Mergulho no mar vermelho

Tem muitos lugares incríveis para mergulhar pelo mundo, mas são poucos onde história e mergulhos se encontram como o mergulho no mar vermelho. Sem dúvida um dos mais belos destinos de mergulho do mundo, que está sempre no topo da lista dos mergulhadores. Veja nesse post aqui todas as dicas para planejar sua viagem de mergulho no mar vermelho.

O Mar Vermelho

O Mar Vermelho foi criado pelo movimento das placas tectônicas da África e da Ásia há quase 40 milhões de anos atrás. Um efeito geológico que não parou ainda. Ele continua expandindo-se em aproximadamente 1 cm ao ano. Tem aproximadamente 2,3 mil km de comprimento e profundidade média de 900 m, embora a área mais profunda, que fica na costa de Sudão, tenha quase 2,7 mil metros de profundidade.

Mergulho no Mar Vermelho

Como chegar no Mar Vermelho

O Mar vermelho é um golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul está o estreito de Bab el Mandeb e o golfo de Aden. Ao norte está a península de Sinai, o golfo de Aqaba na Jordânia e o canal de Suez no Egito, que permite a comunicação com o mar mediterrâneo. Não há voos do Brasil direto para o Egito. É preciso fazer alguma conexão, preferencialmente por alguma capital da Europa para a Cidade do Cairo. Os dois principais destinos do Mar Vermelho no Egito são Sharm al sheik e Hurghada, com voos diários à partir do Cairo pela Egypt Air.

Mergulho no Mar Vermelho

+ Veja aqui os posts com as minhas dicas da Cidade do Cairo, o Egito.

Hurghada e Marsa Alam oferecem uma proximidade maior com locais antigos do Egito como Luxor. Sharm el Sheick é o local dos badalados resorts, sendo um dos mais procurado pelos turistas. Faça sua escolha!
Importante lembrar que brasileiros precisam de visto de entrada. Os nossos foram obtidos no próprio aeroporto na chegada à Cidade do Cairo (checar se o procedimento continua o mesmo). Se você planeja fazer mais de uma entrada no país na mesma viagem (foi o meu caso, já que fui à Petra num bate-e-volta), é preciso solicitar um tipo especial de visto – fique atento a isso.

+ Veja aqui como foi minha esticadinha à Petra.

Como é o mergulho no mar vermelho

O mergulho no Mar Vermelho é reconhecido por sua diversificada vida marinha e pela qualidade de suas águas. A visibilidade ultrapassa a 40m, acredita nisso? A temperatura da água gira em torno de 28 graus nos meses próximos ao verão, podendo alcançar 31 graus facilmente. No inverno cai um pouco, para uns 24 graus em média. Também tá bom, né? Correntes marítimas? Sim, em alguns pontos elas são fortes, mas sempre avisadas pelo dive master.

Mergulho no Mar vermelho

Mergulho no Mar vermelho

 

+ Veja aqui meus mergulhos em outras localidades do planeta.

Os recifes do mar vermelho possuem formações de corais incomparáveis no mundo submarino. São mais de 200 tipos! Os peixes são encontrados em mais de 1.200 espécies diferentes, dos quais 20% são nativos do próprio Mar Vermelho. Golfinhos, tartarugas, arraias, enguias e polvos são facilmente encontradas. É possível também encontrar espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi.

Mergulho no Mar Vermelho

Mergulho no Mar Vermelho

Há também muitos naufrágios famosos no Mar vermelho. Nossa partida ocorreu de Hurghada, com mergulhos na região do Parque Nacional Ras Mohammed, o Estreito de Tiran, incluindo os tão esperados naufrágios do SS Thistlegorm e SS Dunraven e Dahab.

Mergulho no Mar Vermelho

+ Veja aqui tudo sobre o mergulho no SS Thistlegorm

Clima no mar vermelho

De clima tropical, bem próximo da Europa, o Mar Vermelho, não tem problemas com chuvas. Praticamente chove de 7 dias ao ano! Problema numero 1 descartado?! Afinal, a região é vizinha do deserto. Mas o calor, sim, preocupa. O verão, de Junho a Agosto, é literalmente infernal. Minha viagem ocorreu no início do mês de Maio, estava calor realmente, porém suportável. Agora o vento pode atrapalhar em qualquer época do ano, afetando o mergulho em alguns pontos mais desprotegidos, causando as correntes de superfície.

