na língua Kichwa. Fica de frente para a Playa de Oro, uma prainha em forma de ferradura repleta de leões marinhos e com o pôr do sol mais lindo de San Cristóbal. Durante minha estadia por lá era o meu local favorito. Assistir o astro rei se despedir, provando um dos coquetéis do menu elaborados com ervas, flores e frutas sazonais da ilha era o meu programa imperdível no final do dia.

Aprendi com Luciana que Galápagos ainda não tem sua identidade culinária formada, pois as ilhas não tiveram uma comunidade indígena nativa. A culinária é parte da cultura imaterial de um povo, refletida pelas tradições, costumes, comportamentos e modos de fazer. Aspectos que tem ligação direta com o desenvolvimento da população e sua organização social e levam uma vida pra se formar. Em Galápagos ainda estão em construção, dando ao Muyu um espaço ativo e importante nesse movimento.

A cozinha, sob comando de Marco Salamanca, se destaca em pratos criativos e coloridos, com ingredientes trazidos do pomar, da floresta e do mar. No cardápio do Muyu não é servido carne, eles privilegiam frutos do mar como esse exótico peixe escorpião, um dos deliciosos pratos que experimentei por lá.

Muyu Galápagos

Os pratos são preparados com produtos locais e sazonais. Os vegetais são sempre orgânicos, muitos deles trazidos da própria horta, incluindo as florzinhas comestíveis que adornam os pratos. Opções veganas e vegetarianas completam o menu.

Aposto que vocês já entendem porque o Muyu ganhou espaço na lista The World’s 50 Best Restaurants, a famosa seleção da alta gastronomia que há mais de 20 anos elege anualmente os melhores restaurantes do mundo. Eles foram premiados como “Espírito da America Latina” por seus projetos éticos, sociais-ecológicos. E também como uma das 50 maiores descobertas do mundo da gastronomia mundial na lista “50 Best Discovery”.

Muyu Galápagos

Golden Bay Hotel

Muyu não está sozinho nesse projeto, acima dele está o elegante Golden Bay, o único hotel 5 estrelas das ilhas. São 21 quartos superconfortáveis e modernos, decorados no conceito minimalista do luxo sem ostentação.

Seus móveis brancos dão protagonismo para o mais lindo pôr do sol da ilha de San Cristóbal através de seus amplos janelões debruçados sobre a Playa del Oro. A Suíte “Panoramic Ocean View” é deslumbrante, ótima opção para casais. Também há uma suíte que acomoda 5 pessoas, perfeita para quem viaja em família.

As suítes variam em tamanho, podendo chegar a 75 m², com vistas para o mar e para o jardim. Para o conforto de seus hóspedes, as suítes do Golden Bay têm lençóis da melhor qualidade, smart tv, cofre, frigobar, ar-condicionado e wi-fi. As surpresas ficam pra quem vai conferir pessoalmente, e por favor, voltem aqui pra me dizer como foi essa experiência.

Golden Bay Hotel onde ficar Galápagos

O dia começa com café da manhã artesanal – saindo da mesma cozinha do Muyu, vocês já podem imaginar como é. Esse puro deleite inclui geleias, doces, pães fermentados naturalmente, frutas da época, queijo da fazenda local, granola caseira e muitas outras opções típicas da culinária local.

Golden Bay Hotel onde ficar Galápagos

Espero que tenham gostado desses grandes exemplos da gastronomia e hospitalidade, Muyu e Golden Bay Hotel. Organizações que tem respeito e se preocupam com a natureza, conectam viajantes e a comunidade local, valorizando a cultura regional. Isso sempre terá destaque aqui no blog!

Boa viagem, obrigada pela visita e voltem sempre! <3

+ Leia aqui dicas sobre o que fazer em San Cristóbal

+ Como organizar seu roteiro em Galápagos

+ Clique aqui para ler todos os artigos da viagem ao Equador

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.