Mergulho no Mar vermelho

Liveaboard no Mar Vermelho

A melhor forma de aproveitar o mergulho no mar vermelho é optar por um liveaboard, onde os melhores mergulhos (e nos melhores horários) são feitos. Sem contar que a relação custo x benefício é muito melhor do que optar por saídas diárias com o custo de pernoite em hotel.

Mergulho no mar vermelho

As três rotas principais dos liveaboards saem de:

  1. Sharm El Sheikh para as rotas Norte;
  2. Hurghada que sai para as rotas do norte e para os parques marítimos e
  3. Marsa Alam que vai para os parques marítimos e as rotas do Sul.

Nosso liveabord foi com Emperor Divers, uma empresa especializada em scuba diving no mar vermelho deste 1992. Nosso barco foi o Emperor Superior que mede 37 m, com capacidade para até 25 mergulhadores, com cabines duplas, equipadas com ar-condicionado e banheiro privativo. Oferecem cilindros com nitrox e atendem a todos os padrões internacionais de segurança, com bons equipamentos disponíveis.

Mergulho no Mar Vermelho

Mergulho no Mar Vermelho

Em média são realizados de quatro a cinco mergulhos por dia, incluindo o noturno. O primeiro é feito ainda antes do café da manhã (geralmente às 6hs), o segundo antes do almoço, o terceiro no meio da tarde, e o noturno. Antes de cada mergulho é feita uma reunião de briefing quando o instrutor Dive Master (na foto, Chrissie Tyson) explica o mergulho, incluindo o ponto de entrada e saída, tipos de vida marinha a ser encontrada, possibilidade de correntes e duração da operação.

Mergulho no Mar Vermelho

Mar vermelho mergulho

Mergulho no Mar Vermelho

Operadora Queiroz Diver

Nossa viagem foi organizada pela Operadora Queiroz Diver, do dive master Marcelo Queiroz, com quem fiz meus cursos. Além de um super instrutor, é um fotógrafo subaquático espetacular, quem tirou a maioria da nossas fotos. A Operadora Queiroz Diver é referência em Arraial do Cabo – RJ, com equipe altamente qualificada e barco próprio. Para entrar em contato com eles clique aqui.

Queiroz Diver

Dicas Finais

• É recomendável contratar com um guia local na Cidade do Cairo, em função do momento político-econômico conturbado. Nós utilizamos a empresa Activa Egypt Tour. O guia Hossam, além de falar português, desenrolou todas as questões burocráticas para entrar no país para nosso grupo.
• Embora o wi-fi esteja incluso no pacote da Emperor Divers, só conseguimos sinal de internet quando estávamos próximos da costa.
• É preciso apresentar também o certificado internacional (Anvisa) de febre amarela e levar um seguro saúde internacional para qualquer imprevisto.
• Muito importante também levar o seguro saúde internacional para mergulhadores, como o DAN, pois os planos médicos convencionais não cobrem acidente derivados do mergulho.
Cuidado com o sol que pegar durante os intervalos de superfície, além de ser muito forte, não ajuda na dessaturação do nitrogênio que fica no seu corpo depois dos mergulhos.
• Se você estiver viajando fora do verão traga um agasalho para a noite.

• Gorjetas são sempre esperadas pela tripulação.

 

Mergulho no Mar vermelho

Gostou das dicas de mergulho no Mar Vermelho? Ou tem alguma dúvida? Então deixa um comentário aqui pra eu saber da sua visita.

Beijos e até o próximo post!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Mergulho em Komodo, um mundo de cores O mergulho em Komodo na Indonésia é sem dúvida um dos mais desejados do mundo. Muito por conta da sua extraordinária biodiversidade e densidade de vid...
As melhores dicas de viagem pra Komodo Komodo está listada como uma das sete novas maravilhas da natureza, e ainda é Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco! Super justif...
O que fazer em Nusa Penida Agora que vocês já sabem como chegar e aonde ficar em Nusa Penida vamos ver a programação de o que fazer em Nusa Penida em 2 dias.O que fazer em...
Mergulho em Arraial do Cabo Como mergulhadora credenciada Padi Advanced já fiz mergulho em Arraial do Cabo muitas vezes e atesto que a fama de Capital Brasileira do Mergulho (jun...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *